Curiosidades » Cultura

5 obras sobre ficção política ambientadas no Brasil

Confira os melhores romances históricos e distopias com temáticas eletrizantes

Victória Gearini Publicado em 22/12/2020, às 12h52

Palácio do Planalto, localizado em Brasília
Palácio do Planalto, localizado em Brasília - Divulgação / Pixabay

Obras literárias com temáticas políticas podem ser encontradas, hoje, das mais diversas maneiras. Por meio de uma linguagem simples e leve, muitos autores optam por narrativas ficcionais, com enredos importantes, e que podem ser romances históricos ou distopias. Pensando nisso, a Aventuras na História selecionou 5 obras sobre ficção política ambientadas no Brasil para você conhecer.

Confira abaixo os melhores livros disponíveis na Amazon:

1. Segredos do Planalto, de Glauco Monteiro (2019) - https://amzn.to/3aA9uOk

Crédito: Divulgação / Amazon

 

Ambientada em 2022, no Brasil, a obra do jornalista e escritor Glauco Monteiro discute o uso de fake news na campanha eleitoral do personagem principal. Homofobia, uso político da religião e machismo são, ainda, algumas das outras problemáticas levantadas pelo autor, que são apresentadas por meio dos discursos preconceituosos e conservadores do protagonista. 


2. Povo Heroico, de Victorino Aguiar (2020) - https://amzn.to/2LR72bU

Crédito: Divulgação / Editora Lux

 

Nesta ficção política do escritor Victorino Aguiar, diversos vereadores, secretários, prefeitos, deputados, senadores e ministros são encontrados mortos de maneira misteriosa. Por meio de uma linguagem envolvente, o autor conduz o leitor a acompanhar a investigação dessas mortes. Além disso, questiona quem será capaz de assumir o maior cargo político brasileiro diante de um cenário caótico. 


3. Do Inferno ao Planalto, de Andre L Braga (2019) - https://amzn.to/2WCQAhD

Crédito: Divulgação / Editora Chiado Books

 

Embora este livro não seja um estudo ou análise da política brasileira, o escritor paulista Andre L Braga instiga o leitor a imaginar o que aconteceria se Adolf Hitler reencarnasse no Brasil. Além disso, o autor imagina o que poderia acontecer se o líder nazista se tornasse um político influente e concorresse ao cargo de presidente da República. 


4. O último dia da inocência, de Edney Silvestre (2019) - https://amzn.to/3hhz4ZR

Crédito: Divulgação / Record

 

Mesclando acontecimentos e personagens reais a criações fictícias, o escritor Edney Silvestre ambienta sua obra no período na ditadura militar no Brasil. No dia do comício de João Goulart na Central do Brasil, um jovem aspirante a jornalista se vê testemunha de um homicídio. No entanto, com o avanço das investigações, o rapaz torna-se o principal suspeito, o que o leva a travar uma luta contra o tempo para provar sua inocência.


5. O drible, de Sérgio Rodrigues (2013) - https://amzn.to/3nLI0cy

Crédito: Divulgação / Companhia das Letras

 

Neste romance histórico de Sérgio Rodrigues, o autor apresenta um contraponto de vozes narrativas. O escritor conta a história de um pai e um filho marcados pelos anos dourados do futebol brasileiro. Além disso, contextualiza esta história ficcional nos tenebrosos anos em que o país enfrentou a ditadura militar.


+Adquira as obras listadas por meio da Amazon:

1. Segredos do Planalto, de Glauco Monteiro (2019) - https://amzn.to/3aA9uOk

2. Povo Heroico, de Victorino Aguiar (2020) - https://amzn.to/2LR72bU

3. Do Inferno ao Planalto, de Andre L Braga (2019) - https://amzn.to/2WCQAhD

4. O último dia da inocência, de Edney Silvestre (2019) - https://amzn.to/3hhz4ZR

5. O drible, de Sérgio Rodrigues (2013) - https://amzn.to/3nLI0cy

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W