Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Curiosidades / Ciência

'A Terra é azul!': 10 momentos que marcaram a chegada do homem à Lua

Durante a Guerra Fria, Estados Unidos e União Soviética partiram em uma corrida em direção ao espaço e à Lua. Foi um dos mais notáveis (e dispendiosos) empreendimentos científicos da história

Tatiana Penido Publicado em 30/05/2021, às 09h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem de um astronauta da Apollo 11 na superfície da Lua - Divulgação/NASA
Imagem de um astronauta da Apollo 11 na superfície da Lua - Divulgação/NASA

Com os avaços tecnológicos que já existiam durante a Guerra Fria, duas nações entraram em uma corrida espacial cujo único objetivo era enviar seus astronautas ao espaço. Eventualmente, contudo, Estados Unidos e União Soviética criaram uma nova meta.

Ainad que o váculo das estrelas parecesse bastante atrativo, existia um satélite natural que os estudiosos de ambos os países não conseguiam ignorar.  .

Confira dez fatos sobre a histórica corrida espacial:

1. Foguetes em paz (1946)

Fotografia de Wernher von Braun / Crédito: Marshall Space Flight Center/ Crative Commons/ Wikimedia Commons

O engenheiro Wernher von Braun, ex-chefe de foguetes de Hitler, lança pela primeira vez nos Estados Unidos o foguete V2, o principal equipamento de propulsão usado no fim da Segunda Guerra. Os americanos acreditam liderar a tecnologia de foguetes.


2. O primeiro satélite (1957)

A União Soviética coloca em órbita o satélite artificial, o Sputnik I: o primeiro objeto feito pelo homem a entrar em órbita do planeta. Completando uma volta a cada 96 minutos, a esfera de 83 quilos levava um transmissor que emitia sons, retransmitidos por rádios de todo o planeta.


3. Nasce a NASA (1958)

Imagem meramente ilustrativa de missão espacial da Nasa com a SpaceX / Crédito: Divulgação/ NASA

Em janeiro, os americanos colocam em órbita seu primeiro satélite artificial, o Explorer I. O aparelho levava instrumentos para medir temperaturas, raios cósmicos, e colisões de meteoritos. Em outubro seria criada a Nasa, com o objetivo de centralizar as pesquisas do Exército, da Marinha e da Aeronáutica.


4. Flashes na Lua (1959)

A União Soviética lança a sonda Luna-3. O aparato contorna a Lua e fotografa pela primeira vez o chamado lado escuro do satélite, já que nunca é visível da Terra.


5. O homem no espaço (1961)

Yuri Gagarin antes da decolagem / Crédito: Ministério da Defesa da Federação Russa/ Creative Commons/ Wikimedia Commons

“A Terra é azul”, teria dito o russo Yuri Gagarin, em abril, quando se tornou o primeiro cosmonauta a ver o planeta do espaço, a bordo da Vostok I. Ele completou uma volta na Terra em 1 hora e 48 minutos. Voltou a Moscou como um herói, tendo sua imagem espalhada em estátuas por toda a União Soviética.


6. Contra-ataque (1961)

Em julho, o presidente dos EUA John Kennedy diz que um americano pousaria na Lua em menos de dez anos. E o efeito Sputnik teria transformado um desafio científico em uma questão política. Em fevereiro do ano seguinte, o americano John Glenn repetiria o feito de Gagarin, dando quatro voltas no planeta em 4 horas e 55 minutos.


7. A primeira astronauta (1963)

Valentina Tereshkova, a primeira mulher a viajar para o espaço / Crédito: Domínio Público

Valentina Vladimirovna Tereshkova, nascida em Iaroslavl, na União Soviética, se torna a primeira astronauta e a primeira mulher a visitar o espaço, em junho, na nave Vostok 6.


8. Pouso na Lua (1966)

A sonda soviética Luna-9 faz um pouso suave e bem-sucedido na Lua. Com apenas 99 quilos, a sonda conseguiu enviar radiofotos para a Terra.


9. Tragédia na Apollo I (1967)

Os astronautas da missão /Crédito: Divulgação/NASA

O plano americano de chegar à Lua, chamado de projeto Apollo, começa de forma trágica. Durante um teste em terra na Apollo I, um curto-circuito provoca o incêndio da nave, matando os astronautas Virgil Grissom, Edward White e Roger Chaffee. “Sinto cheiro de fumaça”, disse Chaffee, segundos antes da explosão.


10. Um grande passo (1969)

O americano Neil Armstrong torna-se o primeiro homem a pisar na Lua. Por duas horas, ele e Edwin Aldrin fotografaram a superfície do satélite e recolheram pedras. Depois deles, outras cinco missões foram à Lua. Os últimos a passar por lá foram Eugene Cernan e Harrison Schmitt, em 1972.


+Saiba mais sobre a trajetória do homem até chegar a Lua através de grandes obras

Neil Armstrong: A biografia essencial do primeiro homem a pisar na Lua, Jay Barbree, 2018 - https://amzn.to/2sI1sPS

100 passos até uma pegada: A incrível jornada cósmica do ser humano desde a antiguidade rumo à conquista da Lua, Lauro Henriques Jr., 2019 - https://amzn.to/2ZQbx9v

O Primeiro Homem: A vida de Neil Armstrong, James R. Hansen (Autor), Donaldson M. Garschagen (Tradutor), Renata Guerra (Tradutor), 2018 - https://amzn.to/2uiRp4x

Nenhum sonho está longe demais: Lições de vida de um homem que andou na lua, Ken Abraham (Autor), Buzz Aldrin (Autor), 2018 - https://amzn.to/2sJjAsM

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W