Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Vitrine / Entretenimento

5 obras para entender a origem da democracia

Confira seu impacto social e sua importância para as sociedades

Malu Safatle Publicado em 17/10/2019, às 14h54 - Atualizado às 15h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Manifestação contra a ditadura militar no Brasil e pelas Diretas Já - Wikimedia Commons
Manifestação contra a ditadura militar no Brasil e pelas Diretas Já - Wikimedia Commons

1. Como as Democracias Morrem, de Steven Levitsky e Daniel Ziblatt (2018)

Democracias tradicionais entram em colapso? Essa é a questão que dois professores de Havard respondem ao discutir o modo como a eleição de Donald Trump se tornou possível. Uma análise crua e perturbadora do fim das democracias em todo o mundo. 

Crédito: Zahar

2. Democracia em Risco?, de Vários Autores (2019) 

A pergunta que dá título a esta coletânea de artigos procura reagir a uma constatação: as eleições de 2018 são um marco no curso da história do atual regime democrático no Brasil, iniciado com a Constituição de 1988. A obra pretende ajudar na compreensão do período que, tudo indica, virá a ser crucial nos rumos do país.

Crédito: Companhia das Letras

3. O Futuro da Democracia, de Norberto Bobbio (2014)

Um estudo que ajuda a entender melhor os conceitos de liberdade, justiça social e o dinamismo inerente aos estados democráticos. São sete ensaios publicados originalmente em 1978 e 1984e que reavivam o debate sobre as diversas mudanças pelas quais passou a democracia.   

Crédito: Paz & Terra

4. Militares da Democracia, de Silvio Tendler (2014)

Documentário resgata, por meio de depoimentos e registros de arquivos, as memórias repudiadas, sufocadas e despercebidas dos militares perseguidos por lutarem pela Constituição, pela legalidade e contra o golpe de 1964 — e que, no entanto, a sociedade brasileira pouco ou nada sabe a respeito.

Crédito: Divulgação

5. O Senhor das Moscas, de Harry Hook (1990)

Baseado em um romance publicado em 1954 por William Golding, o filme mostra a forma como um grupo de crianças se organiza após o avião em que estavam cair numa ilha isolada. É possível ver que cada personagem tem uma forte representação simbólica, em que a barbárie se opõe ao estado democrático.  

Crédito: Alfaguara


Acesse os links abaixo para comprar os produtos:

1. Como as Democracias Morrem, de Steven Levitsky e Daniel Ziblatt (2018) - https://amzn.to/2MOeMZh

2. Democracia em Risco?, de Vários Autores (2019) - https://amzn.to/2Bh0wmt

3. O Futuro da Democracia, de Norberto Bobbio (2014) - https://amzn.to/33Apw3W

5. O Senhor das Moscas, de Harry Hook (1990) - https://amzn.to/33FNDhP

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível de produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a revista Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.