Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Curiosidades / Arqueologia

10 impressionantes descobertas arqueológicas feitas ao acaso

Tesouros, moedas, espadas e até mesmo um possível túmulo viking — tudo isso foi encontrado sem querer, por pessoas comuns

Isabela Barreiros Publicado em 13/08/2020, às 18h37

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Família com barco de 4 mil anos encontrado em lago na Irlanda - Divulgação
Família com barco de 4 mil anos encontrado em lago na Irlanda - Divulgação

1. Centenas de moedas do século 14

Milan Metlička com algumas das muitas moedas encontradas / Crédito: Divulgação/Miroslav Chaloupka

Na região de Tachovm, na República Tcheca, um casal passeava em uma floresta quando encontrou algo inesperado. Eles se depararam, ao acaso, com centenas de moedas de ouro e prata do século 14, que estavam em baixo de uma pedra na mata em que caminhavam.

Segundo o arqueólogo Milan Metlička, envolvido na análise do achado, “nenhuma descoberta desse tipo foi feita no país nos últimos 50 anos”. Os dois sortudos encontraram “343 groschen de prata cunhados na Boêmia durante o reinado de Carlos IV e vários groshen com a imagem de João da Boêmia, o duque de Luxemburgo”.


2. Barco de 4 mil anos

Crédito: Divulgação

No condado de Roscommon, na Irlanda, um menino, cujo nome é Cathal McDonagh, decidiu não fazer suas atividades escolares e foi brincar perto do lago, próximo a sua casa. Na parte rasa, acabou tropeçando em um pedaço de madeira e, quando tentou levantá-lo percebeu que se tratava de um objeto muito maior do que imaginava.

O que ele havia encontrado era um barco que possui um pouco mais de 5 metros. Segundo arqueólogos envolvidos na análise da descoberta, a embarcação pode datar da Idade Média ou ainda de um período muito anterior, podendo chegar a até 4 mil anos de idade.


3. Artefatos antigos e raros

Crédito: Divulgação/Government Aringar Anna Arts College in Villupuram

"O terreno estava sendo cavado para a instalação de uma olaria quando o proprietário, Jayabalan, nos informou sobre os materiais que jaziam sob o solo”, informou D. Ramesh, do Government Aringar Anna Arts College. Ao acaso, os trabalhadores descobriram artefatos muito antigos que remontam à Era Sangam, que ocorreu entre os séculos 6 a.C. até o século 3 d.C.

Os itens foram encontrados no distrito indiano de Villupuram de Tamil Nadu. Foram descobertos inúmeros de jarros de argila, peças feitas de cerâmica vermelha e preta, grandes tijolos e potes de barro. Além disso, os operários também acharam cacos de porcelana coloridas e alguns ossos.


4. Moedas de ouro do século 2

Crédito: Divulgação/The New Indian Express

Por acaso, enquanto trabalhava no campo, um agricultor foi responsável por descobrir impressionantes moedas de ouro antigas. O achado foi encontrado na vila de Radhanagar, em Jaipur, na Índia.

Logo quando achou os artefatos, o fazendeiro convocou autoridades locais para analisa-los. De acordo com o historiador Nrusingha Charan Sahoo, um dos responsáveis pela investigação, “Huviska foi um imperador Kushan durante o século 2. Como a moeda tem a imagem do rei Huviska, certamente pertencia à essa era”.


5. Espada de 300 anos

Crédito: Foto: Brian Quinn/Clonoe Gallery

Fionntan Hughes, um estudante de Derrylaughan, na Irlanda do Norte, encontrou uma espada enferrujada, que pode ter por volta de 300 anos, enterrada próxima à sua casa utilizando um detector de metais. Ela estava enterrada a apenas 30 centímetros em baixo do solo, e foi achada após três tentativas do menino ao usar seu equipamento pela primeira vez.

Ele levou o item recém-encontrado a loja de um negociante de armas antigas, que, com sua experiência de mais de 30 anos, indicou que a espada talvez pertencesse a um oficial inglês. O pai do garoto declarou que iria estudar mais sobre preservação de artefatos antigos para conseguir conservar a descoberta impressionante.


