Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Curiosidades / Bizarro

5 coisas insólitas que foram respondidas pelos Mythbusters

Das consequências de espirrar com olhos abertos à sobrevivência de Jack e Rose no naufrágio do Titanic, eles desmistificaram inúmeros mitos populares

Isabela Barreiros Publicado em 03/09/2020, às 07h00 - Atualizado em 18/04/2023, às 17h54

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Divulgação da série Mythbusters (2003) - Divulgação/Discovery
Divulgação da série Mythbusters (2003) - Divulgação/Discovery

Com o primeiro episódio ao ar na Discovery em 23 de janeiro de 2003, a série Mythbusters (em português, Os Caçadores de Mitos), já conseguiu 18 temporadas. A longevidade do programa de televisão mostra como muitas pessoas estão interessadas em saber a verdade sobre mitos urbanos e algumas teorias frequentemente difundidas.

Alguns dos episódios de Mythbusters revelaram informações insólitas e desmistificaram muitas afirmações que ouvimos falar ao longo da vida. De maneira bem-humorada, os apresentadores nos apresentam a situações problema que foram muitas vezes imaginadas por nós — mas algumas são tão estranhas que provavelmente nem pensamos.

Confira a seguir 5 vezes em que os Mythbusters nos revelaram coisas inusitadas:

1. Titanic

Crédito: Divulgação/Discovery

O filme Titanic, lançado em 1997, causou um desconforto enorme em seus espectadores logo no final. Quando Jack e Rose são lançados ao mar e tentam sobreviver nos destroços do navio “inafundável”, o famoso personagem de Leonardo DiCaprio não sobe em um pedaço de madeira que anteriormente fazia parte da embarcação. Apenas Rose sobe e sobrevive.

A situação era, no mínimo, estranha, porque parecia que cabia mais alguém naquele pedaço de entulho. A partir disso, os Mythbusters tentaram responder a esse questionamento e a conclusão foi a mesma: eles poderiam, ambos, sobreviver. Para os apresentadores, se o casal tivesse amarrado seus coletes salva-vidas sob a madeira, ele poderia flutuar mais facilmente. Mesmo com o experimento, o diretor do filme James Cameron ainda não concorda com a tese.


2. Pedaço de gelo

Pedaços de gelo que ficam na parte superior de qualquer estrutura podem causar medo. Se eles caíssem em uma pessoa, ela morreria? Essa foi a pergunta que os Mythbusters tentaram responder em um certo episódio. E a resposta, por mais assustador que seja, foi positiva, testada a partir de um experimento curioso.

Em vez de usar uma pessoa como cobaia, que poderia se tornar uma vítima, eles colocaram um bife para representar o corpo humano. Em seu site, os apresentadores do programa afirmaram que um "pedaço de gelo com mais de 1,5 metro de comprimento caindo de cerca de 4,5 metros penetrou completamente em um bife", confirmando nosso medo.


3. Espirrar com os olhos abertos

Crédito: Divulgação / Discovery

Esse provavelmente é um mito urbano muito popular. A ideia é a seguinte: se você espirrar com os olhos abertos, as consequências serão drásticas para a sua visão, porque eles irão sair de seu rosto, voando para fora devido a força do espirro dado por você.

Felizmente, essa teoria não passa de lenda. A órbita do olho possui total capacidade de manter as bolas em seu devido lugar, naturalmente, mesmo com a ação violenta decorrente do espirro. Portanto, pode espirrar com os olhos abertos à vontade, porque eles permanecerão em seu rosto.


4. Detector de movimento

Crédito: Divulgação / Discovery

Um dos experimentos mais interessantes já retratados no programa televisivo, o teste feito com um lençol e um detector de movimentos causou uma confusão mental nos telespectadores.

De fato, quando se coloca um lençol em sua frente, é possível passar irreconhecível a um detector de movimento, enganando-o facilmente. Conforme descrito no site dos Mythbusters, a causa disso foi que "o lençol absorveu o suficiente das ondas ultrassônicas para mitigar quaisquer sinais de retorno".


5. Fita adesiva

Crédito: Divulgação / Discovery

Construir coisas parece uma tarefa muito difícil, que demanda ferramentas adequadas para sua realização. Essa foi uma afirmação contestada por um experimento feito no programa, no qual os apresentadores desenvolveram inúmeros itens usando apenas um utensílio muito particular: uma fita adesiva.

De acordo com o site dos Mythbusters, eles conseguiram construir "um trabuco grande, abrigo, corda, caiaques, roupas, canoas, uma ponte, um barco a vela, um canhão e até mesmo um barco cheio avião em escala”.  Para provar o ponto recorrendo a uma situação drástica, eles até mesmo sobreviveram uma semana em uma ilha usando apenas o mesmo artefato.