Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Curiosidades / Entretenimento

26 anos sem Os Trapalhões: veja o que aconteceu com cada um deles

Didi, Dedé, Mussum e Zacarias marcaram a história da televisão brasileira após estrelarem o programa por quase três décadas

Pamela Malva Publicado em 11/04/2021, às 10h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem de divulgação dos famosos Trapalhões - Divulgação
Imagem de divulgação dos famosos Trapalhões - Divulgação

Com cerca de trinta anos de história, o programa dos Trapalhões é provavelmente um dos mais icônicos da história da televisão brasileira. Lançado na Rede Tupi em meados de 1974, o show era acompanhado até mesmo por grandes personalidades, como o poeta Carlos Drummond de Andrade, que considerava o programa “terapêutico”.

Famosos já nos anos 1960, antes mesmo da estreia do seriado, os personagens Didi, Dedé, Mussum e Zacarias eram bastante queridos pelo público. Tamanha era a fama do programa, que Os Trapalhões chegaram a entrar para o Guinness Book, como quadro de comédia que durou mais tempo no mundo, segundo o portal Terra.

Com um humor clássico, protagonizado por comediantes conceituados, o programa como todos conheciam, contudo, chegou ao fim em 1995, segundo a IstoÉ — ainda que Didi e Dedé tenham estrelado um novo formato dos Trapalhões no mesmo ano.

Confira o que aconteceu com os protagonistas após o fim do programa:

1. Didi (Renato Aragão)

Fotografia de Renado Aragão, o eterno Didi / Crédito: Wikimedia Commons

Representando um dos mais famosos personagens da televisão, Renato Aragão, ou Didi, seguiu com a carreira artística mesmo após o fim do programa. Hoje, aos 86 anos, ele é um dos embaixadores do Criança Esperança e, além de diversas peças de teatro, estrelou mais de 50 produções, como 'Os Saltimbancos Trapalhões' e 'Aventuras do Didi'.


2. Zacarias (Mauro Faccio Gonçalves)

Fotografia de Mauro Gonçalves em seu papel de Zacarias / Crédito: Divulgação / Facebook

No dia 18 de março de 1990, os inseparáveis Trapalhões foram abalados pela morte de Mauro Faccio Gonçalves, o eterno Zacarias, vítima de insuficiência respiratória. A tragédia atingiu a equipe do programa em cheio e as gravações foram interrompidas. Didi, Dedé e Mussum voltaram a gravar apenas meses mais tarde, em homenagem ao colega.


3. Mussum (Antônio Carlos Bernardes)

Fotografia do humorista Mussum / Crédito: Divulgação

Em julho de 1994, pouco antes do fim do programa, Antônio Carlos Bernardes Gomes, o Mussum, foi vítima de uma infecção hospitalar, após realizar uma cirurgia cardíaca, segundo a Revista Quem. De luto pelo segundo membro falecido, a equipe dos Trapalhões tentou reformular o programa em 1995, mas não era mais a mesma coisa.


4. Dedé (Manfried Sant'Anna)

Fotografia de Manfried Sant'Anna, o famoso Dedé / Crédito: Wikimedia Commons

Após o fim dos Trapalhões, Manfried Sant'Anna, o famoso Dedé, foi convidado para protagonizar o programa ‘Os Trapalhões em Portugal’, ao lado do Didi. Eles seguiram nos icônicos papéis até que o programa fosse encerrado, em 1998. Sozinho, Dedé migrou para a Rede Record, onde participou da Escolinha do Barulho. Aos 84 anos, ele já fez diversos filmes, como 'Antes que Eu me Esqueça' e 'Treme Treme', e peças de teatro.


++Saiba mais sobre a história da TV brasileira em grandes obras disponíveis na Amazon

Biografia da televisão brasileira, Flávio Ricco, 2017 - https://amzn.to/2UytpVZ

101 atrações de TV que sintonizaram o Brasil, Patrícia Kogut, Ebook - https://amzn.to/38a79FJ

História da televisão no Brasil: Do Início aos Dias de Hoje, Ana Paula Goulart Reibeiro, 2010 - https://amzn.to/2UBbYUz

A televisão levada a sério, Arlindo Machado, Ebook - https://amzn.to/3744s7z

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W