Neste Dia Internacional de Mulheres e Meninas na Ciência, conheça importantes nomes femininos que mudaram a história
Victória Gearini Publicado em 11/02/2021, às 13h17
Segundo protocolos estabelecidos pelas Nações Unidas (ONU), o dia 11 de fevereiro passou a ser celebrado como o Dia Internacional de Mulheres e Meninas na Ciência. O intuito desta data é homenagear figuras femininas que impactaram a história da humanidade por meio da ciência, incentivando a participação cada vez maior de mulheres na área.
Pensando nisso, o site Aventuras na História selecionou 5 mulheres que revolucionaram a sociedade por meio de suas técnicas científicas.
Confira abaixo:
1. Marie Curie
Conhecida como a “mãe da Física Moderna”, Marie Curie foi uma importante física e química polonesa. A cientista foi responsável por descobrir os elementos polônio e rádio, sendo essencial para os estudos do campo da radioatividade. Além disso, a especialista foi a primeira pessoa da história a ganhar dois prêmios Nobel em áreas distintas: Química (1903) e Física (1911).
2. Chien-Shiung Wu
Provinda de uma família progressista, a chinesa Chien-Shiung Wu tornou-se a primeira mulher a integrar a American Physical Society. Desde jovem, foi encorajada a dedicar-se aos estudos, mudando-se para os EUA em 1936. No novo lar, ela ampliou suas pesquisas de urânio e, ainda, foi contra a lei da conservação da paridade.
3. Elisabeth Blackwell
Diante de todos os preconceitos, em 1849, nos Estados Unidos, Elizabeth Blackwell foi a primeira mulher a receber um diploma de medicina. Durante a graduação, a médica enfrentou o machismo iminente na sociedade, sendo constantemente hostilizada pelos colegas homens. Mais tarde, sua história serviu de inspiração para que outras mulheres ingressassem nesta profissão. Além disso, foi responsável por fundar inúmeras instituições nesta área.
4. Bertha Lutz
Assim como seus pais — o médico Adolfo Lutz e a enfermeira inglesa Amy Bruce Lee — Bertha Lutz seguiu os passos de seus progenitores. Considerada uma das maiores biólogas do Brasil, a especialista também era adepta à luta pelos direitos das mulheres. Além de trabalhar como pesquisadora do Museu Nacional, a ativista estudou Direito, para que pudesse atuar ativamente na aprovação do voto feminino no país.
5. Katherine Johnson
Durante 33 anos, Katherine Johnson trabalhou na Nasa, onde enfrentou o machismo e o racismo. No entanto, a cientista foi promovida ao cargo de líder de cálculos de trajetória. Em seguida, integrou equipes de missões para a Lua e Marte. Mais tarde, sua história e de suas colegas Dorothy Vaughan e Mary Jackson foram contadas no filme Estrelas Além do Tempo, que foi indicado a três Oscar.
+Saiba mais sobre o tema por meio de grandes obras disponíveis na Amazon:
A visita de Marie Curie ao Brasil, de João Pedro Braga e Cássius Klay Nascimento - https://amzn.to/3p6Ljur
Chien-Shiung Wu: Pioneering Nuclear Physicist (Edição Inglês), de Richard Hammond (2009) - https://amzn.to/2MK1qkN
Medicine as a Profession for Women (Edição Inglês), de Elisabeth Blackwell - https://amzn.to/3a5LDWf
Bertha Lutz, de Teresa Cristina de Novaes Marques (2020) - https://amzn.to/2Z2Pz3x
Estrelas além do tempo, de Margot Lee Shetterly (2016) - https://amzn.to/3qbuPm6
As Cientistas: 50 Mulheres que Mudaram o Mundo, de Rachel Ignotofsky (2017) - https://amzn.to/3tM0zRa
Extraordinárias: Mulheres que revolucionaram o Brasil, de Duda Porto de Souza e Aryane Cararo (2017) - https://amzn.to/3aPRlLa
Mulheres incríveis, de Kate Schatz, Miriam Klein Stahl e Jules de Faria (2017) - https://amzn.to/2Z74HgC
Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.
Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp
Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W