Curiosidades Tecnologia

Há 15 anos, o último Fusca saía da fábrica; veja 15 curiosidades sobre ele

Fabricado de 1938 a 2003 (a última linha a fechar foi no México), o VW Tipo 1 se tornou o carro mais vendido (e querido) de todos os tempos

sexta 19 outubro, 2018
Volkswagen Fusca: um nome diferente em cada parte do mundo
Volkswagen Fusca: um nome diferente em cada parte do mundo Foto:iStock

Em 30 de julho de 2003, em uma fábrica da Volkswagen em Puebla, no México, era produzido o último Fusca do mundo. Parte de uma edição comemorativa chamada Última Edición, limitada a 3 000 carros, o veículo foi saudado pelos trabalhadores da fábrica mexicana. Hoje, faz parte do acervo do Museu Volkswagen, em Wolfsburg, Alemanha.

Projetado pelo engenheiro automotivo Ferdinand Porsche a pedido de Hitler, que havia acabado de ascender ao poder na Alemanha, o Fusca – Volkswagen Typ 1, ou Käfer (besouro, como logo foi apelidado) – foi lançado oficialmente em 1935 e passou a ser produzido em 1938.

Notícias Relacionadas

Construído para ser um carro pequeno e barato, ideal para ser usado pelas famílias de classe média, o Fusca fez sucesso nos anos 1960 e 1970 e se tornou o carro queridinho de todo o mundo. Até 2003, foram 21 529 464 unidades produzidas – 15 444 858 na Alemanha.

Confira abaixo 15 curiosidades sobre o Fusca:

1.O automóvel demorou a sair do papel

Um dos protótipos que deram origem ao Fusca Wikimedia Commons

O primeiro protótipo, ainda muito diferente do Fusca, foi apresentado por Ferdinand Porsche em 1932. Depois de cerca de 40 tentativas, Porsche apresentou os protótipos V1, V2, VW3, VW30 e VW38, que deram origem ao primeiro Fusca.

2. Hitler fez uma série de exigências

Hitler acompanhou de perto a produção do carro Reprodução

Ao encomendar o projeto do Fusca, Hitler apresentou a Porsche uma longa lista de exigências: o carro devia ser pequeno e acessível, alcançar e manter a velocidade média de 100 km/h e custar menos do que mil marcos imperiais. Ele ainda deveria ser capaz de carregar dois adultos e três crianças – uma típica família alemã da época.

3. O Fusca era diferente da maioria dos outros carros

Interior de um Fusca da década de 1950 Wikimedia Commons

O veículo tinha os componentes de sua carroceria parafusados, e não soldados, como na maioria dos modelos da época. Além disso, tinha mecânica simples – menos coisas para dar errado e mais fácil de ser consertado. Essa característica, exaltada pelo marketing da Volkswagen, deu ao Fusca a fama de indestrutível.

4. O primeiro logotipo da Volkswagen, aplicado no Fusca, era uma estilização da suástica

Logotipo criado em 1937 Reprodução

Criado em 1937, o logo trazia as letras V e W dentro de um círculo. Ao redor dele, havia uma cruz suástica estilizada. Em 1939, foi substituído por um novo logo, mais simples, com as letras V e W dentro de uma engrenagem.

5. Em 1938, o carro era vendido por consórcio

Inauguração da primeira fábrica da Volkswagen, em 26 de maio de 1938 Reprodução

Os trabalhadores juntavam selos semanais descontados do salário – cada selo custava 5 marcos – e recebiam o carro depois de preencher uma cartela. Mais de 330 mil pessoas aderiram ao programa, mas a maioria não conseguiu completá-lo. Com a chegada da Segunda Guerra, o dinheiro desembolsado pelos trabalhadores perdeu o valor e nunca foi devolvido.

6. A produção foi paralisada durante a Segunda Guerra

Fábrica de Fusca, na Alemanha Reprodução

A primeira fábrica do Fusca na Alemanha foi inaugurada oficialmente em 26 de maio de 1938. Mas, em 1939, com o início da Segunda Guerra Mundial, todos os recursos disponíveis foram destinados aos esforços de guerra. A produção do Fusca foi interrompida e a fábrica se dedicou a produzir veículos de guerra. Em agosto de 1945, com a Alemanha dividida, a produção foi retomada, sob o comando do Reino Unido.

7. O sucesso não veio de cara

Chegada do primeiro Fusca aos Estados Unidos, em 1949

Em 1948, os britânicos passaram o controle da fábrica para o alemão Heinz Nordhoff, que logo percebeu que a única forma de expandir a fábrica era investir na exportação dos Fuscas, principalmente para os Estados Unidos. Mas, em todo o ano de 1949, apenas dois carros foram vendidos nos EUA – o preço era considerado alto e os consumidores estranhavam a configuração incomum do Fusca, com seu motor traseiro e sua forma arredondada.

