Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Curiosidades / Egito Antigo

Confira 9 brinquedos e jogos que garantiam a diversão no Egito Antigo

Confira os passatempos populares na infância do Egito Antigo — incluindo alguns que as crianças amam até hoje

André Nogueira Publicado em 16/01/2020, às 10h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Brinquedo de cavalo do Egito Antigo - British Museum
Brinquedo de cavalo do Egito Antigo - British Museum

1. Brincadeira com bonecos de pano

Artefato encontrado em escavação / Crédito: Ancient Egypt Museum

Estatuetas de barro são fabricadas desde a Pré-História. Mas foi no Egito, há 5 mil anos, que as bonecas deixaram de ser ídolos religiosos para se tornarem brinquedos. Na Grécia e em Roma, algumas tinham cabelo de verdade.

2. Jogos com bola

Artefatos encontrados em escavação / Crédito: Divulgação

Apesar das claras diferenças entre as bolas egípcias e as nossas, ainda é possível afirmar que esse brinquedo já era estava presente em jogos lúdicos entre jovens.

As bolas antigas eram, em geral, feitas de blocos ou fragmentos de tecido, folhas de palmeira secas, plantas rígidas e tiras de couro, que compunham um bloco robusto unido por filamentos de corda. Muitos exemplares, porém, eram feitos de paredes sólidas e unificadas com maior precisão, sendo ocas por dentro e preenchidas com ar.

3. Brincadeira com dados

Jogo com dados / Crédito: Divulgação

Muitos dados já foram encontrados em escavações no Egito. Entre os mais comuns, foram descobertos os clássicos dados de seis faces, muitos também utilizando a marcação de pontinhos — provavelmente para marcar numerações — bem parecidos com os nossos dados contemporâneos.

Há também uma diversidade de dados em formato icosaedro (um tipo de poliedro), como os atuais d20 de RPG. O uso dos dados poliédricos não é muito bem elucidado ainda pela arqueologia, mas muitos se referem a eles como parte de jogos do tabuleiro e como partes de rituais ou sessões de adivinhação oracular.  

4. O curioso ratinho de cerâmica

Artefato encontrado em escavação / Crédito: British Museum

Trata-se de um boneco em formato de rato feito de cerâmica cozida, com uma articulação na área da mandíbula, feita de madeira, para movimentação.  Essa articulação era operada pelo fio conectado à lateral da cabeça do rato. Infelizmente, não se sabe em que ocasião era utilizado.

5. Brincadeira com a cobra

O Mehen / Crédito: Wikimedia Commons

O jogo da cobra, ou também conhecido como mehen em egípcio médio, era uma placa em formato circular com um padrão lacunar imitando o animal.

Eram incluídas algumas peças e esse jogo aparece em alguns registros gráficos e imagens antigas encontradas no Egito, mas até hoje não se sabe ao certo quais eram as regras do jogo. Seu nome, Mehen, é uma referência ao deus de mesmo nome, uma entidade divina associada com as cobras.

6. Puxando o cavalo com rodas

Artefato encontrado em escavação / Crédito: British Museum

Esse brinquedo existe até hoje. Trata-se de uma representação de um cavalo feita de madeira, muito colorido com tintas diversas, que era, provavelmente, puxado por uma corda presa à boca do animal. É possível ver uma área aberta na região, onde ela seria amarrada.

7. Boneco de Moedor

Artefato encontrado em escavação / Crédito: Divulgação

No Egito Antigo, era comum que brinquedos representassem atividades econômicas e exercessem tarefas comuns da comunidade, assim como hoje fazem as bonecas Barbie.

Um exemplo interessante é o caso desse moedor de grãos que foi encontrado. O boneco seguraria uma pedra que é movimentada pelo movimento do corpo, raspando numa superfície de rochosa. O brinquedo tem uma dinâmica pedagógica e lúdica, o resultado é muito semelhante a um verdadeiro moedor profissional de grãos.

8. Chacais x cães

Crédito: Divulgação

Trata-se de um tabuleiro com uma gaveta para guardar as peças, incluindo cinco estacas com cabeça de cachorros e cinco com cabeças de chacal. O tabuleiro em formato de lâmina de machado possui 58 buracos encaixáveis, o desenho de uma palmeira e o símbolo de shen, que significa ouro.

Não foram encontrados registros sobre o funcionamento e as regras desse jogo, porém alguns historiadores apontam que é possível prever algumas características. Pelas marcações nos buracos, há a hipótese de que existiam, entre os buracos, áreas do tabuleiro associadas ao ganho e outras à perda.

Ao fim, considera-se que esse era um jogo simples de azar. Esta peça pertence ao Médio Reino, 12ª Dinastia.

9. O famoso Senet

Ilustração de como seria o senet / Crédito: Wikimedia commons

O senet era um jogo de tabuleiro simples, dividido em três fileiras de dez sessões. Os quadrados formados eram preenchidos com símbolos de boa e de má fortuna, de maneira espalhada. Apesar de, novamente, não saberem exatamente as regras desse jogo, conhece-se que se trata de um jogo de estratégia.

Acredita-se numa hipótese de que a vitória nesse jogo é baseada no ato de um jogador conseguir guiar suas peças para o lado oposto, que é o lado do oponente.


+Saiba mais sobre o Egito Antigo através das obras abaixo

O Egito Antes dos Faraós: E Suas Misteriosas Origens Pré-Históricas, Edward F. Malkowski

link - https://amzn.to/2r3pgNe

O faraó negro, Christian Jacq

link - https://amzn.to/2NVGlS2

A Noviça e o Faraó, Hermínio Corrêa De Miranda

link - https://amzn.to/32Rqo3p

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, assinantes Amazon Prime recebem os produtos com mais rapidez e frete grátis, e a revista Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.