Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Curiosidades / Curiosidades

Do homem que sumiu num avião ao cadáver misterioso: 5 casos que desafiam a realidade

Alguns mistérios do passado ainda intrigam os pesquisadores por sua resolução indefinida. Confira!

Redação Publicado em 03/12/2020, às 15h23

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
A múmia do alpinista George Mallory (à esq.) e o enterro do desconhecido australiano (à dir.) - Divulgação (esq.) / Wikimedia Commons (dir.)
A múmia do alpinista George Mallory (à esq.) e o enterro do desconhecido australiano (à dir.) - Divulgação (esq.) / Wikimedia Commons (dir.)

Após séculos de histórias analisadas e investigadas, historiadores, arqueólogos e estudiosos continuam trabalhando, dia após dia, para solucionar os mistérios do passado.

No entanto, alguns casos carregam diversos segredos, impactando diretamente em obstáculos que impedem a conclusão por parte de pesquisadores.

Pensando nisso, o site Aventuras na História separou 5 casos curiosos não solucionados que ainda desafiam a nossa realidade. 

1.George Mallory 

A múmia do alpinista George Mallory / Crédito: Divulgação

George Mallorye seu amigo Andrew Irvine partiram, em 1924, para uma aventura congelante no Monte Everest. Mallory tinha como objetivo escalar o pico da montanha, que tem a maior altitude da Terra, com aproximadamente nove mil metros acima do nível do mar, e deixar lá a foto de sua filha.

Porém, após algumas horas após a subida, a dupla desapareceu, e nunca mais foi vista. Ninguém sabe, portanto, se os homens conseguiram atingir o topo.

Após 75 anos do incidente, os Estados Unidos, em pesquisa realizada com a BBC, abriu uma inspeção em busca dos corpos dos alpinistas, localizando o cadáver de George Mallory. 

O mais curioso é que o corpo estava em ótimas condições de conservação, passando por um processo natural de mumificação por conta das temperaturas da montanha.

Além disso, o homem foi achado com roupas inadequadas para o esporte de alpinismo, estando apenas com uma jaqueta, um suéter, uma calça de lã, e meias altas com botas.

O corpo ainda exibia um cabo travado em seu peito. Já a foto de sua filha não foi encontrada com ele, o que faz com que algumas pessoas acreditem que ele conseguiu completar seu objetivo.

2. Voo 305

Cartaz de procurado de Dan Cooper / Crédito: Wikimedia Commons

Num dos casos não solucionados mais bizarros dos EUA, um Boeing 727 relizava voo até Seattle sem grandes problemas até que um de seus passageiros abordou uma comissária anunciando a tragédia: ele estava armado com bombas e sequestrou o avião.

De identidade desconhecida, o criminoso ficou conhecido como Dan Cooper. O criminoso exigiu 200 mil dólares para liberar os passageiros, e mais um caminhão de combustível para abastecer a aeronave e fugir com ela.

O desespero foi tamanho que, ao comunicar-se com a empresa aérea, o comandante foi instruído a aceitar as condições do sequestrador, que, ao chegar a Seattle, recebeu o dinheiro.

No ar novamente, Cooper completou seu plano: abriu um compartimento da nave e pulou de paraquedas, desaparecendo para sempre. O FBI encontrou somente o equipamento paraquedas e uma gravata em solo.

3. Mary Celeste

Ilustração do Mary Celeste / Crédito: Wikimedia Commons

Este tópico compreende um caso extremamente bizarro de um navio mercante de origem estadunidense que saiu de Nova York em novembro de 1872, mas nunca chegou a seu destino: Gênova.

Desaparecido, ele foi encontrado apenas um mês depois, à deriva nos arredores dos Açores, pela embarcação Dei Gratia, da frota canadense.

Porém, o mais bizarro deste caso foi o fato da nave ter sido localizada completamente vazia, apesar do bom estado. Sua tripulação havia desaparecido, junto com os botes salva vidas. Porém, a maioria dos suprimentos da embarcação estavam intactos.

Muitas dúvidas ainda pairam esse caso. Especula-se sobre as causas do incidente, falando-se em trombas d’água, tempestades e até ataque de lulas gigante. O caso foi inspiração até para um conto macabro de Arthur Conan Doyle.

4. Tamán Shud 

O sujeito e seus pertences pouco usuais para a região onde foi encontrado / Crédito: Wikimedia Commons

A história de Tamán Shud, começa, na verdade, pelo fim. Esse foi o nome que deram para um cadáver que foi achado em uma praia de Somerton, em Adelaide, Austrália, em dezembro de 1948.

Até hoje, no entanto, a identidade do homem é um mistério. Sua descoberta ficou famosa pelos restos terem sido encontrados com pertences bem incomuns para a área: estava de terno numa orla com passagens de trem e de ônibus. Além disso, carregava cigarros, um pente, fósforos, chiclete, e num bolso falso da calça havia um bilhete com os dizeres: “Tamán Shud”. 

A partir de investigações, as autoridades descobriram que o papel fazia parte de um livro chamado The Rubaiyat, com um exemplar foi encontrado no banco de um veículo perto da praia, um dia antes de sua morte. O carro, por sua vez, era propriedade de outra pessoa, que não fazia ideia do ocorrido.

Olhando mais de perto, descobriram que o homem tinha escrito no pedaço de papel o telefone de uma enfermeira. Porém, quando os oficiais a contataram, ela disse que tinha presenteado outro homem, que estava vivo, com o livro.

As conspirações a respeito do homem vão desde a crença de que ele era um espião, e por isso não andava com documentos, ou até que teria tido relação com a enfermeira, que na época teria omitido conhecer o homem pois também era uma agente secreta.

5. Voo 19 

Dois aviões Grumman TBF Avengers / Crédito: Wikimedia Commons

Em um dos casos mais famosos que criaram a reputação do Triângulo das Bermudas, o treinamento de cadetes do exército dos EUA acabou em tragédia. Cinco aviões Grumman saíram da Flórida rumo ao Atlântico para uma simulação de ataque. Quatorze jovens militares estavam envolvidos diretamente no voo, ocorrido em 1945.

Após desvios de rota que levaram os cadetes a se perderem, existiram comunicações finais com as aeronaves, que receberam as ordens de retorno à base. Porém, estranhamente nunca aconteceu: o esquadrão desaparecera sem deixar mais registros.

O mais bizarro é que foi lançada uma nova missão de resgate atrás dos jovens, que também perdeu a comunicação com a base e desapareceu. Isso levou à presunção da morte de 14 cadetes e 13 militares de resgate.


++Saiba mais sobre o tema por meio de grandes obras disponíveis na Amazon Brasil:

Grandes Mistérios da História: A teoria da conspiração e os segredos por trás dos acontecimentos, de Sérgio Pereira Couto (2015) - https://amzn.to/3e7h9CC

O livro das conspirações, de Edson Aran (2016) - https://amzn.to/2Y5gpIU

Política, Ideologia e Conspirações, de Garry Allen e Larry Abraham (2017) - https://amzn.to/30MLQZZ

A conspiração franciscana, de John Sack (2007) - https://amzn.to/3fq3N4P

Conspiração Terra Plana, de Ricardo Max (2018) - https://amzn.to/2AH2Sy5

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W