8. No Brasil, os primeiros Fuscas foram vendidos por 60 mil cruzeiros

Primeiros Fuscas no Brasil vieram importados da Alemanha Reprodução

Em setembro de 1950, desembarcaram no porto de Santos 30 Fuscas, importados pela família Matarazzo. O sucesso foi imediato: avaliadas em 20 mil cruzeiros, as unidades foram vendidas por 60 mil cada. O modelo importado era o Split Window, como vidro traseiro dividido em dois.

9. Em 1963, o Fusca foi eleito o carro favorito de 82,8% dos brasileiros

Inauguração da fábrica da Volkswagen no Brasil, em São Bernardo do Campo Reprodução

O Fusca passou a ser produzido no Brasil em 1959, e logo começou a dominar o mercado por aqui. Nas décadas de 1960 e 1970, era o carro favorito dos brasileiros. O auge da popularidade no Brasil aconteceu em 1973, com 1,25 milhão de unidades produzidas no ano.

10. Em 1988, o Fusca só era vendido no México

Última unidade produzida faz parte do acervo do Museu Volkswagen, em Wolfsburg Reprodução

Nos anos 1970, a competição cada vez maior de outros fabricantes de carros maiores e mais baratos fez com que as vendas mundiais do Fusca encolhessem. O carro parou de ser produzido em diversos países, inclusive no Brasil – em 1993, o presidente Itamar Franco sugeriu à Vokswagen que voltasse a produzir o Fusca. Seu desejo foi atendido, mas o Fusca Itamar só foi produzido até 1996. Em 2003, a Volkswagen do México, única planta que ainda produzia o veículo, decidiu interromper a produção.

11. O Fusca é o carro mais vendido de todos os tempos

Ford Modelo T Wikimedia Commons

A marca foi atingida em 1972, quando o Fusca ultrapassou as 15 milhões de unidades vendidas pelo Ford Modelo T entre 1908 e 1927. Com mais de 21 milhões de vendas, o Fusca é considerado o modelo mais vendido do mundo, mantendo as características do projeto inicial. Outras marcas, como a Corolla, já venderam mais de 30 milhões de carros, mas de diferentes gerações.

12. O Dia Mundial do Fusca é comemorado em 22 de junho

O engenheiro Ferdinand Porsche Wikimedia Commons

Foi nessa data, em 1934, que Ferdinand Porsche assinou o contrato que deu início ao desenvolvimento e produção do primeiro Fusca. Até hoje, o dia é comemorado em todo o mundo com eventos e reuniões. No Brasil, o Dia Nacional do Fusca é celebrado em 20 de junho, data que marca o início da produção do carro no país.

13. O carro recebeu nomes diferentes ao redor do mundo

Formato rendeu ao Fusca os apelidos de besouro e barata Wikimedia Commons

Na Alemanha, recebeu o nome de Volkswagen, que significa “carro do povo”. Depois, ficou conhecido como “Käfer” (besouro). No Brasil, chegou com o nome de Volkswagen Sedan e foi chamado de Fusca por causa da dificuldade de pronunciar Volks. Na maior parte dos países, o carro recebeu um apelido que remete ao seu formato arredondado: Escarabajo, na Argentina, Beetle, nos Estados Unidos, e Carocha, em Portugal.

14. O Fusca que mais rodou percorreu cerca de 2,6 milhões de quilômetros 

Modelo dos anos 1960 Wikimedia Commons

O recorde foi atingido pelo motorista americano Albert Klein, que comprou um Fusca em 1963 e o utilizou para fazer viagens de longa distância até 1997. Com essa marca, o Fusca se tornou o carro que conseguiu atingir maior quilometragem sem fundir o motor.

15. O Fusca foi "inspirado" em outro carro

Tatra 97Wikimedia Commons

No início dos anos 1930, a fabricante Tatra, da República Tcheca, já produzia veículos compactos e modernos para a época. Porsche usou várias características dos modelos da Tatra no Fusca apresentado em 1935, principalmente do T97, modelo menor e com estilo arredondado. Imediatamente, a Tatra entrou com uma ação legal, interrompida quando a Alemanha invadiu a Tchecolosváquia. O assunto só foi resolvido em 1961, quando a Volkswagen foi condenada a pagar à Tatra 3 milhões de marcos.

Letícia Yazbek


Leia Mais:

Receba em Casa

Vídeos

Mais Lidas

  1. 1 Crianças que nasceram como resultado do horrível programa Há 82 anos, nazistas começavam seu repugnante programa de ...
  2. 2 Os quatro milênios da Babilônia
  3. 3 Uma tempestade chamada Pagu
  4. 4 Inquisição: A fé e fogo
  5. 5 Marginália: As alucinadas ilustrações dos livros medievais