Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Curiosidades / Arqueologia

As 10 descobertas arqueológicas mais incríveis desta semana

De espada medieval a vestígios de cama de 200 mil anos, confira os achados mais impressionantes divulgados pela Aventuras na História na última semana

Isabela Barreiros Publicado em 16/08/2020, às 09h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Espada medieval encontrada no lago Lednica, Polônia - Divulgação/Universidade Nicolaus Copernicus
Espada medieval encontrada no lago Lednica, Polônia - Divulgação/Universidade Nicolaus Copernicus

1. Túmulos de quase 3 mil anos na China

Crédito: Divulgação/Yunnan Daily

Uma construção realizada na escola secundária Daju, na cidade chinesa de Lijiang, revelou uma descoberta impressionante. Moradores da região descobriram inúmeras tumbas e um sarcófago muito específico no subsolo do colégio. Para os pesquisadores, os túmulos remontam ao período dos Estados Combatentes, que aconteceu entre 770 a.C. e 221 a.C.

"Como o grupo de tumbas está localizado em um ambiente arenoso, o desempenho do fluido do solo é bom, então os ossos dos corpos no caixão estão relativamente bem preservados", explicou o líder da escavação, Min Rui, pesquisador do Instituto de Yunnan de Relíquias Culturais e Arqueologia.


2. Impressionante espada medieval na Polônia

Crédito: Divulgação/Universidade Nicolaus Copernicus

Investigações no Lago Lednica, que fica entre as cidades de Poznań e Gniezno, na Polônia, são realizadas há pelo menos um século. Nesta semana, pesquisadores fizeram uma das mais incríveis descobertas no local: eles encontraram uma espada medieval rara, intacta.

Além disso, na mesma expedição, eles acharam mais 20 artefatos antigos que datam do mesmo período, por volta do século 10, como pontas de flechas, foices e martelos. A espada foi decorada com uma cruz e tem uma bainha feita de ouro; já o machado estava incrustado com prata.


3. Centenas de moedas do século 14 na República Tcheca

Milan Metlička com algumas das muitas moedas encontradas / Crédito: Divulgação/Miroslav Chaloupka

Na região de Tachovm, na República Tcheca, um casal passeava em uma floresta quando encontrou algo inesperado. Eles se depararam, ao acaso, com centenas de moedas de ouro e prata do século 14, que estavam em baixo de uma pedra na mata em que caminhavam.

Segundo o arqueólogo Milan Metlička, envolvido na análise do achado, “nenhuma descoberta desse tipo foi feita no país nos últimos 50 anos”. Os dois sortudos encontraram “343 groschen de prata cunhados na Boêmia durante o reinado de Carlos IV e vários groshen com a imagem de João da Boêmia, o duque de Luxemburgo”.


4. Primeiras ferramentas ósseas da Europa

Crédito: Divulgação/Instituto de Arqueologia da UCL

Entre as décadas de 1980 e 1990, pesquisadores investiram em escavações na vila de Boxgrove em West Sussex, na Grã-Bretanha. Ao longo dos anos, eles encontraram diversos artefatos, que apenas recentemente foram analisados mais a fundo. Agora, arqueólogos afirmam que eles identificaram as mais antigas ferramentas feitas de ossos da Europa.

Os itens eram obtidos a partir de cavalos, que tinham uma função que ia além da alimentação. Pessoas, há pelo menos 500 mil anos, utilizavam seus ossos para desenvolver artefatos úteis em seus dias, chamadas de retocadores. Segundo Matthew Pope, membro do Instituto de Arqueologia da UCL, a descoberta indica que “primeiras culturas humanas compreendiam as propriedades de diferentes materiais orgânicos”.


5. Segundo esqueleto de “dama do Império Parta” no Irã

Crédito: Divulgação/Alireza Jafari-Zand

Arqueólogos se depararam com restos mortais de uma adolescente parta enquanto realizavam escavações no antigo sítio arqueológico de Tepe Ashraf, na cidade de Isfahan, no Irã. Essa é a segunda vez que pesquisadores se deparam com esqueletos que pertencem ao período do Império Parta.

De acordo com os pesquisadores, ambas as descobertas, sendo a primeira feita no mês passado, remontam à Antiguidade Clássica, entre os anos de 247 a.C. e 224 d.C. Devido ao novo achado, os especialistas começaram a acreditar que o local possa ter sido um cemitério no passado.


