Sites de áudio: vozes do passado

Site tem áudio dediscursos que marcaram a história mundial

Leandro Narloch Publicado em 01/07/2006, às 00h00 - Atualizado em 23/10/2017, às 16h36

Aventuras na História
Aventuras na História - Arquivo Aventuras

A internet é um acervo quase infinito de sons que marcaram a história. Com o endereço certo e dois ou três cliques, você pode ouvir o presidente americano Franklin Roosevelt declarando guerra ao Japão durante a Segunda Guerra ou escutar Che Guevara falando da importância do trabalho voluntário em Cuba.

Entre os endereços especializados em divulgar raridades de discursos e fatos inesquecíveis, um dos melhores exemplos é o Free Info Society, um site de upload que permite que você envie seus arquivos para compartilhá-los pela internet. Na seção de discursos históricos, há 109 gravações de grandes momentos e personalidades da história mundial. Algumas delas:

Apolo 13

Em 13 de abril de 1970, a base da Nasa, a agência espacial americana, em Houston, recebeu um chamado dos tripulantes da Apollo 13: “Houston, temos um problema aqui”. Dois tanques dela explodiram. Com pouco oxigênio, os astronautas improvisaram aparelhos para voltar à Terra. Foram resgatados no mar quatro dias depois.

Ataque e contra-ataque

“Ontem, 7 de dezembro de 1941, data que ficará conhecida como ‘dia da infâmia’, os Estados Unidos foram repentina e deliberadamente atacados por forças aéreas e navais do Império do Japão”, diz Franklin Roosevelt, declarando guerra ao Japão e entrando na Segunda Guerra. Em agosto de 1945, num avião sobre o oceano Atlântico, o presidente americano Henry Truman anuncia o fim do conflito. “A primeira bomba atômica foi solta sobre a cidade de Hiroshima, uma base militar”, diz.

Einstein, o pacifista

Em 1950, durante uma entrevista, o criador da Teoria da Relatividade considera Gandhi a mente mais iluminada do século 20. “Nós devemos tentar fazer as coisas com seu espírito: não usar a violência para lutar por uma causa, mas pela não-participação em nada que você acredita ser mau”, diz.

 

Clique certo

Tubo do tempo

Os portais de partilha de arquivos de vídeo aumentam a cada dia seu conteúdo relacionado à história. Dá para achar muita coisa no You Tube (www.youtube.com) e no Google Video (video.google.com) – este exibe um arquivo com a íntegra do “Eu tenho um sonho”, discurso de Martin Luther King em 1963. Basta digitar “Luther King” para ele aparecer.

Outras línguas

Quem não é habituado com o idioma inglês pode se divertir em portais brasileiros. No site www.comunismo.com.br/sons.html, por exemplo, há um extenso arquivo de discursos de figurões da esquerda. A maioria está em espanhol, como o de Salvador Allende em 1973, pouco antes de ser derrubado por Pinochet. Já no CPDOC (www.cpdoc.fgv.br), há discursos de Getúlio Vargas.