Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História

Qual cidade mais envia gente aos EUA?

Qual cidade mais envia gente aos EUA?

Alessandro Rovêda Publicado em 01/05/2006, às 00h00 - Atualizado em 23/10/2017, às 16h36

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Aventuras na História - Arquivo Aventuras
Aventuras na História - Arquivo Aventuras

Qual cidade mais envia gente aos EUA?

Ana Lúcia Vieira,

Governador Valadares, MG

Governador Valadares, no leste de Minas Gerais, é há pelo menos 30 anos a cidade do país que mais exporta gente para os Estados Unidos. “A história começou ainda na década de 1940, durante a Segunda Guerra Mundial”, diz a socióloga Sueli Siqueira, que estuda o processo de emigração mineira há seis anos e é autora de um estudo sobre o tema na Universidade Vale do Rio Doce, em Minas Gerais.

Segundo Sueli, para ajudar os aliados contra a ocupação nazista, o Brasil firmou um acordo para fornecer matérias-primas para os Estados Unidos. Governador Valadares foi escolhida pelo governo brasileiro para o fornecimento de mica, isolante elétrico usado na produção de material bélico, e madeira para os fornos das siderúrgicas americanas. A cidade foi escolhida por conta de sua estrada de ferro, que dava no porto de Tubarão, em Vitória, no Espírito Santo.

Nessa época, vários americanos chegaram a Governador Valadares para organizar a produção e contratar mão-de-obra. Com o fim da Segunda Guerra, também chegou ao fim a exploração de mica e madeira na cidade, o que motivou os americanos a voltarem para casa. Junto com eles, os primeiros valadarenses começaram a ir embora em busca de trabalho.