Curiosidades » Entretenimento

Do quinto membro a perda de Paul: 5 curiosidades sobre os Beatles

Na obra Dossiê Beatles, o escritor Daniel Rodrigues Aurélio revela fatos impressionantes e poucos conhecidos sobre os garotos de Liverpool

Victória Gearini Publicado em 09/02/2021, às 19h48

Os Beatles em julho de 1964
Os Beatles em julho de 1964 - Getty Images

Formada na década de 1960, a banda de rock inglesa The Beatles ficou mundialmente famosa e, ainda hoje, é reverenciada devido suas belas canções. Mesmo após décadas do fim do grupo musical, os integrantes John Lennon, Paul McCartney, George Harrison e Ringo Starr continuam inspirando gerações futuras de músicos. 

Os garotos de Liverpool, como também ficaram conhecidos, quebraram diversos recordes de vendas e ainda hoje lideram a lista de artistas mais vendidos de todos os tempos. Com sete Grammy Awards, quatro Brit Awards, um Oscar na categoria Melhor Trilha Sonora Original e quinze Ivor Novello Awards, os cantores entraram para a lista das 100 pessoas mais importantes do século 20, segundo a revista Time.

Contudo, a vida pessoal dos integrantes sempre foi alvo de especulações e esteve diante dos holofotes. Na obra Dossiê Beatles, de Daniel Rodrigues Aurélio, o autor revela fatos poucos conhecidos sobre a vida íntima dos músicos. Além disso, o escritor esmiúça registros de entrevistas, shows, cartas, discos e muito mais.

Pensando nisso, o site Aventuras na História selecionou 5 curiosidades presentes na obra, que encontra-se disponível em formato audiolivro na Tocalivros e eBook na Amazon.

Confira abaixo.

1. O quinto Beatle 

A icônica fotografia dos Beatles na Abbey Road / Crédito: Divulgação / Iain MacMillan

 

Segundo o livro de Aurélio, o quinto Beatle na verdade poderia ser representado por duas pessoas: o produtor George Martin e o empresário Brian Epstein. Conforme a obra retrata, ambos teriam sido fundamentais para alavancar a carreira dos garotos de Liverpool.


2. O envolvimento de Michael Jackson

De acordo com a revista Rolling Stone, em 1985, o ídolo popMichael Jackson comprou a ATV Music, que na época era avaliada em U$ 47,5 milhões. Contudo, a produtora detinha 263 canções feitas pela banda The Beatles, ou seja, o Rei do Pop passou a ter direitos sobre algumas das obras.


3. Influência da imagem e som

Antes mesmo da criação de canais de videoclipes, os garotos de Liverpool já trabalhavam com a ideia de imagem e som atreladas a música e vídeo. Conforme escreveu Aurélio, gravações das canções Paperback Writer e Rain teriam sido enviados à TV, como uma forma de estratégia para destacar a banda das demais.


4. O sucesso mundial 

Os Beatles quando chegaram em Nova Iorque, em 1964 / Crédito: Wikimedia Commons

 

Conforme revelou a revista Rolling Stone, ao longo dos anos, a famosa banda inglesa vendeu mais de 2 bilhões de cópias de LP’s, EP’s, K-7’s, singles, CD’s e DVD’s, comprovando o tamanho do sucesso dos músicos e a influência deles para as gerações futuras de artistas. 


5. A trágica perda de Paul 

Aos 14 anos, quando estudava no Liverpool Institute for Boys, Paul McCartney foi abalado pela morte de sua mãe, chamada Mary. Após realizar uma mastectomia, a matriarca — que sofria com um câncer de mama — acabou vindo ao óbito depois de ter uma embolia.


Clique aqui para adquirir o audiolivro!

Clique aqui para adquirir o eBook!


+Saiba mais sobre o tema por meio de grandes obras disponíveis na Amazon:

Dossiê Beatles, de Daniel Rodrigues Aurélio (2013) - https://amzn.to/3d4qBsK

The Beatles. História, Discografia, Fotos e Documentos, de Vários Autores (2014) - https://amzn.to/3705Iez

The Beatles, de Steve Turner (2016) - https://amzn.to/3a2XSTf

Paul Está Morto – Quando Os Beatles Perderam Mccartney, de Paolo Baron e Ernesto Carbonetti (2020) - https://amzn.to/3rDPyzm

Beatles 1966: o ano Revolucionário, de Steve Turner (2018) - https://amzn.to/3a5Q03w

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W