Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Curiosidades / Personagem

142 anos de Stalin em 5 fatos sobre a infância do soviético

O futuro socialista viveu uma infância pobre e repleta de abusos de seu pai alcoólatra, além de seguir os ensinamentos de sua mãe cristã

Redação Publicado em 18/12/2020, às 08h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
O líder soviético Josef Stalin - Getty Images
O líder soviético Josef Stalin - Getty Images

Uma das maiores figuras da Revolução Russa, Stalin se tornou um personagem histórico controverso. Governando a União Soviética como primeiro-ministro entre 1941 e 1953, o socialista é lembrado até os dias de hoje por sua colaboração à teoria marxista, mas também pela violência de seu regime.

Nascido em 18 de dezembro de 1878, há exatos 142 anos, o líder comunista continua tendo seu nome relevante até a atualidade. Pensando nisso, a Aventuras na História separou 5 fatos sobre a infância de Stalin. Afinal, quem diria que uma criança pobre da Geórgia se tornaria um dos mais polêmicos governantes de todos os tempos?

1. Infância pobre

Stalinnasceu como Ioseb Jughashvili, na cidade de Gori, onde hoje é a Geórgia. Filho de Besarion Dzhugashvili e Ekaterine Geladze, o futuro socialista viveu uma infância muito pobre. Seu pai tinha uma oficina em que trabalhava como sapateiro, mas isso não era o suficiente para manter a família.

Em seu melhor momento, a sapataria empregou cerca de dez pessoas. No entanto, pelo que se sabe, a loja acabou ruindo com o tempo, fazendo com que eles vivessem em uma situação de pobreza. Historiadores contam também que a família teve que abandonar sua casa devido à falta de dinheiro, vivendo em quartos alugados por dez anos.


2. Pai abusivo

Vissarion Vanovis Jughashvili, ou Bessarion Dzhugashvili / Crédito: Wikimedia Commoms

Embora o jovem tivesse o amor de sua mãe, seu pai, Besarion, era alcoólatra e era bastante abusivo tanto com a esposa quanto com o filho. A situação difícil na qual a família se encontrava, além da morte dos dois filhos antes de Stalin, podem ter agravado o estado de saúde de Beso Louco, um de seus apelidos.

Quando estava bêbado, o patriarca agredia os dois, o que fez com que Ekaterine fugisse para a casa de um amigo próximo junto com a criança. No entanto, antes disso, a infância do jovem demonstrou-se repleta de momentos trágicos. Alguns especialistas apontam a possibilidade de abusos sexuais.


3. Seminário

A infância de Stalinfoi excepcionalmente religiosa. Sua mãe era uma cristã devota e sempre incentivava a religião ao seu filho, levando-o sempre para as atividades das igrejas da cidade. Ela incentivava os estudos do garoto, pois pensava que ele poderia se tornar padre. 

Devido a esse estímulo, ele entrou em uma escola religiosa e até mesmo foi aprovado para um seminário da Igreja Ortodoxa em Tbilisi. Seu pai, porém, tentou sequestrá-lo nesse momento, fiel a ideia de que seu filho deveria trabalhar como sapateiro em sua oficina custe o que custar.


4. Estudioso

Durante seu período na escola, Stalin sempre se destacou por suas ótimas notas na maioria das disciplinas. Além do talento acadêmico, ele também se sobressaía por outros hobbies, como a poesia, a pintura e o teatro, além de ser cantor de coro principalmente em igrejas, mas também em casamentos na região.

Quando foi enviado para o seminário aos 15 anos de idade, o jovem novamente se mostrou como um bom estudante. Ao longo dos seus anos na instituição, obteve créditos elevados nas matérias, sendo bem-sucedido academicamente. Mesmo assim, o caminho religioso do futuro soviético não durou muito tempo, e ele logo abandonou as crenças cristãs.


5. Aparência

Stalin jovem / Crédito: Wikimedia Commons

Embora seu nome cause controvérsias e ele seja muito temido até os dias de hoje, Stalin não possuía uma aparência exatamente intimidante. Já na sua infância, ele era menor que a maioria de seus colegas da escola, o que continuou o restante de sua vida: o socialista tinha 1,62 m de altura.

Além disso, ele teve varíola em 1884, quando criança, o que fez com que seu rosto ficasse repleto de marcas que não o abandonaram mesmo quando crescido. Afirma-se ainda que o jovem tinha um braço mais comprido que o outro e que ele nasceu com dois dedos do pé grudados.


+Saiba mais sobre Stalin por meio das obras disponíveis na Amazon

Stalin, de Simon Sebag Montefiore (2006) - https://amzn.to/34CVHRf

Stalin - Boxe, Dmitri Volkogonov (2017) - https://amzn.to/2rJnzVk

Stálin: Nova biografia de um ditador, de Oleg V. Khlevniuk (2017) - https://amzn.to/2LbJISW

Stálin - Volume 1: Paradoxos do poder, 1878-1928, de Stephen Kotkin (2017) - https://amzn.to/2OBte90

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W