A última cartada de Bonaparte

A última cartada de Bonaparte

Fabiano Onça Publicado em 01/12/2007, às 00h00 - Atualizado em 23/10/2017, às 16h36

Aventuras na História
Aventuras na História - Arquivo Aventuras

Em quatro batalhas sucessivas, travadas em fevereiro de 1814, cerca de 30 mil franceses bateram uma força de 100 mil prussianos e russos. A chamada Campanha dos Seis Dias foi uma demonstração de maestria estratégica e ganhou renome devido à situação crítica em que foi travada.

Em 1812, Napoleão havia perdido seu exército de 600 mil homens nas estepes russas. Ao saberem da derrota, seus inimigos montaram a chamada Sexta Coalizão, com um contingente de mais de 1 milhão de homens. Após derrotar os franceses em Leipzig, em 1813, o enorme exército invadiu a França, obrigando Napoleão a recuar em uma série de batalhas defensivas.

Com homens exaustos e poucos canhões, Bonaparte, no dia 10, massacrou uma coluna de vanguarda prussiana, em Champaubert. No dia 11, foi a vez de a Velha Guarda (grupo de elite formado por veteranos) e a Jovem Guarda (novos recrutas, ou “Maria Luísa”, em homenagem à imperatriz) derrotarem os prussianos comandados por Yorck, em Montmirail. No dia seguinte, em Château-Thierry, a cavalaria desbaratou outra formação. No dia 14, em Vauchamps, Napoleão, com 18 mil soldados, bateu 30 mil prussianos e russos. As vitórias, entretanto, não foram suficientes para barrar a invasão da França. Em março, Paris se rendia – sem dar um tiro sequer – aos Aliados. Napoleão abdicaria e se exilaria na ilha de Elba.

 

Reforços

Para ir além da batalha

Velhos e Moços

Durante a Batalha de Montmirail, as únicas divisões disponíveis para a luta eram a Velha Guarda e a Jovem Guarda. Os membros da Velha Guarda, chamados “les grognards” (“os reclamões”), considerados os melhores soldados da Europa, eram os únicos que tinham acesso direto a Napoleão. Recebiam o melhor equipamento e uma série de mordomias. Já a Jovem Guarda era formada pelos alistados que se destacassem a cada ano. Em Montmirail, eles ganharam o respeito dos veteranos ao enfrentar os russos.

Jogador Inveterado

Após a série de derrotas, os Aliados, assustados, iniciaram conversações de paz. Entretanto, Napoleão, sentindo suas forças voltarem, recusou se conciliar, segundo Steven Englund no livro Napoleão, uma Biografia Política. “Os cinco dias de triunfo ‘endureceram o coração do faraó’. Ele preferiu apostar na vitória completa no campo de batalha”, escreveu. O resultado desse último ato de arrogância foi desastroso. Em março de 1814, o Pacto de Chaumont estabeleceu que os Aliados ficariam unidos por pelo menos 20 anos e que não deixariam Napoleão no poder, custasse o que custasse.

O jogo da vitória

O jogo de tabuleiro Six Days of Glory traz as batalhas Champaubert, Montmirail e Vauchamps. Jogos de guerra como esse, que tentam simular, com a maior precisão possível, o comportamento das tropas em uma batalha, devem sua origem em parte a Napoleão. Os prussianos se valeram muito desse tipo de jogo para ensinar seus oficiais como se comportar em batalha.