Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Curiosidades / Personagem

5 coisas que você encontraria na residência do rei Henrique VIII

De bugigangas perigosas a animais exóticos, o Rei da Inglaterra era conhecido por ser dono de coisas insólitas

André Nogueira Publicado em 20/10/2019, às 09h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Getty Images - O monarca
Getty Images - O monarca

1. Capacete 

Crédito: Royal Armouries Museum

O capacete adornado com chifres, em forma de um rosto demoníaco, foi um presente a Henrique VIII dado pelo Sacro Imperador Romano Maximiliano I, em 1514. No conjunto, existia uma armadura, no entanto, o paradeiro é desconhecido. Sabe-se que Henrique manteve o presente, com o capacete, mas após usa morte, seu bobo da corte surrupiou o resto da escultura.

2. Pistola insólita

Crédito: Royal Armouries Museum

Conhecido como Cajado Ambulante do Rei, trata-se de uma engenhosa arma que escondia em sua estrutura três canos que servem de pistola. Aparentemente, Henrique VIII costumava andar pelas ruas de Londres a noite brandindo sua arma para checar se os policiais estavam trabalhando. Inclusive, numa dessas situações, o monarca realmente foi preso, pois não foi reconhecido pelo guarda. Resultado: no dia seguinte, quando se entendeu o que ocorrera, o policial recebeu um belo aumento.

3. Botas de futebol

Crédito: Wikimedia Commons

Segundo relatos escritos, em 1526, Henrique VIII fez uma encomenda de um par de chuteiras para futebol feitas de couro de alto valor. 14 anos depois, ele proibiu o esporte, por supostamente criar tumultos.

4. Braguilha gigante (para caber uma arma)

Crédito: Domínio Público

Henrique VIII foi responsável pela disseminação das capas de pênis, que eram vistas como símbolos de virilidade. O rei era dono do maior pedaço de pano de todos, reafirmando a masculinidade, e no final de sua vida, esses longos tecidos eram espaçosos o suficiente para caber objetos como armas e joias.

5. Marmoset

Crédito: Wikimedia Commons

Henrique VIII adorava animais e tinha diversos bichos exóticos em seu palácio, como pássaros, furões e outros. Um dos seres mais estranhos que o rei da Inglaterra possuía era um marmoset, uma bizarra espécie de pequeno primata, de olhos grandes e corpo parecido com o de um mico, com o sagui. Também teve, por receber de presente do rei Haakon IV da Noruega, um urso polar que ficou alojado na Torre de Londres.


Saiba mais sobre a trajetória de Henrique VIII:

1. As seis mulheres de Henrique VIII, de Antonia Fraser (2009) - https://amzn.to/2VQYjYm

2. Henrique VIII, de William Shakespeare (2012) - https://amzn.to/32tXR4M

3. Xeque-mate da rainha: A história de um amor proibido dentro da perigosa corte de Henrique VIII, de Elizabeth Fremantle (2016) - https://amzn.to/35OjO0w

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível de produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a revista Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.