De volta ao inferno

Confira o que saiu de melhor sobre o tema predileto dos fãs de estratégia

Fabiano Onça Publicado em 01/09/2006, às 00h00 - Atualizado em 23/10/2017, às 16h36

Aventuras na História
Aventuras na História - Arquivo Aventuras

Na área de estratégia, não existe assunto mais abordado do que a Segunda Guerra Mundial. Por isso, aqui está uma seleção das melhores novidades, tanto para os que gostam de ação quanto para os generais de pijama, aqueles fanáticos que acham que Montgomery, Von Mainstein e MacArthur não fizeram as coisas muito bem.

Nível Capitão

Brothers in Arms: Road to Hill 30

Ano: 2005

Gênero: Jogo de Tiro Tático

Este jogo é inspirado na participação do sargento Matt Baker, um cara que lutou na famosa 101ª Pára-Quedista, o que já é um ponto positivo no quesito realismo. As 17 missões do jogo se passam no que teria sido uma semana na vida do sargento durante a Segunda Guerra. Além de atirar, seu objetivo é comandar um pelotão – ou seja, dar ordens e tentar impor alguma tática, como flanquear o inimigo, suprimir posição etc. As missões variam bastante. Pode ser neutralizar obuseiros, suprimir um antitanque 88, tomar uma vila da infantaria alemã ou nocautear um carro de combate. O sistema de tiro é genial. Não existem miras. Se você quiser colocar um objeto no alvo, precisa apertar um botão, onde a arma fica em linha com o olho. Sem falar na ação alucinada, bem ao estilo Band of Brothers.

Nível Comandante-em-Chefe

Gary Grigsby’s World at War

Ano: 2005

Gênero: estratégia em turnos

Se você dá risada quando lhe dizem que o que ganhou a guerra foi a coragem dos Aliados, bem-vindo. Nesta simulação político-econômico-industrial com a mão do gênio Grigsby (Steel Panthers), as batalhas são meras conseqüências da sua estratégia de longo prazo.

Nível Marechal-de-Campo

Rush for Berlin

Ano: 2006

Gênero: estratégia em tempo real

Provando que ainda existe vida inteligente nos RTS (Real Time Strategy), este jogo faz bonito, sem ficar inventando moda. Todas as “convenções” dos games de guerra foram seguidas. Você encontra os GIs, equipes de morteiros, Shermans e Panzers de sempre.

Nível Soldado

Red Orchestra: Ostfront 41-45

Ano: 2006

Gênero: Tiro em primeira pessoa

Ao contrário de outros jogos do gênero, que servem apenas para dar risada, este aqui investiu mais no realismo. Nascido de um mod de Unreal Tournament, é feito para combates pela web. Chama a atenção o cuidado com vários detalhes, como construções e fox-holes.