Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Curiosidades / Personagem

Da intimidade transtornada à morte trágica: 5 fatos sobre Grace Kelly, a atriz que trocou Hollywood pela realeza de Mônaco

A estrela de cinema, quando se casou com o Príncipe Rainier III, em 1956, teve que abandonar sua carreira para cumprir suas obrigações reais

Isabela Barreiros Publicado em 15/05/2020, às 09h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
A atriz e princesa de Mônaco Grace Kelly - Wikimedia Commons
A atriz e princesa de Mônaco Grace Kelly - Wikimedia Commons

1. Carreira

Elenco do filme Mogambo / Crédito: Wikimedia Commons

O ano de 1952 foi possivelmente o mais importante para a carreira de Grace Kelly como atriz. Ela já havia participado de outras produções antes, mas o contrato com a Metro-Goldwyn-Mayer e sua atuação no filme Mogambo fizeram com que ela alavancasse seu sucesso. Este último foi responsável por dar à artista duas indicações de melhor atriz coadjuvante, tanto no Globo de Ouro como no Oscar.

Pouco tempo depois, o lendário diretor de cinema, Alfred Hitchcock, a convidou para estrelar o clássico Disque M Para Matar (1954). A trajetória da atriz, que já era escandalosa, estava se elevando casa vez mais. Depois disso, ela ainda atuou nos filmes Janela Indiscreta (1954) e Ladrão de Casaca (1955), ambos com Hitchcock.


2. Palácio de Mônaco

Mas tudo isso iria mudar com a ida de Grace como representante dos Estados Unidos ao Festival de Cannes. Durante o evento, em 1955, a atriz foi convidada para participar de uma sessão de fotos com o Príncipe Rainier III, no principado de Mônaco que ficava a 55 km de Cannes.

Com a agenda lotada, ela relutou em ir. No entanto, acabou atendendo ao pedido real e foi ao Palácio de Mônaco. Lá, ela conheceu o príncipe, e os dois iniciaram um relacionamento que se tornaria casamento depois de apenas um ano. Assim, a artista iniciava, em 1956, a troca de Hollywood pela realeza.


3. Abandono de Hollywood

Casamento entre o Príncipe Reinier III e a Princesa Grace Kelly / Crédito: Getty Images

Por mais que atuar fosse sua maior paixão, ao casar-se com o príncipe de Mônaco e entrar para a realeza, teve de abandonar sua vida agitada em Hollywood. Ela começou, então, a ser privada de suas possíveis participações em filmes. Primeiro, ela foi convidada novamente por Hitchcock para estrelar um de seus filmes, Marine – Confissões de uma ladra. Como ela viveria uma cleptomaníaca, o roteiro não agradou muito seus súditos.

Grace recusou muitos papeis. Quando o diretor Herbert Ross ofereceu a ela um papel no filme A Grande Decisão, de 1977, ela teve de, novamente, não aceitar. Dessa vez, seu marido não aprovara o script, fazendo com que ela, mais uma vez, não atuasse, questão que era de seu maior interesse.


4. Polêmicas

As novas obrigações da moça como princesa de Mônaco, como já foi dito, fizeram com que ela tivesse de abandonar sua vida como atriz em Hollywood. Mas ainda assim, seu marido se colocou tão contra seus filmes que chegou a proibi-los em todo o seu território.

Sua família teve que pagar um dote para que eles pudessem se casar e acredita-se que Grace teve, ainda, de realizar um teste de fertilidade para poder consumar a união, visto que deveria dar herdeiros ao trono.


5. Final trágico

Crédito: Wikimedia Commons 

Grace teve uma vida curta. Em setembro de 1982, enquanto dirigia, a atriz teve um acidente vascular cerebral e perdeu controle do carro, caindo de uma montanha de 37 metros. Ela estava acompanhada de sua filha, Stéphanie, que tentou tomar o controle do automóvel novamente, mas já era tarde demais.

A americana foi levada até o hospital de Mônaco, com ferimentos muito sérios: seu cérebro, tórax e fêmur foram atingidos pelo acidente. Quando chegou ao local, entrou em coma e faleceu já no dia seguinte, quando o príncipe solicitou que seus equipamentos fossem desligados.


+ Saiba mais sobre Grace Kelly por meio das obras disponíveis na Amazon:

Grace. A Princesa de Mônaco, Jeffrey Robinson (2014) - https://amzn.to/34bJkLb

Grace Kelly. A Vida da Princesa de Hollywood, Donald Spoto (2013) - https://amzn.to/2YMj7lk

Grace Kelly Collection (DVD) - https://amzn.to/2PjhkRH

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/3b6Kk7du