Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Curiosidades / Ciência

De Marie Curie a Katherine Johnson: 5 mulheres que revolucionaram a ciência

Conheça importantes nomes femininos que mudaram a história

Victória Gearini, atualizado por Isabela Barreiros Publicado em 11/02/2021, às 13h17 - Atualizado em 08/03/2022, às 13h17

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Marie Curie e Katherine Johnson, respectivamente - Creative Commons
Marie Curie e Katherine Johnson, respectivamente - Creative Commons

No dia 8 de março, é celebrado o Dia Internacional da Mulher, definida em 1975 pela Organização das Nações Unidas (ONU), para relembrar a luta histórica das mulheres por seus direitos e reconhecimento nas mais diferentes áreas — uma delas sendo a ciência. 

Pensando nisso, selecionamos 5 mulheres que revolucionaram a sociedade por meio de suas técnicas científicas, com o objetivo de homenagear essas figuras femininas que impactaram a história da humanidade por meio da ciência, incentivando a participação cada vez maior de mulheres na área. 

Confira abaixo:

1. Marie Curie

Marie Curie, física e química / Crédito: Wikimedia Commons

Conhecida como a “mãe da Física Moderna”, Marie Curie foi uma importante física e química polonesa. A cientista foi responsável por descobrir os elementos polônio e rádio, sendo essencial para os estudos do campo da radioatividade. Além disso, a especialista foi a primeira pessoa da história a ganhar dois prêmios Nobel em áreas distintas: Química (1903) e Física (1911).


2. Chien-Shiung Wu

Chien-Shiung Wu, cientista / Crédito: Wikimedia Commons

Provinda de uma família progressista, a chinesa Chien-Shiung Wu tornou-se a primeira mulher a integrar a American Physical Society. Desde jovem, foi encorajada a dedicar-se aos estudos, mudando-se para os EUA em 1936. No novo lar, ela ampliou suas pesquisas de urânio e, ainda, foi contra a lei da conservação da paridade.


3. Elisabeth Blackwell

Elizabeth Blackwell, médica / Crédito: Wikimedia Commons

Diante de todos os preconceitos, em 1849, nos Estados Unidos, Elizabeth Blackwell foi a primeira mulher a receber um diploma de medicina. Durante a graduação, a médica enfrentou o machismo iminente na sociedade, sendo constantemente hostilizada pelos colegas homens. Mais tarde, sua história serviu de inspiração para que outras mulheres ingressassem nesta profissão. Além disso, foi responsável por fundar inúmeras instituições nesta área.


4. Bertha Lutz

Bertha Lutz, bióloga / Crédito: Wikimedia Commons

Assim como seus pais — o médico Adolfo Lutz e a enfermeira inglesa Amy Bruce Lee — Bertha Lutz seguiu os passos de seus progenitores. Considerada uma das maiores biólogas do Brasil, a especialista também era adepta à luta pelos direitos das mulheres. Além de trabalhar como pesquisadora do Museu Nacional, a ativista estudou Direito, para que pudesse atuar ativamente na aprovação do voto feminino no país. 


5. Katherine Johnson

Katherine Johnson, cientista / Crédito: Wikimedia Commons

Durante 33 anos, Katherine Johnson trabalhou na Nasa, onde enfrentou o machismo e o racismo. No entanto, a cientista foi promovida ao cargo de líder de cálculos de trajetória. Em seguida, integrou equipes de missões para a Lua e Marte. Mais tarde, sua história e de suas colegas Dorothy Vaughan e Mary Jackson foram contadas no filme Estrelas Além do Tempo, que foi indicado a três Oscar.


+Saiba mais sobre o tema por meio de grandes obras disponíveis na Amazon: 

A visita de Marie Curie ao Brasil, de João Pedro Braga e Cássius Klay Nascimento - https://amzn.to/3p6Ljur

Chien-Shiung Wu: Pioneering Nuclear Physicist (Edição Inglês), de Richard Hammond (2009) - https://amzn.to/2MK1qkN

Medicine as a Profession for Women (Edição Inglês), de Elisabeth Blackwell - https://amzn.to/3a5LDWf

Bertha Lutz, de Teresa Cristina de Novaes Marques (2020) - https://amzn.to/2Z2Pz3x

Estrelas além do tempo, de Margot Lee Shetterly (2016) - https://amzn.to/3qbuPm6

As Cientistas: 50 Mulheres que Mudaram o Mundo, de Rachel Ignotofsky (2017) - https://amzn.to/3tM0zRa

Extraordinárias: Mulheres que revolucionaram o Brasil, de Duda Porto de Souza e Aryane Cararo (2017) - https://amzn.to/3aPRlLa

Mulheres incríveis, de Kate Schatz, Miriam Klein Stahl e Jules de Faria (2017) - https://amzn.to/2Z74HgC

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W