Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História

Tocantins tem uma estrela na bandeira?

Tocantins tem uma estrela na bandeira?

Mário Araujo Publicado em 01/03/2006, às 00h00 - Atualizado em 23/10/2017, às 16h36

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Aventuras na História - Arquivo Aventuras
Aventuras na História - Arquivo Aventuras

Tocantins tem uma estrela na bandeira?

(Sabrina Zehener,

Santo André/SP)

Sim. Tocantins, assim como todos os estados brasileiros e o Distrito Federal, possui uma estrela estampada na bandeira brasileira, adotada como símbolo nacional em 19 de novembro de 1889, logo após a Proclamação da República. Naquela época, a bandeira possuía apenas 21 estrelas, pois Acre, Amapá, Mato Grosso do Sul, Rondônia, Roraima e Tocantins não eram ainda estados. Hoje, a bandeira tem 27 estrelas – 26 abaixo do lema “Ordem e Progresso” e, acima dele, a que representa o Distrito Federal. A última delas, a de Tocantins, foi incluída em 1992.

“Seu desenho surgiu da modernização da bandeira monárquica criada pelo artista Jean-Baptiste Debret em 1820”, afirma a historiadora Maria Júlia Araújo Feres, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. As cores faziam referência ao período anterior à República: o verde representava a casa real de Bragança, da qual fazia parte Pedro I, e o amarelo, os Habsburgos, de sua esposa Maria Leopoldina. Hoje, as cores simbolizam as matas e as riquezas do Brasil. Já as estrelas são um registro fiel do céu, visto a olho nu, na cidade do Rio de Janeiro de 15 de novembro de 1889 – um professor de astronomia participou de sua confecção. Seu lema foi inspirado no positivismo, doutrina criada pelo filósofo francês Augusto Comte.

Desde sua criação, as poucas mudanças da bandeira estão relacionadas à inclusão de estrelas, que representam novos estados – isso está previsto na Constituição Brasileira. As novas estrelas são incluídas após reproduções de cálculos astronômicos da época.