Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Curiosidades / Arqueologia

10 itens vikings reais impressionantes já encontrados

Espadas, flechas, peça de jogo de tabuleiro: arqueólogos já foram responsáveis por descobrir verdadeiros tesouros deixados pelos guerreiros

Isabela Barreiros Publicado em 17/09/2020, às 07h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Item de um tesouro viking encontrado na Escócia - Divulgação
Item de um tesouro viking encontrado na Escócia - Divulgação

1. Espada na Noruega

A espada viking / Crédito: Divulgação/Museu da Universidade NTNU

Em agosto deste ano, pesquisadores encontraram uma impressionante espada viking de pelo menos 1,1 mil anos, dos anos 800 e 900. Os arqueólogos fizeram a descoberta na vila de Vinjeøra, ao sul do condado norueguês de Trøndelag. Acredita-se, porém, que o local em que o objeto foi achado era uma fazenda que provavelmente pertenceu a um guerreiro.

Isso por si só já é um achado notável, mas a situação mostrou-se ainda mais peculiar. Quando desenterraram a espada, os especialistas perceberam que ela estava do lado esquerdo do esqueleto viking. Em situações comuns, ela seria colocada ao lado direito, representando como a usavam em combates. Esse pode ter sido o primeiro guerreiro viking canhoto já encontrado.


2. Cemitério na Suécia

Foto de esqueletos humanos achados na abadia de Vreta, na Suécia / Crédito: Divulgação/Arkeologerna

Escavações realizadas no começo de setembro em um terreno próximo a abadia de Vreta, ao norte da cidade de Linkoping, na Suécia, revelaram um cemitério que remonta à Era Viking e possui 70 tumbas, contendo esqueletos. Segundo a emissora sueca SVT, essa foi a "descoberta da década".

Até o momento, os arqueólogos haviam examinado apenas 19 do total de covas descobertas. No entanto, eles já afirmam que pelo menos 2 mil restos mortais de indivíduos tanto do século 11 quanto da Baixa Idade Média devem estar enterrados no local, e que serão encontrados.


3. Peça de jogo de tabuleiro na Inglaterra

O pedaço de vidro esculpido encontrado na escavação / Crédito: Divulgação/Universidade de Durham

Em fevereiro deste ano, enquanto visitava o trabalho de escavação de seu filho na ilha de Lindisfarne, na costa norte da Inglaterra, Heather Casswell avistou dentro da vala escavada um objeto azul. Tratava-se de uma peça que compunha um jogo de tabuleiro comum durante a Era Viking, chamado Hnefatafl (jogo do rei, em tradução livre).

Segundo os pesquisadores, o item, feito de vidro e coroado com um anel de bolinhas branca, deve datar de entre os séculos 8 e 9. Ele possui o tamanho de uma tampa de garrafa pet e pode ter sido deixado na ilha por um guerreiro nórdico em em 793 d.C., que é considerado o primeiro grande ataque viking na Bretanha.


4. Flecha na Noruega

Crédito: Divulgação/Twitter

Uma rara flecha que remonta ao período viking foi encontrada na região de Jotunheimen, na Noruega. A descoberta ocorreu em março de 2020, quando mudanças climáticas foram responsáveis por derreter uma geleira inteira, onde foi encontrado o artefato, que possui características da Idade do Ferro.

Os pesquisadores acreditam que o objeto tenha cerca de 1.500 anos. Com 17 centímetros de comprimento, a flecha pesa 400 gramas e tem uma pena em sua traseira. Segundo Lars Pilo, membro do Programa de Arqueologia Glacial, o aquecimento global causa “um derretimento rápido, e pedaços da história humana se derretem na ordem inversa do tempo”.


5. Barcos de enterro na Noruega

Mulher enterrada na Noruega, ao lado do medalhão encontrado em seu navio / Crédito: Divulgação/Museu da Universidade

Arqueólogos encontraram, durante escavações realizadas Vinjeora, na Noruega, antigos navios viking que eram usados para rituais de enterro de seus membros. Os dois barcos descobertos tinham entre 10 e 15 metros de comprimento e funcionavam como uma espécie de tumba.

Portanto, dentro desses túmulos peculiares, foram descobertos, também, esqueletos. No primeiro navio estava um homem que morreu no século 8 d.C., e logo acima dele, estava uma mulher que foi enterrada em sua própria embarcação. Os pesquisadores concluíram isso porque ela estava junto de artefatos raros como um broche dourado em forma de cruz.


