Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Curiosidades / Brasil Império

Um jovem imperador: 5 fatos sobre a vida de D. Pedro II antes da coroação

Sétimo filho de Dom Pedro I, o herdeiro do trono brasileiro assumiu, em 18 de julho de 1841, o posto abdicado por seu pai

Victória Gearini | @victoriagearini Publicado em 24/09/2021, às 09h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Pintura de Dom Pedro II aos 46 anos, em 1872 - Domínio Público/ Creative Commons/ Wikimedia Commons
Pintura de Dom Pedro II aos 46 anos, em 1872 - Domínio Público/ Creative Commons/ Wikimedia Commons

Em 18 de julho de 1841, um evento histórico aconteceu na Capela Imperial, no Rio de Janeiro. Dez anos haviam se passado desde que Dom Pedro I abdicara de sua coroa e, naquele dia, Dom Pedro II tornava-se o mais novo imperador do Brasil.

Na época, o rapaz tinha apenas 15 anos e a sua coroação durou cerca de nove dias, marcando a história do país. Pensando nisso, o site Aventuras na História selecionou 5 curiosidades sobre a coroação de Dom Pedro II. Confira abaixo.

1. A abdicação de Dom Pedro I

O dia 7 de abril de 1831 mudaria para sempre a vida da família imperial brasileira. Naquela noite, o futuro imperador do Brasil, até então com 5 anos, foi acordado às pressas, pois seu pai, Dom Pedro I, tinha abdicado ao trono. Na ocasião, o imperador embarcou para Portugal para lutar contra o próprio irmão Dom Miguel, que havia usurpado o trono europeu. 


2. A ilha de civilização

Dom Pedro II aos 49 anos, 1875 / Crédito: Delfim da Câmara / Domínio Público, via Wikimedia Commons

Enquanto Dom Pedro II comandava o país, o território brasileiro era visto pela Europa como uma ilha de civilização. Diferente de outros países vizinhos, que começavam a se dividir em pequenas repúblicas, o Brasil era visto como um território grande e unido. 


3. O governante perfeito  

Segundo o professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro, José Murilo de Carvalho, o intuito do Marquês de Itanhaém — o tutor de Dom Pedro II que sucedeu Bonifácio —era criar um paladino.

Itanhaém queria formar um monarca humano, sábio, justo, honesto, constitucional, pacifista, tolerante”, disse o especialista na biografia D. Pedro II. “Isto é, um governante perfeito, dedicado integralmente a suas obrigações, acima das paixões políticas e dos interesses privados”. 


4. A dura rotina 

De acordo com o historiador, o futuro imperador tinha uma rotina dura. Quando criança era obrigado acordar às 7h. Em seguida, cada hora era destinada para alguma atividade. O dia encerrava às 21h30, mas seguido de mais leituras noturnas. Antes de completar 15 anos, por exemplo, ele já sabia escrever em francês e traduzir o idioma inglês.


5. Carente de afeto

D. Pedro II em fotografia de Joaquim Insley Pacheco / Crédito: Domínio Público, via Wikimedia Commons

Conforme José Murilo de Carvalho relatou em seu livro, a dura rotina de Dom Pedro II, atrelada a pressão para se tornar o governante perfeito, teria o tornando uma pessoa insegura. Segundo o historiador, o deputado Rafael de Carvalho teria criticado a falta de exercícios e divertimento. “Segundo os observadores, era um menino tímido, ensimesmado e, seguramente, muito carente de afeto”, explicou o especialista.


+Saiba mais sobre a família imperial por meio das obras disponíveis na Amazon:

Pedro II – A história não contada: O último imperador do Novo Mundo revelado por cartas e documentos inéditos, de Paulo Rezzutti (2019) - https://amzn.to/2qWOGw7

Leopoldina: a história não contada: A mulher que arquitetou a independência do brasil, de Paulo Rezzutti (2017) - https://amzn.to/2DsrmJt

Coleção Princesa Isabel. Fotografia do Século XIX , de Bia Correa do Lago e Pedro Correa do Lago (2013) - https://amzn.to/34ue8aO

Retratos do Império e do Exílio, de Vários Autores (2011) - https://amzn.to/35PKgWP

Pedro: Imperador do Brasil e rei de Portugal, de Eugénio dos Santos (2015) - https://amzn.to/34ySFO6

D. Pedro II, de José Murilo de Carvalho (2007) - https://amzn.to/34pqCR3

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W