Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Curiosidades / Personagem

5 momentos pouco conhecidos na carreira de Freddie Mercury

De bar LGBT com a princesa Diana à briga com Michael Jackson, conheça mais sobre o vocalista da banda Queen

Isabela Barreiros Publicado em 28/03/2020, às 09h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Freddie Mercury, vocalista da banda britânica Queen - Getty Images
Freddie Mercury, vocalista da banda britânica Queen - Getty Images

1. Princesa Diana

No final dos anos 1980, Freddie Mercury e a princesa Diana tinham uma grande amizade consolidada. Os dois, embora fossem muito ocupados, sempre reservavam um tempo enquanto estavam em Londres para se encontrarem. Em um desses encontros, um episódio inusitado aconteceu.

De acordo com atriz Cleo Rocos em seu livro The Power of Positive Drinking, Mercury e o comediante Kenny Everett disfarçaram a princesa como um homem para leva-la a um bar LGBT. Como era impedida de ter uma vida normal por sua posição no Reino Unido, a moça queria apenas um momento de descontração — e o conseguiu. Ninguém descobriu sua presença no bar, provavelmente as pessoas estavam distraídas com o cantor.


2. Álbum com o rei do pop

Crédito: Divulgação

É comum que astros da música gravem músicas e até mesmo álbuns juntos. Esse quase foi o caso de Mercury e o rei do pop, Michael Jackson, se não fosse por um personagem insólito nessa história: uma lhama. Ainda assim, três demos foram lançadas: There Must Be More to Life Than This, Victory e State of Shock.

Os dois eram donos de personalidades fortes, e mais importante nessa situação, diferentes. Eles já vinham sofrendo com as discordâncias sobre os rumos a serem tomados nas canções, mas o episódio do animal foi a gota d’água para o vocalista do Queen. Jackson tinha uma lhama de estimação e a levou para o estúdio. Quando a viu, Mercury ligou para o empresário da banda desesperado: “me tire imediatamente daqui, estou gravando com uma lhama”.


3. Under Pressure

Crédito: Divulgação

Outro momento do Queen com outros artistas importantes da época aconteceu quando eles estavam gravando o icônico Hot Space no Mountain Studios, em Montreux, na Suíça. Lá, se depararam com o Camaleão do Rock, David Bowie e decidiram fazer algo juntos — claro que com problemas.

Como era de se esperar, o cenário ficava sempre repleto de drogas e álcool — além de brigas constantes entre Bowie e Mercury. Vinho e cocaína abasteciam os gênios e a competição entre os dois cantores pelo vocal principal era o principal conflito no estúdio. A parceria chegou a uma conclusão: a faixa Under Pressure.


4. Carreira antes da música

Antes de se tornar um dos maiores cantores de todos os tempos, Mercury se formou Design Gráfico pelo Ealing Art College, em Londres. Os estudos fizeram com que ele tivesse um papel importante na criação do logo da banda Queen, que fazia referência aos signos astrológicos dos integrantes e a coroa britânica.

Além disso, ele também trabalhou como vendedor em uma loja de roupas em Londres, conhecida como Mercado Kensington. Foi lá que conheceu quem viria a ser sua namorada e grande amor de sua vida, Mary Austin.


5. A voz

Pesquisadores da Áustria, República Tcheca e Suécia fizeram um estudo para analisar a voz do cantor e descobriram que suas cordas vocais se moviam mais rapidamente do que a de um homem comum, o que demonstra como sua voz era, mesmo, especial.

A pesquisa foi realizada em 2015 e os especialistas utilizaram recursos da voz de Mercury, além da simulação feita pelo cantor Daniel Zangger-Borch ao imitar o artista. Os resultados confirmaram que a diferença entre o vocalista do Queen e outras pessoas que cantavam era o seu vibrato, que chegava a 117.3 Hz.


+ Saiba mais sobre Freddie Mercury por meio das obras abaixo disponíveis na Amazon:

Freddie Mercury: A biografia definitiva: A biografia definitiva, Lesley-Ann Jones, Fabiana Barúqui  - https://amzn.to/2OPa7J1

Freddie Mercury: a biografia, Laura Jackson, Waldéa Barcellos - https://amzn.to/35C014q

Freddie Mercury - A Reportagem Definitiva: a trajetória lendária e a vida louca do astro do Queen, que viveu mil anos em dez, Ana d'Angelo - https://amzn.to/2MfnpNi

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/3b6Kk7du