6. Inúmeros artefatos na Noruega

Broca de madeira muito bem conservada encontrada na trilha de Lendbren, na Noruega/Crédito: Divulgação/Antiquity Publications

Novamente, mas dessa vez em maio deste ano, pesquisadores puderam apreciar artefatos que remontam à Era Viking devido ao derretimento do gelo causado pelo aquecimento global. As descobertas foram feitas em Lendbreen, na Noruega.

O episódio mostrou-se muito importante para novas análises sobre os guerreiros desse período, pois os arqueólogos puderam analisar ossos de animais, roupas, sapatos, uma grande variedade de ferramentas e equipamentos de montaria. Acredita-se que o local tenha sido uma via muito movimentada durante a Era Viking.


7. Tesouro na Escócia

Crédito: Divulgação

Em junho, pesquisadores descobriram um impressionante tesouro viking na região de Galloway, localizada na Escócia. Entre os vários objetos notáveis, estavam um broche de prata irlandês, artefatos de ouro e cristal e uma seda de Istambul, armazenados numa panela.

Os especialistas acreditam que a maioria dos itens remonte do período entre os séculos 9 e 10. Para Richard Welander, do Historic Environment Scotland, essa é uma das descobertas dos vikings mais importantes da História. Ele afirma que esses objetos “nos falam sobre as sensibilidades da época, revelam demonstrações de rivalidades reais e alguns dos objetos trazem um senso de humor, pelo qual os vikings nem sempre são conhecidos."


8. Fragmentos de espada na Estônia

Ao norte da Estônia, em dois sítios arqueológicos localizados no condado de Ravala, pesquisadores encontraram, em outubro de 2019, fragmentos de pelo menos 100 espadas que pertenciam a guerreiros vikings. Aquela foi a maior descoberta do tipo já realizada no país.

Os pedaços foram descobertos a 80 metros de profundidade do solo e, segundo o arqueólogo da Universidade de Tallinn, Mauri Kiudsoo, datam de meados do século 10.. O especialista explicou ainda que os achados são partes de cenotáfios, que eram marcações de sepulturas de homens enterrados em terras distantes.


9. Joias de mulheres na Irlanda

Broches de mulheres da Era Viking / Crédito: Divulgação/Manx National Heritage(MNH)

Detectores de metais foram responsáveis por encontrar, em julho deste ano, joias que pertenceram a mulheres que viveram no período viking. As descobertas, que foram declaradas como “tesouros”, ou seja, pertencentes à Coroa Britânica, foram feitas na Ilha de Man, localizada no mar da Irlanda.

Acredita-se que os itens remontem ao início do século 10. Segundo a curadora de arqueologia do Manx National Heritage (MNH), Allison Fox, os dois broches analisados, que têm 10 cm de comprimento, eram usados por mulheres adultas, sendo "absolutamente típicos" da Era Viking.


10. Tesouro na Alemanha

Várias das moedas encontradas / Crédito: Divulgaçãp/Picture Alliance/DPA/S. Sauer

Próximo à vila de Schaprode, na Ilha de Rügen, na Alemanha, Luca Malaschnitschenko, de apenas 13 anos, e seu professor e arqueólogo amador Rene Schöm, foram responsáveis por encontrar um impressionante tesouro viking. Entre os objetos estavam 600 moedas de prata, colares trançados, pérolas, broches, anéis e um pingente com o martelo de Thor.

Segundo o arqueólogo Michael Schirren, chefe da escavação, 100 dessas moedas foram cunhadas durante o período do reinado de Harald I, o famoso Harald Dente-Azul. Para ele, o achado feito em abril de 2018, “é a maior descoberta de moedas [do reino] de Dente-Azul na região do sul do Báltico e é, portanto, de grande importância".


+Saiba mais sobre arqueologia por meio de grandes obras disponíveis na Amazon:

Arqueologia, de Pedro Paulo Funari (2003) - https://amzn.to/36N44tI

Uma breve história da arqueologia, de Brian Fagan (2019) - https://amzn.to/2GHGaWg

Descobrindo a arqueologia: o que os mortos podem nos contar sobre a vida?, de Alecsandra Fernandes (2014) - https://amzn.to/36QkWjD

Manual de Arqueologia Pré-histórica, de Nuno Ferreira Bicho (2011) - https://amzn.to/2S58oPL

História do Pensamento Arqueológico, de Bruce G. Trigger (2011) - https://amzn.to/34tKEeb

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp 

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W