Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História

Senado nasceu em Roma

Casa era ocupada somente por velhotes

01/12/2007 00h00 Publicado em 01/12/2007, às 00h00 - Atualizado em 23/10/2017, às 16h36

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Aventuras na História - Arquivo Aventuras
Aventuras na História - Arquivo Aventuras

Escândalos, filhos fora do casamento, contas pagas por empresas privadas... Poucas vezes o Senado foi tão comentado. O que quase não se fala, porém, é sobre a origem da casa, que é romana – seu nome deriva de senex (“velho”, em latim). Isso mesmo: o Senado romano era um “grupo de idosos”. “Era o conselho de anciãos, que congregava os pais de família, os patriarcas”, afirma o historiador Pedro Paulo Funari, da Universidade Estadual de Campinas. Na verdade, não havia idade mínima para ocupar o cargo. Mas, como era necessário o sujeito ter exercido uma série de ocupações antes, tornava-se impossível entrar na casa com menos de 35 anos, cinco a mais do que a expectativa de vida na Roma antiga. “Eles nunca foram eleitos. Eram escolhidos por um magistrado, o censor, que verificava se eles tinham a renda mínima – que variou com o tempo.” O número de senadores também variou – chegou a 600. No império, a partir de 31 a.C., o príncipe do Senado (o imperador) podia indicar os senadores.

Regras de Roma

• O cargo era vitalício

• Os senadores não ganhavam absolutamente nada pelo trabalho

• As leis eram aprovadas pelos comícios

• Não havia assembléia (como a Câmara dos Deputados), mas havia comícios (reuniões das pessoas agregadas, por exemplo, por região em que moravam).