Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Curiosidades / Pré-História

5 pesquisas impressionantes já feitas sobre Neandertais

Extinta há 28 mil anos, a espécie pode ter hibernado para sobreviver ao inverno e usado o polegar de forma diferente

Isabel Barreiros, sob supervisão de Thiago Lincolins Publicado em 25/04/2021, às 08h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Ilustração de neandertais fazendo ferramentas - Getty Images
Ilustração de neandertais fazendo ferramentas - Getty Images

Há aproximadamente 400 mil anos, surgia, na Europa e no Oriente Médio, a espécie humana conhecida como Neandertal. A cultura dessa espécie, nomeada musteriense, é estudada por cientistas há décadas.

A espécie foi extinta cerca de 28 mil anos atrás, mas ainda possui vestígios nos dias de hoje: o homem do Período Paleolítico compartilha com os humanos atuais 99,7% do seu DNA. A cada novo artigo publicado, a ciência passa a conhecer mais sobre o passado da humanidade.

A Aventuras na História separou 5 descobertas impressionantes já feitas sobre Neandertais. Confira!

1. Técnica da Idade da Pedra usada também por Neandertais

Pedras que utilizam tecnologia analisada no estudo, e foram encontradas em local habitado por Neandertais / Crédito: Divulgação/Museu Penn

A técnica conhecida como Levallois era, anteriormente, atribuída apenas ao Homo sapiens. No entanto, um recente estudo, publicado em fevereiro deste ano, concluiu que a prática da Idade da Pedra também foi usada pela espécie Neandertal.

Através da técnica, os indivíduos possuem uma maneira muito específica de esculpir ferramentas de pedra, importantes artefatos para a sobrevivência. Os pesquisadores chegaram a esse entendimento a partir da análise de vestígios neandertais encontrados na caverna de Shuqba, um sítio arqueológico localizado na Cisjordânia.


2. Primeiros Neandertais hibernavam para sobreviver ao inverno

Em janeiro, pesquisadores publicaram uma pesquisa em que analisavam ossos e dentes de Neandertais encontrados na caverna Sima de los Huesos, localizada em Atapuerca, Espanha. Com a investigação, eles perceberam que existiam marcas parecidas com as de animais que hibernam nos fósseis.

A teoria proposta pelos cientistas foi a de que os hominídeos hibernavam durante grande parte do inverno para sobreviver ao rigoroso frio do período. Eles teriam sido capazes de desacelerar o metabolismo, o que permitiria que os indivíduos dormissem por meses.


3. Neandertais usavam polegares de forma diferente

Um artigo, publicado no final do ano passado, indicou que os Neandertais possuíam diferenças físicas importantes dos seres humanos modernos: seus polegares possuíam um formato distinto.

Os pesquisadores apontaram que os polegares do hominídeo se adequavam mais a empunhaduras de compressão, devido a seus ossos e articulações. Essa diferença provavelmente estava relacionada ao uso do dedo pelos neandertais, que precisavam utilizar armas de caça e ferramentas.


4. Problema dentário incomum em esqueleto neandertal

Dentes do homem de Altamura / Crédito: Divulgação/Plos One

Embora o esqueleto do Neandertal conhecido como Homem de Altamura já seja amplamente conhecido, uma nova análise realizada em dezembro de 2020 investigou um aspecto até então desconhecido do fóssil: um possível problema dentário.

Ao examinarem a mandíbula e maxilar do esqueleto, os cientistas perceberam que o homem apresentava cálculos nos dentes e as raízes da dentição expostas, o que indicava a presença de uma doença gengival incomum.


5. Neandertais falavam como humanos modernos?

Analisando o osso do pescoço de um fóssil Neandertal descoberto em uma caverna israelense, pesquisadores sugeriram, em 2013, que a espécie pode ter tido a capacidade de falar como os humanos modernos. A teoria contraria o que a ciência pensava até então sobre essa capacidade dos hominídeos.

Como repercutiu o O Globo na época, o estudo foi feito a partir de imagens em raio-x no pescoço do indivíduo, que revelaram como o osso hioide funcionaria. O osso em questão possui forma de ferradura e fica na base da língua, essencial para a vocalização de palavras.


++ Saiba mais sobre a evolução da nossa espécie com as obras a seguir, disponíveis na Amazon:

Sapiens - Uma Breve História da Humanidade, Yuval Noah Harari (2015) - https://amzn.to/36nIWL2

Neandertal, nosso irmão: Uma breve história do homem, Silvana Condemi e FrançoisSavatier (2018) - https://amzn.to/36nJd0w

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp 

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W