Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Curiosidades / Religião

5 curiosidades sobre as igrejas subterrâneas de Lalibela

As capelas da Etiópia surpreendem por terem sido esculpidas diretamente das rochas a partir do subterrâneo

Isabela Barreiros Publicado em 08/11/2021, às 14h27

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Uma das igrejas de Lalibela, na Etiópia - Divulgação/Youtube/The History Channel Brasil
Uma das igrejas de Lalibela, na Etiópia - Divulgação/Youtube/The History Channel Brasil

Construções religiosas costumam surpreender por sua magnitude, que expressariam o poder de Deus diante de suas criações. No cristianismo, igrejas podem ser erguidas com tamanha grandeza que chocam fiéis e ateus.

Na Etiópia, por exemplo, as igrejas de Lalibela são algumas das obras mais surpreendentes ligadas à religião já construídas. Foram batizadas em homenagem ao local onde estão, na região montanhosa de Lalibela, e continuam a intrigar visitantes.

Pensando nisso, o site Aventuras na História separou 5 fatos sobre essas construções impressionantes.

1. Construção

Igreja em Lalibela / Crédito: Divulgação/Youtube/Dobrar Fronteiras

As igrejas de Lalibela encantam por terem sido construídas de uma maneira muito particular: foram esculpidas diretamente das rochas a partir do subterrâneo e escavadas em pelo menos 40 metros embaixo da montanha e erguidas.

Depois de subirem do subsolo, as capelas foram moldadas em aberturas em formatos de cruz, que permitem que o sol penetre em seu interior. No entanto, pelo que se pode perceber, as áreas internas das instalações são ocas.


2. Datação

As capelas são únicas e isso pode ter se dado pelo período em que elas foram construídas. As análises de datação foram feitas por especialistas nas 11 construções identificadas na região de Lalibela.

Acredita-se que as igrejas tenham sido erguidas entre os séculos 7 e 13, no entanto, aponta-se que as construções mais interessantes são as que remontam especificamente ao século 12.


3. História

Uma das capelas / Crédito: Divulgação/Youtube/Dobrar Fronteiras

Ainda não se sabe exatamente o porquê das igrejas terem sido construídas, mas, para historiadores, a versão mais aceita é que o imperador Lalibela, que deu nome à cidade da Etiópia, quis erguê-las para criar uma “nova Jerusalém” em seu país”.

A ideia do rei era a de acolher os cristãos de sua nação com uma Terra Santa após sua viagem para Jerusalém em torno do ano 1187 a.C. Isso aconteceu pouco antes do território ser conquistado pelos muçulmanos, que interromperam as peregrinações cristãs.


4. Cristianismo

A Etiópia foi um dos primeiros países a adotar o cristianismo, na metade do século 4, estando presente no país há muito tempo. No entanto, o Cristianismo Ortodoxo Etíope já não é mais tão seguido nos dias de hoje.

Ainda assim, as raízes cristãs ainda permanecem como característica importante da nação e fazem com que as igrejas sejam importantes pontos turísticos e religiosos, recebendo peregrinos e cerca de 100 mil visitantes por ano.


5. Patrimônio mundial

Igreja construída a partir da rocha / Crédito: Giustino via Wikimedia Commons

Ao lado do Stonehenge, a Grande Muralha da China, as pirâmides do Egito, Chichén Itzá, entre muitas outras, estão as igrejas subterrâneas de Lalibela na lista de patrimônios mundiais da UNESCO.

As construções foram protegidas pela ONU logo no começo do projeto, em 1978, quando as autoridades mundiais perceberam que o turismo passou a trazer consequências negativas para as obras, que estavam sofrendo com a erosão e degradação.


+Saiba mais sobre arqueologia por meio de grandes obras disponíveis na Amazon:

Arqueologia, de Pedro Paulo Funari (2003) - https://amzn.to/36N44tI

Uma breve história da arqueologia, de Brian Fagan (2019) - https://amzn.to/2GHGaWg

Descobrindo a arqueologia: o que os mortos podem nos contar sobre a vida?, de Alecsandra Fernandes (2014) - https://amzn.to/36QkWjD

Manual de Arqueologia Pré-histórica, de Nuno Ferreira Bicho (2011) - https://amzn.to/2S58oPL

História do Pensamento Arqueológico, de Bruce G. Trigger (2011) - https://amzn.to/34tKEeb

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp 

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W