Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Curiosidades / Arqueologia

5 curiosidades sobre a intrigante saga das múmias de Venzone

Quando os moradores de Venzone descobriram um incrível fenômeno entre os mortos da região, um hábito singular começou a fazer parte do cotidiano do vilarejo

Redação Publicado em 08/12/2020, às 09h30

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
As múmias de Venzone - Divulgação
As múmias de Venzone - Divulgação

Venzone é uma comunidade italiana que ficou famosa pelo incrível fenômeno misterioso que ocorria com os cadáveres que eram enterrados naquela região, que fez com que os moradores adquirissem um insólito hábito com os mortos. 

Pensando nisso, o site Aventuras na História separou 5 curiosidades que permeiam as múmias de Venzone.

1. Múmias naturais

Uma idosa segura uma múmia / Crédito: Divulgação

Por anos, os moradores da comuna de Venzone se depararam com um sinistro fenômeno que ocorria com os mortos que ali eram enterrados.

Surpreendentemente, os cadáveres de Venzone não passavam por um processo de decomposição completa, transformando-se então em múmias naturais, permanecendo incrivelmente conservados e até mesmo reconhecíveis por seus familiares e amigos.

2. Visita ilustre

Múmias de Venzone sendo desenterradas / Crédito: Divulgação

As múmias foram descobertas em 1647, quando desenterraram o primeiro corpo em um processo de remanejamento do cemitério. Depois que a primeira múmia foi revelada, os moradores locais conseguiram encontrar aproximadamente mais 40 corpos do mesmo jeito.

Nos anos seguintes, as múmias viraram uma atração turística regional, dando ao lugar uma fama macabra e misteriosa, recebendo diversas pessoas que estavam curiosas para entender o que acontecia no vilarejo italiano. Diz a lenda, ainda, que até mesmo Napoleão Bonaparte passou pela região para admirar as múmias.

3. Hábitos mórbidos

Um idoso segura uma múmia / Crédito: Divulgação

De acordo com as histórias locais, a inusitada forma dos corpos, que se mostravam quase que totalmente conservados, fez com que pudessem ser facilmente identificados. Assim, muitos dos habitantes da comunidade desenterrassem os cadáveres em busca de seus parceiros, filhos, irmãos, parentes e amigos mortos.

O hábito, na verdade, se tornara comum para aqueles que, com saudades de seus amados falecidos, encontraram uma forma de "passar um tempo" com os que já se foram. 

4. Mistério revelado?

Uma múmia sendo estudada / Crédito: Divulgação

Por muito tempo a conservação dos falecidos, que deixou os moradores da região complexos e os pesquisadores intrigados, era um grande mistério. Porém, após muitos estudos, a razão por trás da mumificação natural dos corpos foi revelada.

Os cientistas descobriram que o motivo para o fenômeno da preservação se deu porque, naquela região, havia um fungo microscópico chamado Hyphae tombicina que vivia principalmente nas catacumbas e nos caixões dos enterrados.

A ação do fungo, portanto, desidratava rapidamente os cadáveres antes mesmo que o processo de decomposição começasse, o que resultava, por sua vez, no retardamento do apodrecimento dos mortos. Contudo, outros profissionais discordam dessa possibilidade.

5. Atrações modernas

A cripta de San Michele, em Venzone / Crédito: Divulgação

Apesar de permear um ar macabro pela região, a comunidade de Venzone hoje continua sendo um local turístico na Itália. Todos os anos recebe diversos curiosos e amantes da arqueologia.

Atualmente as múmias podem ser encontradas no local em uma cripta especial construída especialmente para elas, chamada de cripta de San Michele, onde são preservadas e cuidadas por especialistas e museólogos. Além disso, as fotos das múmias ainda impressionam e fazem muito sucesso entre os internautas.


+Saiba mais sobre múmias por meio de grandes obras disponíveis na Amazon:

Sulle Mummie Di Venzone, Francesco Maria (2012) - https://amzn.to/3cDCzXd

O Enigma das Múmias. Segredos Históricos da Arte da Mumificação nas Civilizações Antigas, David Sentinnela (2008) - https://amzn.to/2KeuBaB

Segredos do Dinossauro Mumificado, 2017, Estados Unidos, 53 min (Amazon Prime Vídeo) - https://amzn.to/2w5nJJp

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W