Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História

5 fatos instigantes sobre 'Coco' Chanel que você descobrirá ao ouvir o nosso podcast

Nos 100 anos da criação do perfume Chanel n°5 e 50 anos da morte da estilista, relembramos as mais importantes contribuições da costureira para a moda

Isabela Barreiros, sob supervisão de Thiago Lincolins Publicado em 24/07/2021, às 08h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Ilustração de Gabrielle Chanel - Openthedoor estúdio de animação (todos os direitos reservados)
Ilustração de Gabrielle Chanel - Openthedoor estúdio de animação (todos os direitos reservados)

Coco Chanel foi uma das mais importantes estilistas de todos os tempos, revolucionando a moda, mas também a cultura. Com suas criações, ela inovou o modo como as mulheres se vestiam e seus comportamentos com relação aos trajes.

O ano de 2021 celebra os 50 anos da morte da grande costureira, que popularizou o minimalismo e o estilo casual. Outra data importante são os 100 anos da mais emblemática criação de Coco, o perfume Chanel n°5

Pensando nisso, o site Aventuras na História lançou o podcast 'Aventuras Narradas e Moda com História', com roteiro e apresentação da especialista em História da Moda, Laura Wie.

Confira uma prévia de 5 fatos instigantes que você descobrirá através dos episódios.

1. A origem do apelido

Antes de se tornar a tão famosa estilista que criou peças usadas até os dias de hoje, Coco cantou em cabarés na região de Moulins, na França. Lá, ficou conhecida por sempre cantar a música “Qui qu’a vu Coco” nas apresentações, o que lhe rendeu o apelido “Coco”, que significa “querida”. Anos mais tarde, a alcunha se tornaria sua maior marca.

Entenda a história completa abaixo.

2. Os bastidores do Chanel n° 5

Gabrielle Chanel, seu verdadeiro nome, começou a desenvolver o primeiro perfume de sua marca homônima em 1920, com o ex-perfumista Ernest Beaux. Ela recebeu de Beaux fragrâncias numeradas de 1 a 5 e 20 a 24.  Coco logo escolheu a quinta opção. Curiosamente, ela acreditava que o número cinco trazia sorte. 

Entenda a história completa abaixo.


3. Chanel vai até Hollywood

As peças criadas por Chanel eram simples, mas especialmente elegantes e luxuosas. Por isso, não demorou muito para que a estilista chamasse a atenção da indústria cinematográfica, que quis levar às telonas o estilo moderno e nunca visto antes proposto pela francesa.

Entenda a história completa abaixo!


4. A inspiração no vestuário masculino

Gabrielle Chanel na década de 1970 / Crédito: Marion Pike/Domínio Público via Wikimedia Commons

O tailleur foi uma das vestimentas mais importantes criadas pela estilista e é popularmente usada até a atualidade. Vestida por mulheres, a peça surgiu inspirada no vestuário masculino, a partir de um tecido de lã com fio grosso usado em sua composição. Essa ideia somada ao hábito de pegar roupas emprestadas dos namorados fez nascer o tailleur.

Entenda a história completa abaixo!


5. A criação do pretinho básico

Embora o ‘pretinho básico’ seja uma das peças mais comuns nos armários das mulheres nos dias de hoje, a realidade era outra na época de Gabrielle. Naquele período, a cor era conhecida por ser usada apenas em funerais, o que foi transformado com o talento da estilista. Apostando na simplicidade e elegância, ela eternizou o estilo.

Entenda a história completa abaixo. 


+Saiba mais sobre o tema por meio de grandes obras disponíveis na Amazon: 

O segredo do Chanel N° 5, de Tilar J. Mazzeo (2012) - https://amzn.to/3osWJs7

O Evangelho de Coco Chanel, de Karen Karbo (2015) - https://amzn.to/2Yogfvq

Mademoiselle Chanel e o cheiro do amor, de Marly Michelle (2018) - https://amzn.to/3aeDbCL

História social da moda, de Daniela Calanca (2008) - https://amzn.to/36lDiLW

Como compreender moda, de Fiona Ffoulkes (2012) - https://amzn.to/3prEBAi

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página. 

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp 

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W