Setembro na História

Setembro na História

01/09/2006 00h00 Publicado em 01/09/2006, às 00h00 - Atualizado em 23/10/2017, às 16h36

Aventuras na História
Aventuras na História - Arquivo Aventuras

1871

Conhecida como Lei do Ventre Livre, a lei número 2040 é aprovada, determinando que todo filho de escrava nascido no Brasil a partir daquela data seria livre. A proposta havia sido feita quatro meses antes pelo gabinete conservador. A lei, porém, previa uma indenização para os senhores que criassem os jovens negros até os 8 anos de idade, para que eles não fossem abandonados, já que estavam livres. Esse valor poderia ser pago com serviços prestados pelas crianças até atingirem a maioridade, aos 21 anos, ou em dinheiro pelo Estado – grande parte dos donos de escravos escolheu a primeira opção. Apesar de ser considerada um passo importante na luta pela abolição, na prática a medida foi muitas vezes burlada com a alteração de datas de nascimento.

Dia 28, no Rio de Janeiro

Eu me lembro

"Dia 28 de setembro de 1871, para sempre memorável nos fatos da história do Brasil (...). De hoje em diante, quantos nascerem nesta abençoada terra de Santa Cruz, todos nascerão livres; os primeiros vagidos do recém-nascido não serão o prelúdio do cativeiro, não serão mais gemidos de escravo, mas súplicas de um coitadinho a implorar caridade de seus benfeitores (...). Do seio escravo hão de nascer homens livres, e o sangue escravo não contaminará o berço| de quem desse sangue foi gerado."

Carta do bispo Pedro Maria de Lacerda a seus superiores

31 a.C.

Otávio, futuro imperador Augusto, vence com 400 embarcações a frota comandada por Marco Antônio e Cleópatra, na Batalha de Actium. A vitória, em meio à guerra civil romana, culminaria no fim da República.

Dia 2, na costa ocidental da Grécia

1297

Os reis dom Diniz, de Portugal, e Fernando IV, de Castela, assinam o Tratado de Alcanizes e definem as fronteiras entre os países, praticamente iguais até hoje.

Dia 12, na Espanha

1499

Dois anos após sua partida, Vasco da Gama regressa a Portugal com a notícia de que a Índia poderia ser alcançada pelo mar e é recebido de maneira triunfal pela corte. Embora tenha retornado com os porões das naus cheios de especiarias, Vasco levou de volta para Portugal vivos somente 55 dos 170 homens que partiram com ele.

Dia 18, em Lisboa

1620

Um grupo de 102 ingleses puritanos, conhecidos como Pais Peregrinos, parte de Plymouth a bordo do navio Mayflower rumo à América do Norte. O objetivo dos viajantes era fugir da perseguição religiosa e ocupar com suas famílias as terras conquistadas, as quais chamaram de Nova Inglaterra.

Dia 6, na Inglaterra

1822

Onze dias após a proclamação da independência de Portugal, dom Pedro I determina a criação do escudo real e da bandeira do Brasil Império.

Dia 18, no Rio de Janeiro

1906

Santos Dumont testa o 14 Bis sem a ajuda de elemento externo e percorre 7 metros no ar. O mesmo avião faria seu vôo histórico, em Bagatelle, mais de um mês depois.

Dia 13, em Paris

1969

Charles Burke Elbrick, embaixador americano no Brasil, é seqüestrado por opositores à ditadura. Foi solto três dias mais tarde, após 15 presos políticos serem libertados e um comunicado contra a ditadura ser divulgado pela imprensa.

Dia 4, no Rio de Janeiro

Eu me lembro

"Pertencia à direção do MR-8 e participei diretamente da captura do embaixador, no Botafogo. Foi tudo tenso, principalmente quando a polícia, chamada por uma moradora que estranhou a movimentação, chegou ao local. Felizmente, nada viram. Naquele dia, senti que dávamos um passo decisivo para tirar da cadeia um número importante de companheiros, muitos com a vida em risco."

Franklin Martins, jornalista

1970

Aos 27 anos, morre o guitarrista americano Jimi Hendrix. O músico é encontrado em um quarto de hotel, onde passara a noite com a namorada, sufocado pelo próprio vômito. Ele teria misturado nove comprimidos do medicamento que tomava para combater a insônia com vinho.

Dia 18, em Londres

Eu me lembro

"Na véspera da morte de Jimi Hendrix, lembro que tive um dia muito puxado de trabalho, com ensaios, e fui dormir cedo. Quando acordei, na manhã seguinte, recebi a notícia do que havia acontecido. Em agosto daquele mesmo ano, eu havia assistido a seu show no festival da ilha de Wight, na Inglaterra, e ainda guardava a genial apresentação dele intacta na minha cabeça. A influência de Jimi para mim aconteceu muito mais do que na música que eu faço – foi, principalmente, na minha vida. Sua morte foi como um pesadelo."

Rita Lee, cantora