6. Espada de 300 anos na Irlanda do Norte

Crédito: Foto: Brian Quinn/Clonoe Gallery

Fionntan Hughes, um estudante de Derrylaughan, na Irlanda do Norte, encontrou uma espada enferrujada, que pode ter por volta de 300 anos, enterrada próxima à sua casa utilizando um detector de metais. Ela estava enterrada a apenas 30 centímetros em baixo do solo, e foi achada após três tentativas do menino ao usar seu equipamento pela primeira vez.

Ele levou o item recém-encontrado a loja de um negociante de armas antigas, que, com sua experiência de mais de 30 anos, indicou que a espada talvez pertencesse a um oficial inglês. O pai do garoto declarou que iria estudar mais sobre preservação de artefatos antigos para conseguir conservar a descoberta impressionante.


7. Estrada do século 19 em Cuba

Crédito: Divulgação/Oscar Alfonso Sosa

Pesquisadores de Cuba encontraram uma antiga estrada de paralelepípedos que ligava a cidade de Trinidad a uma distante capela cubana. Os arqueólogos acreditam que a via tenha sido construída no ano de 1847. Ela era feita de pedras e suas calçadas eram constituídas por blocos de argila.

Segundo o especialista Leonel Delgado Ceballo, a avenida pode trazer revelações sobre as técnicas de construção usadas antigamente na ilha caribenha. Além disso, foi muito importante descobrir a forte ligação entre Trinidad e a capela Ermita Nossa Senhora de la Candelaria de La Popa.


8. Vestígios de cama de 200 mil anos na África do Sul

Arqueólogos encontraram na caverna conhecida como Border Cave, que fica no topo das Montanhas Lebombo, na África do Sul, impressionantes vestígios de uma cama que pode ter até 200 mil anos de idade. Se a datação estiver certa, essa pode ser a mais antiga já encontrada no país.

As pessoas que viveram na caverna usavam pequenas plantas da vegetação da região para criar um forro confortável, usado para dormir. Segundo a arqueóloga Lyn Wadley, eles ainda criaram uma espécie de “repelente”: eles fizeram uma camada de cinzas logo abaixo das folhagens, que a função de repelir insetos.


9. Artefatos da Idade do Bronze na Escócia

Crédito: Divulgação/Comunicações do escritório da Coroa

Em Peebles, na Escócia, pesquisadores estavam usando um detector de metais na região e acabaram encontrando grandes tesouros da Idade do Bronze. Um dos itens mais impressionantes descobertos pela equipe foi um arreio de cavalo completo, que era feito de madeira e bronze.

Outros artefatos importantes também foram enco

ntrados, como uma antiga espada, datada entre os anos 1000 e 900 a.C.. Outras peças menores, como fitas decorativas, anéis, enfeites, fivelas e tampões de eixo de roda de carruagem estão entre as demais descobertas.


10. Marca de mão da Idade da Pedra na Noruega

Crédito: Divulgação/UiT - Norwegian Arctic University

Nesta semana, um casal de idosos aposentados estava fazendo uma viagem ao norte no condado de Troms, na Noruega quando se deparou com uma marca de mão feita com a cor vermelha em uma rocha. Quando pesquisadores foram analisar a descoberta, encontraram mais figuras diferentes, algumas eram gravuras de homens e mulheres e outras eram apenas mãos.

Em relação à datação, os cientistas acreditam que os desenhos tenham sido feitos em um período entre 3 mil e 5 mil anos atrás, mas ainda existem dúvidas sobre o momento exato. Eles ainda acreditam que a cor avermelhada da tinta tenha vindo da magnetita de óxido de ferro misturada com gordura ou sangue.


+Saiba mais sobre o tema por meio de grande obras disponíveis na Amazon:

Grandes Mistérios da História: A teoria da conspiração e os segredos por trás dos acontecimentos, de Sérgio Pereira Couto (2015) - https://amzn.to/2QHjs6p

Arqueologia, de Pedro Paulo Funari (2003) - https://amzn.to/36N44tI

Uma breve história da arqueologia, de Brian Fagan (2019) - https://amzn.to/2GHGaWg

Descobrindo a arqueologia: o que os mortos podem nos contar sobre a vida?, de Alecsandra Fernandes (2014) - https://amzn.to/36QkWjD

Manual de Arqueologia Pré-histórica, de Nuno Ferreira Bicho (2011) - https://amzn.to/2S58oPL

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W