Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Curiosidades / Arqueologia

5 enigmas arqueológicos que você vai conhecer ao ler “Uma Ponte para Istambul”

Obra de Maria Filomena Bouissou Lepecki conta com artefatos que ainda intrigam muitas pessoas

Redação Publicado em 17/07/2021, às 10h00 - Atualizado em 19/07/2021, às 15h31

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem meramente ilustrativa - Image by Enrique Meseguer from Pixabay
Imagem meramente ilustrativa - Image by Enrique Meseguer from Pixabay

Ooparts - out of place artifacts - são objetos de interesse histórico, arqueológico ou paleontológico que se encontram em um contexto não usual, que desafiam a cronologia da história convencional.

[Colocar ALT]
A capa da obra /Crédito: Amazon

É como se estivessem à frente do seu tempo.Cinco deles estão presentes no romance Uma Ponte para Istambul,da autora Maria Filomena Bouissou Lepecki.

A obra se trata de uma ficção carregada de enigmas e contradição, em um passeio pela história do Oriente e do Ocidente.


1. Helicóptero de Abydos

[Colocar ALT]
Crédito: Divulgação/Vídeo/Youtube

Tem mais de 3 mil anos! Faz parte de um friso na parte superior interna do templo de Seti I, em Abydos, Egito. Arqueólogos explicam os hieróglifos como resultado de erosão ou de palimpsestos, ou seja, imagens superimpostas, numa reescrita.

Mas se alguém viu desenhado um helicóptero, um avião, um barco a motor e um submarino, não está sozinho.


2. Aeroplano de Saqqara

Dawoud Khalil Messiha, via Wikimedia Commons

Objeto egípcio feito há 200 a.C, chama atenção pela intrigante semelhança com uma aeronave, tecnologia que seria desenvolvida muito tempo depois. Também conhecido como pássaro de Saqqara, foi encontrado no ano de 1898 em escavações do sítio arqueológico de Saqqara, daí o nome, e hoje está guardado no Museu do Cairo.


3. Mapa de Piri Reis

Confeccionado em 1513 sobre couro de gazela, conservou as 9 cores da pintura e é, no mínimo, controverso. A Ilha de Marajó, que aparece em destaque, só seria descrita oficialmente pelos portugueses em 1530. A Antártica também aparece, 300 anos antes de seu descobrimento. E parece se utilizar de trigonometria esférica, que só seria desenvolvida três séculos depois.

Em 1929, este fragmento de mapa mundi foi encontrado em uma prateleira empoeirada do palácio Topkapi, em Istambul. Permanece na cidade, sob os cuidados da Biblioteca do palácio de Topkapi.


4. Moedas fenícias

Cunhadas entre 350 e 320 a.C, trariam um mapa microscópico disfarçado de grama sob as patas do cavalo. Suscitam as especulações de que os fenícios teriam feito uma viagem pré-colombiana para as Américas.  A moeda pertence à coleção particular de quem a revelou: o paleontólogo, geógrafo e professor do Mount Holyoke College, Mark McMenamin.


5. Baterias de Bagdá

Datados do século I (DC), são jarrinhos pequenos de cerâmica que gerariam eletricidade. Com um cilindro dentro, eles utilizariam as propriedades do ferro, cobre e um líquido ácido para gerar 1 volt. As Baterias de Bagdá faziam parte do acervo do Museu Nacional do Iraque até o ataque terrorista, em 2003.


Compre agora mesmo a obra Uma Ponte para Istambul, de Maria Filomena Bouissou Lepecki. 

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp