Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História

Novas estratégias da Otan

Organização decide ampliar os esforços no Afeganistão contra insurgentes do Talibã

Guilherme Gorgulho Publicado em 01/01/2007, às 00h00 - Atualizado em 23/10/2017, às 16h36

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Aventuras na História - Arquivo Aventuras
Aventuras na História - Arquivo Aventuras

A Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte) decidiu ampliar os esforços no Afeganistão contra insurgentes do Talibã e obteve o compromisso dos 26 países-membros para derrubar as barreiras que impedem o envio de mais reforços para a região do conflito. Em uma reunião de cúpula na Letônia, em novembro, a aliança militar ocidental traçou as metas para os próximos 10 a 15 anos, com base em um cenário político e militar global que prevê como principais dificuldades o terrorismo e a proliferação das armas de destruição em massa.

O recrudescimento da violência contra os soldados da Otan no Afeganistão foi um dos principais temas do encontro, que debateu também o aumento da morte de civis e militares no país asiático. O secretário-geral da Otan, Jaap de Hoop Scheffer, convenceu os aliados a diminuir as restrições que impediam uma maior participação de soldados nas áreas de conflito.

A operação no Afeganistão é a maior missão terrestre, fora da Europa, já realizada pela organização em sua história. Para isso, a Otan contará também com mais recursos financeiros e materiais para a reconstrução do país, segundo acordo firmado na reunião de cúpula. Scheffer afirmou que, a partir de agora, cerca de 26 mil dos 32 mil soldados da Otan que estão em solo afegão poderão ser acionados com maior agilidade. Em 2006, cerca de 4 mil pessoas foram mortas pela violência no Afeganistão. Estima-se que 25% dos mortos eram civis - o maior registro de vítimas desde a queda do regime do Talibã, em 2003.