Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Vitrine / Entretenimento

De fábrica de sutiã a participação da Nasa: 10 fatos curiosos sobre o filme 2001

Considerada um clássico que revolucionou técnicas cinematográficas, a obra enfrentou diversos contratempos durante a produção

Victória Gearini Publicado em 26/07/2022, às 12h10

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Cena do clássico 2001: Uma Odisseia no Espaço - Divulgação
Cena do clássico 2001: Uma Odisseia no Espaço - Divulgação

Estreado em abril de 1968 no Brasil, o filme estadunidense 2001: Uma Odisseia no Espaço, de Stanley Kubrick, tornou-se um fenômeno mundial e um dos maiores clássicos do cinema. No entanto, o que poucas pessoas sabem, são os detalhes que compõem esta obra memorável. 

Confira abaixo abaixo 10 fatos curiosos sobre a produção de 2001: 

1. Processo de criação do monolito demorou anos para ser concluído

Inicialmente, Kubrick tinha a ideia de fazer um filme com temática extraterrestre, onde a equipe de pesquisadores descobrem um objeto alienígena preso na superfície da Lua por milhões de anos. Kubrick queria que o objeto fosse feito de acrílico, a fim de dar o efeito transparente na produção, mas não obteve o resultado esperado e foi substituído por um monolito de cor preta. 


2. O filme ultrapassou o dobro do orçamento inicial 

O contrato inicial da produção previa que o filme fosse lançado entre 1966 e início de 1967, com um valor de US $ 5 milhões. No entanto, foi lançado em 1968 e chegou a ultrapassar US $ 12 milhões. 


3. Gravações em uma fábrica de sutiã

Algumas das primeiras cenas da produção foram gravadas em 1965, em um fábrica de sutiãs abandonada, localizada em Nova York. O objetivo de Kubrick era criar um cenário inspirado no universo, e para isso, a equipe utilizou tintas diluentes e luzes de alta intensidade com o intuito de criar efeitos visuais realistas. 

Cena do filme 2001 / Crédito: Divulgação

4. Set de gravação fatal 

Marvin Minsk, especialista de inteligência artificial do MIT, chegou a declarar na época que quase morreu ao visitar o set, pois segundo ele os computadores de 2001 eram tão evoluídos que poderiam gerar colapsos na fiação.


5. Lançamento desastroso

A estreia de 2001 aconteceu no teatro Uptown, em Washington. A trama impactou tanto o público que a maioria saiu correndo durante o intervalo. Além disso, não houve nenhuma palma quando o filme acabou.  

Lucy sendo representada no filme / Crédito: Divulgação 

6. Diretores não esperavam o sucesso 

Antes de 2001, poucos filmes de ficção científica fizeram sucesso, por isso os criadores, chegaram a dizer que antes da estreia de 2001 nunca tinham visto um filme bom sobre esta temática.  


7. Carros Autônomos

Os criadores acreditavam que, em 2001, a humanidade seria contemplada com carros autônomos, que seriam guiados por computadores inteligentes. 


8. Nomes temporários

A trama mudou de nome por diversas vezes, pois os criadores não concordavam qual seria o melhor. Entre as opções estavam How the solar system was won, Universe: Tunnel to the Stars, The Star Gate, Jupiter Window e Earth Escape.

Cena do filme 2001: Uma Odisseia no Espaço / Crédito: Divulgação 

9. Alucinógenos propostos pelo consultor da Nasa 

O consultor científico e ex-funcionário da NASA, Fred Ordway, se mostrou interessado nos resultados de um teste onde estudantes de Boston tomaram doses de psilocibina — alucinógeno provindo de cogumelos — e descreveram terem entrado num regresso cósmico enquanto assistiam o filme. 


10. Lista longa de possíveis diretores

Durante o processo contratual, a empresa MGM inseriu uma cláusula para a produtora de Kubrick, em que disponibilizava uma lista com outros nomes de diretores famosos, caso Kubrick não atendesse os objetivos.


+Saiba mais sobre 2001 por meio de grandes obras disponíveis na Amazon: 

2001: Uma odisséia no espaço, de Arthur C. Clark (2013) - https://amzn.to/2UDiJVO

2001: uma odisseia no espaço: Stanley Kubrick, Arthur C. Clarke, e a criação de uma obra-prima, de Michael Benson (2018) - https://amzn.to/2UE3s6Q

2001: Uma odisséia no espaço eBook Kindle, de Arthur C. Clark (2015) - https://amzn.to/2JAwpuk

2001: A Space Odyssey (Edição Inglês) eBook Kindle, de Arthur C. Clark (2010) - https://amzn.to/3aCVoJr

Kubrick, de Michel Ciment (2017) - https://amzn.to/3BXXRwp

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W