Tocantins tem uma estrela na bandeira?

Tocantins tem uma estrela na bandeira?

Mário Araujo Publicado em 01/03/2006, às 00h00 - Atualizado em 23/10/2017, às 16h36

Aventuras na História
Aventuras na História - Arquivo Aventuras

Tocantins tem uma estrela na bandeira?

(Sabrina Zehener,

Santo André/SP)

Sim. Tocantins, assim como todos os estados brasileiros e o Distrito Federal, possui uma estrela estampada na bandeira brasileira, adotada como símbolo nacional em 19 de novembro de 1889, logo após a Proclamação da República. Naquela época, a bandeira possuía apenas 21 estrelas, pois Acre, Amapá, Mato Grosso do Sul, Rondônia, Roraima e Tocantins não eram ainda estados. Hoje, a bandeira tem 27 estrelas – 26 abaixo do lema “Ordem e Progresso” e, acima dele, a que representa o Distrito Federal. A última delas, a de Tocantins, foi incluída em 1992.

“Seu desenho surgiu da modernização da bandeira monárquica criada pelo artista Jean-Baptiste Debret em 1820”, afirma a historiadora Maria Júlia Araújo Feres, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. As cores faziam referência ao período anterior à República: o verde representava a casa real de Bragança, da qual fazia parte Pedro I, e o amarelo, os Habsburgos, de sua esposa Maria Leopoldina. Hoje, as cores simbolizam as matas e as riquezas do Brasil. Já as estrelas são um registro fiel do céu, visto a olho nu, na cidade do Rio de Janeiro de 15 de novembro de 1889 – um professor de astronomia participou de sua confecção. Seu lema foi inspirado no positivismo, doutrina criada pelo filósofo francês Augusto Comte.

Desde sua criação, as poucas mudanças da bandeira estão relacionadas à inclusão de estrelas, que representam novos estados – isso está previsto na Constituição Brasileira. As novas estrelas são incluídas após reproduções de cálculos astronômicos da época.