Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Curiosidades / Música

5 curiosidades sobre o icônico show do Queen no Live Aid, ocorrido há 36 anos

Relembre um dos mais lendários shows da história da música

Isabela Barreiros, sob supervisão de Thiago Lincolins Publicado em 14/07/2021, às 09h42

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Retrato do grupo Queen durante sessão fotográfica para o single 'Bohemian Rhapsody' - Divulgação/EMI
Retrato do grupo Queen durante sessão fotográfica para o single 'Bohemian Rhapsody' - Divulgação/EMI

Há 36 anos, o mundo viveu o icônico Live Aid, um dos maiores shows da história que contou com mais de 70 bandas e cantores. Além do público presente, milhões de televisões ao redor do planeta transmitiram as performances em 13 de julho de 1985. 

Enquanto 30 artistas apresentavam suas músicas no estádio de Wembley, em Londres, outras 40 tocavam e cantavam ao vivo no John F. Kennedy, na Filadélfia. Os londrinos presenciaram ao vivo a lendária banda Queen, que compareceu mesmo com alguns problemas.

O site Aventuras na História separou 5 curiosidades sobre os bastidores do show do Queen, confira!

1. Durante a turnê

O longa-metragem Bohemian Rhapsody fez sua própria versão do Live Aid: na ficção, os músicos estavam se encontrando e reatando relações perdidas depois de uma discussão séria. A verdade, porém, era outra.

A vida real foi bem diferente do que foi mostrado no filme. Os membros do Queen estavam bastante juntos durante a turnê que estavam fazendo há quase um ano antes do icônico show. Eles estavam promovendo o álbum The Works na época das performances.


2. Freddie Mercury

O show foi, de fato, muito significativo para a banda e para Freddie Mercury de maneira especial. Na produção que conta a história do grupo, porém, o evento se torna ainda mais importante porque o cantor revela aos membros que tinha sido diagnosticado com HIV durante os ensaios.

No entanto, a história verdadeira é que os artistas não ficaram sabendo do diagnóstico de Freddie até dois anos após a célebre performance do Live Aid. A doença ficou escondida por algum tempo até Mercury decidir divulgar a sua situação.


3. Setlist

Hoje, a setlist do show do Queen no Live Aid é famosa e apreciada em todo o mundo. Na época, porém, os músicos estavam tendo problemas para definir as músicas que cantariam no lendário festival, o que eles revelaram em uma entrevista de 1985.

"Não sabemos realmente o que fazer, se tocar os sucessos ou tentar fazer algo novo, mas acho que em vinte minutos realmente temos que tocar coisas que as pessoas sabem e reconhecerão, você sabe, na Turquia ou onde quer que eles estejam assistindo”, disse Roger Taylor.


4. Egos

Ainda durante a famosa entrevista, os artistas foram perguntados sobre o suposto ego das estrelas convidadas para o show. Brian May começa a rir e diz: "Oh não, sem ego algum…Isso vai ser hilário."

Roger Taylor complementa dizendo que “isso vai ser caótico”, o que Freddie Mercury confirma: “Eu acho que vai ser caótico, sim. Tem que ser. Quer dizer, não somos todos crianças maravilhosamente comportadas, somos? Mas vai ser uma boa parte disso. Vai ter muito atrito e nós vamos tentar e ajudar uns aos outros, eu imagino."


5. Uma boa causa

As performances eletrizantes aconteceram por uma causa social e os fundos arrecadados foram enviados para ajudar no combate à fome na Etiópia. Brian May relembrou isso ao finalizar a entrevista, afirmando: “Todo mundo vai dar o seu melhor e é disso que se trata. Ganhe algum dinheiro para essas pessoas."

“Esse é [Bob] Geldof [um dos idealizadores do Live Aid], é isso que ele diz, você sabe. Queremos nos divertir muito e acho que o faremos, mas tudo se resume ao fato de que isso vai render muito dinheiro e, para variar, o dinheiro irá para o lugar certo”, concluiu o guitarrista.


+ Saiba mais sobre o tema por meio das obras a seguir disponíveis na Amazon:

Freddie Mercury - A Biografia Definitiva, Lesley-Ann Jones (2013) - https://amzn.to/2ulB7aJ

A Verdadeira História do Queen: Os bastidores e os segredos de uma das maiores bandas de todos os tempos, Mark Blake (2015) - https://amzn.to/2RcKaUL

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W