Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Curiosidades / Entretenimento

5 momentos em que você provavelmente viu muito da sua mãe em Dona Hermínia

Das chamadas não atendidas a críticas: a mãe de Marcelina e Juliano apresentou momentos icônicos

Redação Publicado em 04/05/2021, às 19h03 - Atualizado em 05/05/2021, às 01h54

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Cena da franquia Minha Mãe é uma Peça - Divulgação/Globo Filmes
Cena da franquia Minha Mãe é uma Peça - Divulgação/Globo Filmes

Em 2013, os brasileiros se depararam com uma comédia estrelada pelo comediante Paulo Gustavo. Se trata de Minha Mãe é uma Peça, que diante do sucesso comercial inicial, rendeu mais dois filmes.

O filme conta a história de Hermínia, uma dona de casa que compartilha sua rotina com os filhos jovens: Marcelino e Juliano. Ao mesmo tempo, ela também revela seu sentimento sobre o casamento do filho mais velho, André.

Com piadas únicas e uma leveza excepcional, a saga de dona de casa inspirada na mãe de Paulo Gustavo, Déa Lúcia Vieira Amaral, se tornou o filme mais assistido de 2013 e garantiu uma legião de fãs ao comediante.

Em 2021, aqueles que acompanham a carreira de Paulo receberam a triste notícia de que o artista morreu por complicações da covid-19 em março. Depois de quase dois meses internado, o comediante enfrentou um estado considerado ‘crítico’ após sofrer embolia.

Para homenagear o ícone, o site Aventuras na História separou 5 momentos em que você provavelmente lembrou de sua mãe ao acompanhar a saga de Hermínia nas telonas.  

Confira abaixo!

1. Hermínia deixa o lar

No primeiro filme, os telespectadores se depararam com cenas cômicas onde, após uma discussão, Hermínia avisa que vai deixar os filhos sozinhos. Até que, em determinado momento, a dona de casa cumpre a promessa e decide passar um tempo na casa de tia Zélia.


2. A saga do telefone

Ainda no primeiro filme, Hermínia fica revoltada após Marcelina não atender o telefone enquanto está fora de casa. Revoltada, ela não pensa duas vezes: sai de casa de pijama em busca da filha. Ela invade uma balada e anuncia a jovem no microfone da boate.


3. O julgamento

No último filme lançado da franquia, Hermínia conhece o namorado de Marcelina. Acontece que ao pisar na casa do casal ela não segura a língua e já crítica tudo: desde a localização até a decoração do local – que conta até mesmo com um pano de prato furado.

Ela também desafia a filha ao afirmar que vai dar uma chupeta para o bebê, algo que Marcelina não pretendia adotar na criação da garotinha.

Cena da franquia Minha Mãe é uma Peça /Crédito: Divulgação/Globo Filmes


4. Potes de plástico

A saga comprova: não existe mãe nesse país que tenha um apego incondicional por potes de plástico. Acontece que em um dos filmes, a mãe de Marcelina fica possessa com Lesa, sua irmã.

O motivo? Ela não devolveu a tampa de um pote.


5. Amor incondicional

Esse tópico não poderia ficar de fora da nossa lista. No último filme, a família de Hermínia emocionou brasileiros ao defender o filho Juliano da descriminação cometida pelos coleguinhas de classe.

Cena da franquia Minha Mãe é uma Peça /Crédito: Divulgação/Globo Filmes

Isso porque a matriarca acatou a vontade do filho de ir numa festa temática do Sítio do Picapau Amarelo fantasiado de Emília. Ao se deparar com a exclusão de Juliano pelos coleguinhas, ela defende o filho com unhas e dentes e deixa uma mensagem emocionante para os presentes.