Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Curiosidades / Personagem

Há 9 anos, morria Margaret Thatcher, a 'Dama de Ferro'

A primeira-ministra da Grã-Bretanha passou por diversos momentos em sua carreira política

Redação Publicado em 11/11/2020, às 14h36 - Atualizado em 10/04/2022, às 08h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Margaret Thatcher - Getty Images
Margaret Thatcher - Getty Images

Margaret Thatcher foi uma política importante para a Grã-Bretanha. Ela foi a primeira mulher a ser primeira-ministra do país, e se envolveu em diversas polêmicas durante seu mandato.

Atualmente, opiniões sobre ela se dividem entre admirações e repúdios. Até 1990, ela enfrentou e venceu sindicatos, cortou gastos públicos e derrotou os militares argentinos na Guerra das Malvinas - ou seja, fez jus ao apelido de Dama de Ferro.

Thatcher faleceu em 8 de abril de 2013, vítima de um acidente vascular cerebral. Na época, um porta-voz da família da 'Dama de Ferro', se pronunciou a respeito do óbito.

"É com grande tristeza que Mark e Carol Thatcher anunciam que sua mãe, a baronesa Thatcher, morreu em paz depois de um derrame, esta manhã," ressaltou um Lorde Tim Bell, então porta-voz.

O site Aventuras na História separou 5 fatos sobre Margaret Thatcher.

1. Chefe feminina

Thatcher foi a primeira mulher a conseguir o posto mais alto do governo no Reino Unido, sendo eleita como primeira-ministra em 1979, e ocupando o cargo até 1990.

Ela foi eleita três vezes consecutivas pelo partido conservador, do qual era líder, ficando no governo por 11 anos e meio - o maior período de tempo durante o século 20 na Grã-Bretanha.

2. País em crise

Quando ela entrou no governo teve de encarar uma crise de informação, déficits econômicos no orçamento e uma baixa industrial. A solução para os problemas foi radical. Suas primeiras políticas consistiam em conceitos liberais, executando a diminuição do Estado, a desarticulação dos sindicatos, privatização da indústria, e ainda, a desregulamentação da economia.

3. Críticas ferrenhas

Manifestação contra o governo de Thatcher no centro de Londres, em  31 de março de 1990 / Wikimedia Commons

Inicialmente, as decisões agravaram a crise já instalada no país, o que causou uma queda nas avaliações de seu governo, tanto por parte da população quanto por parte do seu próprio partido.

Perto das eleições, parte considerável dos conservadores propôs um acordo pela sua indicação, contudo, ela negou com uma resposta que entrou para a história: “eu não sou uma política de consenso, sou uma política de convicção.”

4. Apelido (não muito) carinhoso 

O famoso apelido de Thatcher surgiu pela primeira vez em 1976, quando uma agência da mídia soviética se referiu à britânica como "Dama de Ferro”, por conta de sua inflexibilidade ao lidar com questões da guerra fria, que envolviam decisões rígidas contra os países comunistas. 

5. Exemplo para Reagan

O 40° presidente dos Estados Unidos, Ronald Reagan, se inspirou nas políticas da primeira-ministra. Durante seu governo, o homem também se exibiu fortemente como uma figura anti-comunista e liderou políticas liberais. 

Mas nem tudo foi igual: Enquanto Thatcher tendia a cortar os gastos do governo, e ser menos dura no corte de taxas, Reagan era mais adapto ao corte de impostos, e quase incapaz de controlar os gastos.