Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Curiosidades / Astronomia

5 curiosidades sobre a missão que chegou à Marte nos últimos dias

Altamente tecnológico, o rover Perseverance pousou no solo marciano na última quinta-feira, 18

Victória Gearini Publicado em 23/02/2021, às 17h49

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Ilustração do rover Perseverance descendo em Marte - Divulgação / Nasa
Ilustração do rover Perseverance descendo em Marte - Divulgação / Nasa

Na última quinta-feira, 18, o robô Perseverance, projetado pela Nasa, finalmente aterrissou no solo de Marte, após percorrer cerca de 480 milhões de km durante sete meses. 

Após deixar a Terra em julho do ano passado, a nave percorreu um longo caminho até aterrissar em uma cratera profunda com mais de 3,5 bilhões de anos, chamada de Jezero. O pouso foi concluído por volta das 17h56 do horário de Brasília. 

A missão tem o intuito de investigar vestígios de possíveis vidas passadas no Planeta Vermelho. De acordo com a BBC, os cientistas estão otimistas em encontrar a existência de micróbios fossilizados, e compostos orgânicos contendo carbono. 

Pensando nisso, o site Aventuras na História selecionou 5 curiosidades sobre esta importante missão.

Confira abaixo.

1. Tecnologia

Com sete tecnologias super inovadoras, o Perseverance custou cerca de 2,4 bilhões de dólares, o equivalente a quase 13 bilhões de reais. O robô altamente tecnológico pesa, ainda, em torno de uma tonelada e o tamanho se assemelha muito ao de um veículo esportivo.

O rover Perseverance, da NASA / Crédito: DIvulgação / NASA

Além disso, o Perseverance possui pernas com seis grandes rodas, braços robóticos capazes de coletar amostras de materiais e resíduos do planeta, e câmeras e sensores alocados em uma cabeça robótica.


2. Amostras

Com o intuito de trazer resíduos de Marte para a Terra, os cientistas desenvolveram uma espécie de boca para o robô, que é capaz de extrair núcleos de rochas, de maneira que preserve o material e não o pulverize.

Já os braços robóticos coletam as amostras do solo marciano e as embalam. De acordo com o relatório da Agência Espacial Americana, o objetivo é coletar cerca de 40 rochas de diferentes pontos da cratera Jezero, que serão armazenadas em tubos. Se tudo fluir como o esperado, os especialistas acreditam que no futuro será possível enviar uma tripulação para coletar essas amostras.


3. Câmeras

Imagem de Marte capturada pelo rover Perseverance, da NASA / Crédito: DIvulgação / NASA

Diferente de outros robôs utilizados em missões espaciais, o Perseverance possui uma tecnologia altamente preparada para qualquer cenário. Com 23 câmeras e microfones de alta definição instalados ao redor do veículo, o rover foi preparado para identificar qualquer vestígio de vida e fóssil no solo marciano. 


4. Mini helicóptero

Pesando em torno de 1,8 quilos, um mini helicóptero, chamado Ingenuity (Engenhosidade, em tradução livre), foi acoplado ao rover. Tal tecnologia permite que a nave seja liberada assim que o veículo encontrar uma região mais estável para continuar a missão. 

Além disso, o “companheiro” do Perseverance está sendo utilizado de teste entre os cientistas, que estão otimistas para que o mini helicóptero consiga sobrevoar fora da superfície da Terra.


5. Pouso

Considerado o quinto rover da NASA a pousar em Marte, o Perseverance viajou durante sete meses até chegar ao seu destino final. Contudo, antes de aterrissar na cratera Jezero, o veículo enfrentou alguns momentos de turbulência. 

A máquina atingiu a atmosfera do Planeta Vermelha, a uma velocidade de 20 mil quilômetros por hora, sendo protegida por um escudo térmico que ajudou a conter as altas temperaturas geradas a partir do atrito entre o veículo e a atmosfera. Após estabilizar a temperatura, os paraquedas foram acionados para conter o impacto durante a descida até a superfície. Em seguida, um “guindaste” aéreo o posicionou no solo marciano. 


+Vídeo explicando como foi o pouso:


++ Saiba mais sobre missões espaciais por meio de obras disponíveis na Amazon:

Picturing Apollo 11: Rare Views and Undiscovered Moments (Edição Inglês), de J. L. Pickering e John Bisney (2019) - https://amzn.to/2UcNKiD

NASA Mission AS-506 Apollo 11 Owners' Workshop Manual: 50th Anniversary of 1st Moon Landing (Edição Inglês), de Christopher Riley e Philip Dolling (2019) - https://amzn.to/2AEMRbO

Moonshot: The Flight of Apollo 11 (Edição Inglês), de Brian Floca (2019) - https://amzn.to/2XA5LK0

Moonfire - the epic journey of apollo 11 (Edição Inglês), de Colum Mccann (2020) - https://amzn.to/3ePsCqA

Moonbound: Apollo 11 and the Dream of Spaceflight (Edição Inglês), de Jonathan Fetter-Vorm (2019) - https://amzn.to/2Ue8iHo

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W