Curiosidades » Personagem

De se esconder de um ditador ao braço mecânico: 5 episódios cômicos envolvendo Elizabeth II

A rainha do Reino Unido já foi protagonista de diversos momentos engraçados, como quando imitou o som do pouso de um jato para um bispo

Isabela Barreiros Publicado em 15/06/2020, às 16h49

A rainha Elizabeth II
A rainha Elizabeth II - Getty Images

1. Quando uma cachorrinha invadiu sua lua de mel

Elizabeth II e um de seus muitos cães da raça Corgi / Crédito: Divulgação

 

A paixão da rainha por cachorros, especialmente da raça Pembroke Corgi, é muito conhecida ao redor do mundo. Mas tudo isso começou no seu 18º aniversário, quando ganhou a cachorrinha Susan. Elas se tornaram inseparáveis e nunca se largavam, mesmo em ocasiões importantes.

Em 1947, Elizabeth se casou com o Príncipe Philip, Duque de Edimburgo, e mesmo no evento real não quis abandonar Susan. Logo após assinarem os papéis, ela deu um jeito de esconder a cadelinha sob tapetes de sua carruagem. Dessa forma, a cachorrinha marcou sua incrível presença na lua de mel do mais novo casal real.


2.Escondendo-se de um ditador

O documentário da ITV britânica, Our Queen: Inside the Crown, sob a iniciativa do jornalista e biógrafo da realeza, Robert Hardman narrou um episódio insólito protagonizado pela rainha. No ano de 1978, ela estava passeando nos jardins do Palácio de Buckingham com seus cães quando percebeu a presença de o ditador romeno Nicolae Ceaușescu, que realizava uma visita de Estado. A monarca imediatamente se escondeu em um arbusto.

Além de demonstrar que não aprovava o evento de Estado, organizado pelo governo britânico, ela cedeu às pressões da imprensa. Ceaușescu não era popular entre o público e os noticiários criticaram duramente a visita. Segundo Hardman, “a imprensa começou a questionar o secretário de Relações Exteriores”.


3.A senhora conhece a rainha?

Elizabeth II com o público escocês que estava a sua espera / Crédito: Getty Images

 

Segundo Richard Griffin, ex-segurança real da rainha, durante uma visita ao palácio de Balmoral, Elizabeth não foi reconhecida por um grupo de turistas dos Estados Unidos. Eles perguntavam se ela morava na região e se já havia conhecido a monarca. Na ocasião, ela estava usando apenas um lenço na cabeça e um casaco.

Descontraída, a rainha respondeu que tinha uma casa nas proximidades e que nunca teve a chance de conhecer a figura, mas que o segurança sim. Assim, eles deixaram o local sem saber que haviam acabado de conhecer a própria Elizabeth II, em um episódio cômico e raro, visto que ela raramente dá entrevistas e, normalmente, só tem contato com o público em eventos oficiais.


4. Braço mecânico

Rainha Elizabeth II durante o evento Trooping the Colour / Créditos: Getty Images

 

No livro Queen of the World, escrito por Robert Hardman, que inspirou o documentário do canal HBO que leva o mesmo nome, a princesa Anne, filha de Elizabeth, afirmou que a mãe realmente possui um braço mecânico. Segundo ela, a rainha utiliza o adereço para acenar às multidões.

Um grupo de estudantes australianos teria dado o presente à monarca para que ela não ficasse cansada durante eventos oficiais. "Deram-lhe uma luva com uma alavanca de madeira que, quando pressionada, faz uma mão acenar. Eles talvez tenham achado um presente atrevido, mas Sua Majestade adorou", disse a princesa. No entanto, Hardman afirma que a rainha não o utiliza com frequência.


5. Imitando o som do pouso de um jato

Por mais que seja uma das figuras mais importantes da monarquia britânica, Elizabeth não perde o humor, e quem a conhece pessoalmente afirma que ela tem um ótimo senso de humor e um incrível talento para imitações.

Segundo a Associated Press, o bispo Michael Mann, capelão doméstico da monarca, declarou uma vez que "a rainha imitando o desembarque do Concorde é uma das coisas mais engraçadas que você pode ver". Segundo Ian Paisley, o clérigo e político da Irlanda do Norte, ela era uma "grande imitadora" dele.


+Saiba mais sobre a rainha Elizabeth II com as obras abaixo disponíveis na Amazon:

A Real Elizabeth, Andrew Marr (2012) - https://amzn.to/2I62WYs

The Queen: The Life and Times of Elizabeth II, Catherine Ryan (2018) - https://amzn.to/2PxUxAW

Queen Elizabeth II: The Biography, University Press (2019) - https://amzn.to/2Tatq1f

A Brief History of the Private Life of Elizabeth II, Michael Paterson (2012) - https://amzn.to/394Qjsq

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W