Qual cidade mais envia gente aos EUA?

Qual cidade mais envia gente aos EUA?

Alessandro Rovêda Publicado em 01/05/2006, às 00h00 - Atualizado em 23/10/2017, às 16h36

Aventuras na História
Aventuras na História - Arquivo Aventuras

Qual cidade mais envia gente aos EUA?

Ana Lúcia Vieira,

Governador Valadares, MG

Governador Valadares, no leste de Minas Gerais, é há pelo menos 30 anos a cidade do país que mais exporta gente para os Estados Unidos. “A história começou ainda na década de 1940, durante a Segunda Guerra Mundial”, diz a socióloga Sueli Siqueira, que estuda o processo de emigração mineira há seis anos e é autora de um estudo sobre o tema na Universidade Vale do Rio Doce, em Minas Gerais.

Segundo Sueli, para ajudar os aliados contra a ocupação nazista, o Brasil firmou um acordo para fornecer matérias-primas para os Estados Unidos. Governador Valadares foi escolhida pelo governo brasileiro para o fornecimento de mica, isolante elétrico usado na produção de material bélico, e madeira para os fornos das siderúrgicas americanas. A cidade foi escolhida por conta de sua estrada de ferro, que dava no porto de Tubarão, em Vitória, no Espírito Santo.

Nessa época, vários americanos chegaram a Governador Valadares para organizar a produção e contratar mão-de-obra. Com o fim da Segunda Guerra, também chegou ao fim a exploração de mica e madeira na cidade, o que motivou os americanos a voltarem para casa. Junto com eles, os primeiros valadarenses começaram a ir embora em busca de trabalho.