Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Vitrine / Entretenimento

A história do iluminismo em 5 obras

Também conhecido com o período das luzes, foi um movimento que se espalhou pelo mundo a partir dos ideais europeus, durante o século 18

Victória Gearini Publicado em 11/10/2019, às 16h49

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
O Fiel Carteiro
O Fiel Carteiro

1. Gertrude Himmelfarb: Modernidade, Iluminismo e as virtudes sociais, de José Luiz Bueno (2018)

A obra analisa Os Caminhos para a Modernidade, da historiadora Gertrude Himmelfarb e discute os três tipos de Iluminismo que influenciaram a Grã-Bretanha, os Estados Unidos e a França. Seu objetivo é apresentar ao leitor como cada nação absorveu de forma distinta o movimento iluminista.

Crédito: É Realizações Editora

2. Filosofia Para O Enem: Iluminismo, de  J. Valente e Oswaldo Machado (2016)

Este livro desenvolvido para candidatos do Enem traz a história do movimento iluminista de forma didática, apresentando dados e fatos, além de pensamentos dos principais autores deste período. A obra ainda é importante para professores que buscam por material de apoio para montar suas aulas. 

Crédito:  O Fiel Carteiro

3. Iluminismo e Império no Brasil: O Patriota (1813-1814), de Lorelai Kury (2007)

Composta por cinco artigos de grandes historiadores brasileiros, a obra aborda a história do primeiro jornal no país a publicar textos literários, políticos e mercantis. Conhecido como O Patriota, este jornal retratava assuntos como iluminismo e Império brasileiro. 

Crédito: SciELO - Editora FIOCRUZ 

4. Instrução pública e projeto civilizador: O século XVIII como intérprete da ciência, da infância e da escola, de Carlota Boto (2017)

Nesta obra, a autora análise o pensamento de três maiores precursores da razão iluminista: os filósofos Condorcet e Rousseau e o estadista Marquês de Pombal. Ela estuda de forma aprofundada como o ensino público do século 18 foi o responsável por levar a razão e o esclarecimento, ao povo, isto é, até as massas.

Crédito: Editora Unesp

5. O novo Iluminismo: Em defesa da razão, da ciência e do humanismo, de Steven Pinker (2018)

Para o autor, o progresso está ligado diretamento ao Iluminismo, isto é, trata-se de uma herança histórica deixada pelo movimento. Pinker explica que a razão e a ciência impulsionam o crescimento do ser humano. Além disso, reforça que o ideal iluminista é a chave para resolver os problemas presentes na sociedade.

Crédito: Companhia das Letras 


Acesse os links abaixo para comprar os produtos:

1. Gertrude Himmelfarb: Modernidade, Iluminismo e as virtudes sociais, de José Luiz Bueno (2018) - https://amzn.to/2q64I69

2. Filosofia Para O Enem: Iluminismo, de  J. Valente e Oswaldo Machado (2016) - https://amzn.to/2nEYrNZ

3. Iluminismo e Império no Brasil: O Patriota (1813-1814), de Lorelai Kury (2007) - https://amzn.to/324gBHM

4. Instrução pública e projeto civilizador: O século XVIII como intérprete da ciência, da infância e da escola, de Carlota Boto (2017) - https://amzn.to/2Vxo3ZF

5. O novo Iluminismo: Em defesa da razão, da ciência e do humanismo, de Steven Pinker (2018) - https://amzn.to/324kBbg

Vale lembrar que os preços e quantidade disponível das obras condizem com os da data de publicação deste post. Além disso, a revista Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.