Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Curiosidades / Bizarro

Tragédia no Ártico: Confira 5 fatos sobre a fatal expedição Franklin

Marcada pelo pânico dos tripulantes, a viagem culminou em inúmeras mortes e seu terror ainda inspirou diversas produções

Isabela Barreiros Publicado em 20/09/2020, às 10h00 - Atualizado em 13/08/2021, às 08h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Gravura dos navios HMS Erebus e HMS Terror partindo no Ártico em 1845 - Domínio Público/ Creative Commons/ Wikimedia Commons
Gravura dos navios HMS Erebus e HMS Terror partindo no Ártico em 1845 - Domínio Público/ Creative Commons/ Wikimedia Commons

Em meados de 1845, John Franklin, então aos 59 anos, era um renomado veterano das Guerras Napoleônicas. Com uma carreira respeitada, o marinheiro tinha mais um grande objetivo em mente: encontrar a elusiva Passagem do Noroeste. Foi por isso, inclusive, que explorador decidiu comandar uma inusitada expedição naquele mesmo ano.

Tendo recebido o nome do próprio capitão, a viagem aconteceu nos navios HMS Terror e HMS Erebus e tinha tudo para dar certo. Indo contra a expectativa de todos os seus tripulantes, contudo, a aventura foi por água abaixo, encontrando um desfecho trágico.

Depois de zarpar rumo ao desconhecido, a expedição foi avistada pela última vez ainda naquele ano de 1845. Depois disso, descobriu-se que toda a tripulação morreu antes mesmo que os navios pudessem completar um quinto do caminho.

Cena da série The Terror, que narra a expedição (2018) / Crédito: Divulgação/AMC

Confira 5 curiosidades sobre o macabro episódio:

1. O mistério

Com 34 tripulantes, à procura da Passagem Noroeste, os navegantes iniciaram uma trágica viagem, que resultou em um naufrágio de duas embarcações. O mais bizarro, porém, é que o paradeiro dos tripulantes e o que poderia ter causado a tragédia permanecem um mistério.

De acordo com a teoria mais aceita pelos especialistas, os navios podem ter ficado presos no gelo, em um lugar chamado Estreito de Victoria, no Oceano Ártico, que fica no norte do Canadá, entre as ilhas Victoria e King William. Depois da morte dos primeiros homens, a tripulação provavelmente decidiu abandonar os navios e percorrer cerca de 1.600 km em direção ao posto comercial mais próximo — o que não foi finalizado.

O Conselho Ártico planejando a busca por Sir John Franklin, por Stephen Pearce, 1851/ Crédito: Domínio Público

2. Canibalismo

Em 1854, o explorador escocês John Era encontrou alguns moradores inuítes, membros da nação indígena esquimó, de Pelly Bay. Eles contaram a ele sobre terem visto alguns ossos humanos partidos ao meio, espalhados pela região.

O fato fez com que novos rumores surgissem, dizendo que, como uma desesperada tentativa de sobrevivência, os homens teriam recorrido ao canibalismo para não morrerem de fome. Alguns dos ossos encontrados na Ilha King William entre as décadas de 1980 e 1990, continham marcas de facas em sua extensão, o que reforçou a teoria.


3. Expedições nos destroços

Foi apenas em 1850, cinco anos depois, que 11 navios britânicos e dois americanos encontraram os primeiros sinais da expedição. Eles descobriram os túmulos de três tripulantes, na Ilha Beechey. Nos anos seguintes, foram achados objetos dos marinheiros e inuítes ainda disseram aos exploradores que teriam visto um dos navios afundar.

Ao longo dos 150 anos seguintes, mais de 90 expedições foram realizadas. Em 1980, antropólogos da Universidade de Alberta, no Canadá, fizeram inúmeras pesquisas com os corpos de três marinheiros. Apenas em 2014, os destroços do HMS Erebus foram localizados a poucos quilômetros da Ilha do Rei Guilherme, assim como o HMS Terror, encontrado dois anos depois.

Prateleiras na despensa com pratos e garrafas de vidro / Crédito: Divulgação/ Parks Canada

4. Múmias assustadoras

O antropólogo Owen Beattie encontrou os restos de John Torrington que, de acordo com a placa presente na tampa de seu caixão, morreu aos 20 anos em 1º de janeiro de 1846. Ao desenterrá-lo, ficaram surpresos com o estado de conservação de John. Além dele, foram descobertas as múmias de John Hartnell (marinheiro capaz) e William Braine (Membro da Marinha Real do Reino Unido).

Torrington estava vestindo uma camisa de algodão cinza, uma calça de linho. Seus membros ainda estavam amarrados com tiras de linho. Seus olhos estavam abertos e ele teria sido barbeado antes de seu enterro.

Os túmulos no Franklin Camp na Ilha Beechey, no Canadá / Crédito: Gordon Leggett/ Creative Commons/ Wikimedia Commons

5. Causas da morte

Os três primeiros homens morreram possivelmente de pneumonia e tuberculose, causas muito comuns para morte de marinheiros naquela época. No entanto, também foram encontrados traços de chumbo em seus corpos, o que revelou um possível envenenamento.

Acredita-se que isso pode ter sido decorrente do sistema de destilação de água do navio, que deveria usar canos do material e, ao vazar, teria infectado os organismos dos homens com o metal.


+ Saiba mais sobre expedições através de importantes obras disponíveis na Amazon:

O terror, de Dan Simmons e Alexandre Martins (2017) - https://amzn.to/3bIXd7y

Sir John Franklin’s Erebus and Terror Expedition: Lost and Found (Edição em inglês), de Gillian Hutchinson (2017) - https://amzn.to/2q4iVkd

A Expedição Fawcett, de Luis Alexandre Franco Gonçales (2017) - https://amzn.to/33GtqJ2

Rondon: Uma biografia, de Larry Rohter (2019) - https://amzn.to/2Cv8Dwl

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp 

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W