Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Curiosidades / Cinema

40 anos do Framboesa de Ouro: veja quem são os maiores "vencedores" do prêmio

As categorias vão de "Pior filme" a "Pior canção original"; até mesmo alguns gigantes de Hollywood foram premiados

Vinicius Barbosa, supervisionado por Thiago Lincolins Publicado em 24/04/2021, às 00h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Cena do filme “Breaking Dawn - part II” (“Amanhecer - parte II”) - Divulgação
Cena do filme “Breaking Dawn - part II” (“Amanhecer - parte II”) - Divulgação

Já teve o pensamento de que algo ou alguém era tão ruim em algo, que merecia um prêmio? Se sim, a ideia já foi criada pelo Framboesa de Ouro, ou Razzie, em 1981, que anualmente, são premiados os piores filmes do cinema em categorias opostas às do Oscar. 

Em seu primeiro ano, o prêmio já contava com indicações de filmes que viriam a ser conhecidos no Brasil e sucessos de bilheteria, como o terror “Sexta-feira 13” (1980), dirigido por Sean S. Cunningham

Em um tom satírico e humorado, o prêmio não se submete somente a indicar filmes “Trash”, e tem atores com nomes de peso na lista. 

Entre os atores que já ganharam tanto o Oscar quanto o Razzie, estão Marlon Brando, Sandra Bullock, Halle Berry, Al Pacino, Nicole Kidman, Ben Affleck (que ganhou 3 prêmios).

A única a ganhar os dois prêmios no mesmo ano, claro que em filmes diferentes, foi Sandra Bullock, sendo o Oscar pelo aclamado “Em um sonho impossível” e o Framboesa por “Maluca paixão”, em 2010. Sandra compareceu à cerimônia do Razzie com cópias de DVDs de seu filme, e distribuiu para todo o público votante. 

Os maiores “ganhadores” do prêmio

Entre os atores mais indicados, temos Sylvester Stallone com 20 indicações, sendo “vencedor” em 7 oportunidades, inclusive o de Pior Ator do Século durante a década de 90. Em seguida, temos Adam Sandler e Madonna empatados com 12, e John Travolta com 10 indicações.

Com a edição especial marcada para amanhã, 23 de abril,  o 'Pior Filme' em 2021 não podia ser diferente, e conta com “365 dias”, “Absolute Proof”, “Dr Dolittle”, “Ilha da Fantasia” e “Music”.

Abaixo, separamos alguns dos não tão falados filmes consagrados com o pior prêmio possível para um artista do cinema.

1. “Cada um tem a gêmea que merece” (“Jack and Jill”) 

A comédia estrelada por Adam Sandler em 2012, conseguiu ganhar TODAS as categorias. Sandler ainda levou para casa o prêmio de Pior Ator e Pior Atriz, por interpretar ambos os irmãos do filme.

No filme, é contada a história de um publicitário renomado chamado Jack, que tem seu mundo virado de cabeça para baixo com a visita de sua irmã Jill, no dia de Ação de Graças.


2. “A Reconquista” (“Battlefield Earth”)

Em 2000 foi a vez de John Travolta, com seu filme que se passa no ano 3000 e conta a história de um planeta Terra derrotado e escravizado pelos alienígenas da raça Psyclos. O Sci-Fi levou 9 prêmios, incluindo de Pior Ator para Travolta e Pior Diretor, para Roger Christian.


3. “Eu sei quem me matou” ou “I know who killed me”

O filme conta sobre o desaparecimento da estudante Aubrey Fleming, interpretada pela atriz Lindsay Lohan, que é encontrada inconsciente duas semanas após o sumiço. O Thriller levou para casa 8 razzies, como Pior Filme de Terror, Pior Roteiro e Pior Desculpa para Filme de Terror.


4. “Breaking Dawn - part II” (“Amanhecer - parte II”)

Chegamos no romance/ação teen mais famoso entre os jovens e mais lucrativo nas bilheterias, que tem seu lugar no pódio. A história de 2012 se passa após o casamento de Bella e Edward e o nascimento de sua filha, Renesmee, que é ameaçada pelos Volturi, uma família de vampiros do mal.

Com isso, se juntam a Jacob e outros clãs de vampiros para salvar a criança. O último ato da saga recebeu 7 Framboesas de Ouro, onde se destacam as categorias de Pior Atriz, para Kristen Stewart e Pior Ator Coadjuvante, para Taylor Lautner como Jacob


5. “CATS” 

A recente adaptação de 2019, do musical da Broadway “Cats” foi, apesar de possuir um elenco enxuto de talentos como Taylor Swift, Idris Elba e Ian McKellen, um fiasco. 

É contada a vida sobre uma tribo chamada Jellicles. Anualmente, os felinos tem que conseguir uma melhor e nova vida. O musical levou para casa 6 prêmios, como Pior Fotografia e Pior Roteiro. Talvez sete vidas não sejam o suficiente para salvar esses gatos.  


6. "Fifty Shades of Grey” (“Cinquenta Tons de Cinza”)

Baseado nos contos eróticos da autora britânica E. L. James, o filme de 2015 conta a vida de Anastasia Steele, uma jornalista que conhece e se envolve com o bilionário atormentado e sedutor Christian Grey. Foram 5 Razzies, sendo eles o de Pior Ator para Jamie Dornan e Pior Atriz para Dakota Johnson, provando que realmente formam um casal entrosado no longa.


7. “Catwoman” (“Mulher-Gato”)

Adaptações das HQs também têm seu espaço na lista, representados pelo filme de ação da antagonista do herói Batman. Selina Kyle é uma mulher tímida, dotada de velocidade, reflexos e sentidos de um felino no grupo denominado de anti-heróis.

Interpretada pela vencedora do Oscar, Halle Berry, em 2004 levou 4 prêmios, como Pior Atriz para a protagonista e Pior Diretor para Pitof


8. “Emoji: o filme”

A trama de 2017 se passa na cidade de Textopolis, onde os emojis mais usados vivem e trabalham. O filme não ficou tão conhecido quando exibido nos cinemas, mas mesmo assim conseguiu levar 4 prêmios, onde se destacam o de Pior Diretor por Tony Leondis e Pior Roteiro.


9. “Holmes & Watson”

O detetive fictício mais notório da história também não conseguiu escapar, levando 4 prêmios em 2018. O enredo traz Sherlock (Will Ferrell) e o médico, Dr. Watson (John C. Reilly) como investigadores, porém com um tom cômico, até demais.

Foi um sucesso de bilheteria, arrecadando 41 milhões de dólares, porém um fracasso de crítica. Para a premiação foi a Pior Fotografia e O Pior Remake daquele ano. 


10. “Rambo- first blood part 2” (“Rambo 2 - A missão” )

A sequência de 1985 estrelada por Sylvester Stallone, um dos atores mais indicados ao Framboesa, mostrou a continuação do clássico Rambo que é solto da prisão para operar como soldado do governo em uma missão secreta no Vietnã. Foram 4 títulos para o filme, incluindo de Pior Ator para Stallone e Pior Canção Original para “Peace in Our Life”. 

E para você, tem algum filme que merecia estar na lista? Algum não merecia? Aquele filme que você ama, mas todo mundo odeia? Comente a sua premiação!