Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Curiosidades / Segunda Guerra

Obstáculos e conquistas: 5 curiosidades sobre a saga dos pracinhas na Segunda Guerra

Convocados para a tomada do Monte Castelo, os brasileiros passaram por algumas das batalhas mais intensas para a divisão

Pamela Malva Publicado em 17/01/2021, às 08h00 - Atualizado em 14/04/2022, às 08h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Soldados da Força Expedicionária Brasileira na Itália - Wikimedia Commons
Soldados da Força Expedicionária Brasileira na Itália - Wikimedia Commons

Durante os últimos momentos da Segunda Guerra Mundial, o Alto Comando aliado tinha uma meta muito clara em mente. Enquanto soviéticos avançavam pelo leste europeu, eles queriam conquistar a cidade de Bolonha até o Natal daquele ano de 1944.

Em resumo, tomar o território significaria manter o inimigo sob pressão na península italiana. Por outro lado, a ofensiva exigia a presença de uma divisão inteira, já que o 5º Exército norte-americano havia sido desfalcado no front italiano.

Com uma boa reputação entre os oficiais dos Estados Unidos, a Força Expedicionária Brasileira (FEB) foi a escolhida para ajudar os Aliados. Em novembro, então, a divisão já estava praticamente completa para marchar em direção a Bolonha.

Confira cinco fatos sobre a saga dos pracinhas na Segunda Guerra.

1. Falta de preparo

Os praças vão para a Europa / Crédito: Wikimedia Commons

Ainda que, de fato, a FEB tivesse um intenso treinamento, os soldados brasileiros não estavam prontos para uma guerra daquelas proporções. Em depoimento dado ao historiador César Maximiano, o veterano Newton Lascaléia explicou a situação.

“As únicas montanhas que eu tinha visto, de longe, no Brasil, foram o Pico do Jaraguá, em São Paulo, e o Pão de Açúcar, no Rio de Janeiro”, narrou. “De repente, me vi lá dentro da cordilheira apenina, enfrentando o começo de um inverno rigoroso. No nosso treinamento nunca se falou em montanha.”


2. Trabalho pesado

Fotografia de soldados da FEB / Crédito: Domínio Público

Durante a ofensiva, os brasileiros foram responsáveis por tomar o Monte Castelo, um dos principais pontos para a conquista. Só que o trajeto, feito ao lado dos EUA, não foi nada fácil: cada soldado carregava cerca de 25 kg de equipamentos nas costas.

Caminhando morro acima, eles eram obrigados a procurar abridor atrás de rochas ou estruturas naturais, já que a vegetação havia sido devastada pelos bombardeios. Os soldados, ainda por cima, deveriam livrar-se das minas e das metralhadoras alemãs.


3. Obstáculos

Soldados da Força Expedicionária Brasileira na Itália / Crédito: Wikimedia Commons

Como se o trabalho deles já não fosse complexo o suficiente, os soldados brasileiros viviam sob constante observação dos alemães. Para piorar, com a chegada do inverno, as temperaturas no front eram a maior das inimigas, podendo chegar aos -20ºC.

Correspondente de guerra, o jornalista Joel Silveira se lembrou se outros agravantes. “Na região de Monte Castelo tínhamos 24 horas de noite. O tempo todo tudo escuro por causa da fumaça”, contou, em textos dos Diários Associados na campanha brasileira.


4. Ataques falhos

Soldados da Força Expedicionária Brasileira em Monte Castello / Crédito: Domínio Público

Apesar de todos os percalços, os pracinhas fizeram o primeiro ataque ao Monte Castelo em 24 de novembro. Por falha na comunicação, a tentativa fracassou. Cinco dias mais tarde, a segunda investida, também arrasada, contou com 195 baixas da FEB.

Logo depois da batalha mais devastadora para os brasileiros, os soldados tiveram de retornar ao front. Em meados de dezembro, o comando decidiu tentar mais uma vez. Entretanto, após a perda de outros 145 homens, a ordem de retirada foi emitida.


5. Conquistas premiadas

Soldado brasileiro e nazista rendido / Crédito: Reprodução

Como o prazo inicial já tinha passado, a pressão para que os pracinhas tomassem Monte Castelo era enorme. Era questão de honra. O objetivo, então, foi atingido em pouco mais de 12 horas no dia 21 de fevereiro, após três meses de tentativas falhas.

Mais tarde, no dia 12 de abril, os brasileiros receberam a ordem para avançar em direção a Montaurigula. Na manhã do dia 15, os pracinhas tomaram da cidade depois de uma das batalhas mais sangrentas para as tropas brasileiras, somando 426 baixas.

Duas semanas depois da última conquista, a guerra na Itália chegou ao fim. Em homenagem aos pracinhas brasileiros, o Museu Militar da Força Expedicionária Brasileira foi construído no interior de um castelo do século 12.


+Saiba mais sobre a Segunda Guerra através de obras disponíveis na Amazon Brasil

Box Memórias da Segunda Guerra Mundial, de Winston Churchill (2019) - https://amzn.to/2JWtKex

A Segunda Guerra Mundial, de Antony Beevor (2015) - https://amzn.to/2Rr2xFa

A Segunda Guerra Mundial: Os 2.174 dias que mudaram o mundo, de Martin Gilbert (2014) - https://amzn.to/34DnO3T

Os mitos da Segunda Guerra Mundial, de Vários Autores (2020) - https://amzn.to/2VdiMXa

Continente selvagem: O caos na Europa depois da Segunda Guerra Mundial, de Keith Lowe (2017) - https://amzn.to/2RqF32D

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp 

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W