6. Restos de bombas

Uma das bombas utilizadas para deter a erupção do Vulcão Mauna Loa, em 1935 / Crédito: Divulgação

O fotógrafo Kawika Singson encontrou acidentalmente 40 restos de bombas que datam de 1935 ao caminhar pela região inferior do maior vulcão ativo do planeta, o Mauna Loa, no Havaí. Ele não fazia ideia do que havia descoberto, então acionou as autoridades do Hawaii Volcano Observatory ( HVO), que foram responsáveis por datar o achado.

Acredita-se que as bombas em questão tenham sido utilizadas com o intuito de reter a lava e salvar a cidade havaiana de Hilo de uma catástrofe quase iminente. No entanto, eficácia do ato foi questionada por algumas autoridades, como o geólogo do Serviço Geológico dos Estados Unidos, Harold Stearns.


7. Pedras preciosas

Na antiga casa para bispos na França, o presbitério de Saint-Tropez, durante uma enorme obra de demolição do local para a construção de um novo estabelecimento, um dos pedreiros que trabalhavam na obra foi responsável por encontrar itens muito valiosos. Ele descobriu pelo menos 60 pedras preciosas na lareira do antigo edifício.

Após uma rápida observação, conclui-se que, entre as pedras, estavam safiras, esmeraldas, rubis e até mesmo um diamante. Elas foram encontradas pelo trabalhador dentro de caixas de charuto, achadas ao acaso.


8. Âncora egípcia de 3.400 anos

Crédito: Divulgação/Museu de Israel

Uma âncora egípcia de aproximadamente 3.400 anos foi descoberta pelo médico veterinário Rafi Bahalul, que estava dando um mergulho matutino na costa norte de Israel, ou seja, no mar Mediterrâneo. Ele disse: “continuei nadando por alguns metros, depois percebi o que tinha visto e mergulhei para tocá-lo”.

De fato, o que ele havia encontrado era impressionante. O pedregulho descoberto por ele estava decorado com a imagem de uma deusa antiga, além de alguns hieróglifos. Segundo Bahalul “era como entrar em um templo egípcio no fundo do Mediterrâneo”.


9. Estrutura de madeira mais antiga do mundo

Crédito: Archaeological Centre Olomouc

Em uma construção de uma rodovia na cidade de Ostrov, na República Tcheca, trabalhadores encontraram uma estrutura de madeira que é considerada a mais antiga do mundo, com datação precisa de mais de 7,5 mil anos (ou seja, do sexto milênio antes de Cristo). O poço neolítico possui marcas de técnicas sofisticadas de construção, o que surpreendeu os pesquisadores.

"Acreditamos que o poço foi usado pelas pessoas durante a chamada revolução neolítica, quando houve uma transição da caça e coleta para a agricultura e assentamentos permanentes. Essas pessoas provavelmente construíram casas simples e animais domésticos", explicou Jaroslav Peška em comunicado oficial do Centro Arqueológico de Olomouc.


10. Possível túmulo viking

Crédito: Divulgação/Conselho do Condado de Nordland

Enquanto estava abrindo o solo da casa, para instalar o isolamento, um casal de Seivåg, na Noruega, descobriu que talvez sua residência estivesse sobre uma descoberta arqueológica. Eles encontraram contas de vidro e um machado. Quando chamaram especialistas para observar o local, estes começaram a pensar que se tratava de um túmulo viking.

O achado era muito raro: nada assim foi encontrado no país até hoje. "Foi encontrado sob pedras que provavelmente representam um marco sobre túmulos. Encontramos um machado datado entre 950 d.C e 1050 d.C. e uma pérola de vidro azul escuro, também do final do período Viking", explica o arqueólogo Martinus Hauglid, do Governo do condado de Nordland.


+Saiba mais sobre o tema por meio de grande obras:

Grandes Mistérios da História: A teoria da conspiração e os segredos por trás dos acontecimentos, de Sérgio Pereira Couto (2015) - https://amzn.to/2QHjs6p

Arqueologia, de Pedro Paulo Funari (2003) - https://amzn.to/36N44tI

Uma breve história da arqueologia, de Brian Fagan (2019) - https://amzn.to/2GHGaWg

Descobrindo a arqueologia: o que os mortos podem nos contar sobre a vida?, de Alecsandra Fernandes (2014) - https://amzn.to/36QkWjD

Manual de Arqueologia Pré-histórica, de Nuno Ferreira Bicho (2011) - https://amzn.to/2S58oPL

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W