Curiosidades » Entretenimento

5 dicas infalíveis para ajudar na concentração na hora dos estudos

Saiba como aprimorar seus conhecimentos de maneira simples e tranquila

Redação Publicado em 13/07/2020, às 15h15

Imagem meramente ilustrativa
Imagem meramente ilustrativa - Divulgação / Pixabay

As vezes, quando estamos estudando em casa, é difícil manter a concentração, principalmente com várias coisas acontecendo ao mesmo tempo ao nosso redor. Pensando nisso, a Aventuras na História separou 5 dicas que podem lhe ajudar a manter o foco. 

Vale lembrar que, nem sempre, todas as dicas podem funcionar, pois cada pessoa tem suas próprias particularidades, entretanto, vale a pena conferir os métodos que mais se encaixam com a sua rotina de estudos. Confira abaixo:     

1. Rotina pré-estudos

A primeira dica infalível é criar uma rotina, tanto de estudos, quanto de pré-estudos, isto é, manter um ritual que possa ajudar a mente a absorver a matéria. É interessante que antes de começar a estudar, você faça um alongamento, meditação, yoga, ou até mesmo escute as suas músicas preferidas.

Esses métodos são importantes para manter o corpo e a mente relaxados. Por meio do Amazon Music, você tem acesso a inúmeras playlists do aplicativo que ajudam a manter o foco. Confira abaixo algumas opções: 


2. Cronograma de estudos e resumos

Para ter bons resultados, é importante fazer um cronograma de estudos, sendo útil para organizar e programar suas tarefas diárias. Por meio de metas é possível traçar objetivos mais claros, que ajudam a encaixar seus afazeres, o que permite desenvolver hábitos mais rápidos e eficazes de estudo.  

Outra dica interessante é montar um resumo do que aprendeu, após ter colocado em prática o seu cronograma de estudos. Tal método é importante para ajudar a absorver o conteúdo estudado.  


 3. Ambiente reservado e tranquilo 

Seja no seu quarto, no escritório ou em qualquer outro ambiente de sua casa, é importante manter organizado o cômodo que você desenvolverá seus estudos. Além disso, quanto mais confortável e silencioso o local for, maiores são as probabilidades de focar na matéria. 


4. Mexa pouco no celular 

O celular pode ser nosso melhor amigo, mas também um grande inimigo, isso porque algumas pessoas perdem a concentração quando ele está por perto. Para isso, estabeleça metas para usá-lo somente durante as pausas dos estudos. Às vezes se desconectar da tecnologia faz bem, não é mesmo?


5. Intervalos no estudo 

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, fazer pequenas pausas ao longo dos estudos é essencial para ajudar a assimilar o que aprendeu. Além disso, os intervalos aumentam a produtividade, na mesma medida que ajudam a mente absorver o conteúdo aprendido e a descansar para retornar em seguida. 

Vale lembrar que, cada pessoa tem suas próprias particularidades, portanto, não tente comparar sua rotina e cronograma de estudos com outros colegas, pois cada um possui suas próprias características e métodos. 


+Se você gostou das dicas assine o Amazon Music para ouvir as playlists listadas acima - https://amzn.to/2yiDA7W

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp 

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W