Setembro na história

Setembro na história

Maria Carolina Cristianini Publicado em 01/09/2007, às 00h00 - Atualizado em 23/10/2017, às 16h36

Aventuras na História
Aventuras na História - Arquivo Aventuras

Dia 3

Terceiro filho do rei Henrique II, Ricardo I, conhecido como Ricardo Coração de Leão, é coroado rei da Inglaterra na Abadia de Westminster. Ele se tornou popular durante a Terceira Cruzada, ao assinar com o sultão Saladino, líder dos muçulmanos, uma trégua que liberaria a peregrinação cristã para Jerusalém.

Em 1189, em Londres

Dia 6

Batizada de Leningrado após a morte de Lênin em 1924, São Petersburgo volta a ter seu nome original. A cidade foi a capital russa por cerca de dois séculos.

Em 1991, na Rússia

Eu me lembro

"Morava em Moscou, onde era correspondente da Folha de S.Paulo, e acompanhei de perto as transformações da Rússia no período. Não permitir que São Petersburgo continuasse com o nome de Lênin era importante neste processo anticomunista, que teve muito apoio popular."

Jaime Spitzcovsky, jornalista

Dia 8

Três anos depois de partir com cinco embarcações rumo à primeira viagem de circunavegação do mundo, a expedição do navegador português Fernão de Magalhães retorna ao porto de onde saiu, na Espanha. Dos 260 tripulantes que haviam iniciado a viagem, apenas 18 voltaram, em um único barco, o Victória. Eles traziam especiarias do Oriente que, ao serem vendidas, cobriram os custos da aventura e ainda deram lucro.

Em 1522, em Sevilha, Espanha

Dia 13

De maneira repen­tina, morre o imperador romano Tito Flávio. Seu sucessor e irmão, Domiciano, que o hostilizava, teria apressado sua morte, envenenando-o. No poder desde 79, o governo de Tito foi marcado pela erupção do Vesúvio.

Em 81, em Roma

Dia 17

Ao realizar observa­ções microscópicas de material retirado de seus próprios dentes e das bocas de outras quatro pessoas, o cientista holandês Antonie van Leeuwenhoek faz o primeiro registro da história sobre a existência das bactérias. Ele redigiu uma carta para a Royal Society de Londres relatando cinco tipos diferentes dos microorganismos. As pesquisas de Van Leeuwenhoek, que também foi o primeiro cientista a observar os protozoários, foram igualmente registradas em cartas como essa entre os anos de 1673 e 1723.

Em 1683, na Holanda

Dia 19

Um terremoto de 8,1 pontos na escala Richter atinge a capital mexicana, destrói uma parte da cidade e mata mais de 10 mil pessoas. Considerado o pior abalo sísmico já ocorrido no país, o tremor pôde ser sentido no Texas, Estados Unidos, a 1200 quilômetros de distância.

Em 1985, na Cidade do México

Eu me lembro

"Vi com surpresa que no material recolhido havia animálculos vivos, se movendo lindamente. (...) Eles se movimentavam rapidamente e passavam através da água (ou saliva) como o peixe lúcio faz também em suas águas."

Trecho da carta de Antonie van Leeuwenhoek enviada à Royal Society de Londres

Dia 20

Sob o nome de Clemente VII, Roberto de Genebra, líder dos cardeais que declararam a eleição de Urbano VI inválida, é escolhido como antipapa de Avignon, França. Foi o primeiro antipapa do Grande Cisma do Ocidente, período em que a Igreja foi dividida em papados rivais, com sedes em Roma, Pisa e na cidade francesa. A crise que se iniciou a partir de então terminaria somente em 1417, durante o Concílio de Constança, que restabeleceu a unidade papal.

Em 1378, em Fondi, na Itália

Dia 23

O astrônomo Johann Galle e seu assistente Heinrich Louis d’Arrest descobrem, durante pesquisas no Observatório de Berlim, o planeta Netuno, o oitavo a partir do Sol. Ao avistá-lo, D’Arrest disse: “Aquela estrela não está no mapa”.

Em 1846, na Alemanha

Dia 28

Data provável do nascimento do filósofo chinês Confúcio. Conhecido como o “Sábio Supremo”, suas idéias, que tinham como objetivo a elaboração de um código de conduta aplicável tanto à administração do Estado quanto à moral do indivíduo, influenciaram os povos que habitavam o leste da Ásia.

Em 551 a.C., na atual província de Shandong, na China