A Segunda Guerra volta às telas

Três visões sobre o maior conflito armado da história

Fernanda Nogueira de Souza Publicado em 01/03/2007, às 00h00 - Atualizado em 23/10/2017, às 16h36

Aventuras na História
Aventuras na História - Arquivo Aventuras

A Segunda Guerra Mundial terminou há mais de 60 anos, mas seus efeitos foram tão transformadores para o mundo que ainda hoje o conflito desperta grande interesse do público em geral. Neste início de 2007, os combates são lembrados nos cinemas com dois filmes do diretor americano Clint Eastwood, A Conquista da Honra e Cartas de Iwo Jima, e com Dias de Glória, do cineasta franco-argelino Rachid Bouchareb.

Os dois longas de Eastwood retratam o encontro dos exércitos americano e japonês na ilha de Iwo Jima, no Oceano Pacífico, em 1945. Os combates acabam com a tomada do Monte Suribachi pelas tropas americanas. A Conquista da Honra recria o episódio em que seis soldados dos Estados Unidos fincaram a bandeira de seu país em solo asiático, cena que ficou marcada como uma das mais importantes da história mundial no século 20. Se esse filme mostra o conflito do ponto de vista dos americanos, Cartas de Iwo Jima, por sua vez, retrata a tentativa igualmente heróica dos soldados japoneses de defender seu país. São dois filmes imperdíveis.

Já Dias de Glória traz às telas a história de africanos saídos de países colonizados pela França no norte do continente, como Argélia e Marrocos, que participaram da Segunda Guerra. Mesmo sendo considerados cidadãos de segunda categoria na França e vítimas de racismo e preconceito, milhares desses árabes integraram o exército francês na guerra.

 

Nas locadoras

Em DVD, dois lançamentos deste início de ano também privilegiam a revisão da Segunda Guerra Mundial, que se passou entre 1939 e 1945 e opôs os paí­ses Aliados (como Estados Unidos, França, China, União Soviética e Grã-Bretanha) contra as nações do Eixo (grupo formado pela Alemanha, Japão e Itália).

• O clássico Um Punhado de Bravos, de Raoul Walsh e com os atores Errol Flynn e James Brown, que foi lançado o­ri­ginalmente em 1945, conta a história de um grupamento de pára-quedistas americanos detidos na Birmânia (hoje Mianmar), na Ásia. O filme, que recebeu três indicações ao Oscar, é considerado até hoje um dos melhores já produzidos sobre a Segunda Guerra Mundial.

• A Polícia de Hi­tler, dirigido por Jim Goddard, em 1985, conta a his­tória de dois irmãos alemães que vêem a ascensão de Hitler ao poder em seu país. Um deles, Helmut, alista-se na SS, a polícia nazista, e o outro, Karl, junta-se ao Exército da Salvação.