Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História

Qual a origem do apelido Union Jack?

Qual a origem do apelido Union Jack?

01/03/2006 00h00 Publicado em 01/03/2006, às 00h00 - Atualizado em 19/10/2018, às 10h07

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Aventuras na História - Arquivo Aventuras
Aventuras na História - Arquivo Aventuras

Qual a origem do apelido Union Jack?

(Sérgio Henriques,

São Paulo/SP)

Não existe uma versão oficial para o apelido da bandeira do Reino Unido, apenas algumas especulações quanto a sua origem.

Uma delas é que o termo teria derivado de James I, o primeiro rei a organizar uma união entre os reinos de Inglaterra e País de Gales, Escócia e Irlanda, em 1603. Outra versão afirma que a origem está na palavra “jack”. O termo teria surgido de uma proclamação real de Carlos II, na qual a bandeira da União, Union Flag (seu nome oficial), deveria ser usada apenas por navios da Marinha real como um “jack”, uma pequena bandeira na proa do navio como uma forma de identificação de nacionalidade. Já as publicações oficiais, que passam pelo aval da coroa inglesa, afirmam que a origem do termo é desconhecida e provavelmente data do reinado da rainha Anne (1702 a 1714).

A bandeira foi criada como um símbolo de união – que permanece até hoje, com a exceção da Irlanda (em 1921, o país foi dividido em Irlanda e Irlanda do Norte, e a primeira deixou de fazer parte do Reino Unido). A Union Flag virou a bandeira oficial do Reino Unido em 1801, data da união entre Inglaterra e Escócia.

Cruz credo

Cada cruz representa um reino

São Jorge: Gales e Inglaterra + Santo André, patrono escocês + São Patrício, da Irlanda = A bandeira é a soma dos símbolos dos reinos unidos