Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Curiosidades / Entretenimento

5 vezes em que Os Simpsons fizeram previsões bizarras

Da eleição de Donald Trump a venda da Fox: a família amarela já acertou tantas coisas reais que parece piada

André Nogueira Publicado em 01/11/2019, às 08h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Divulgação / FOX
Divulgação / FOX

O desenho Os Simpsons possui duas características que possibilitam o famoso fenômeno das previsões certeiras da família amarela. O primeiro deles é que este desenho de Matt Groening é astutamente político, abordando como eixo central temas polêmicos e uma crítica ao estadunidense médio.

Mesmo em seu ímpeto generalizado à imbecilidade, Homer e sua família fazem comentários e referências sobre temas polêmicos que acabam, vez ou outra, se concretizando, mostrando que às vezes a vida imita as piadas da arte.

Conheça cinco previsões feitas pela família amarela mais famosa da televisão.

1 UM VOTO PARA MCCAIN

Crédito: Divulgação / FOX

Em 2008, em uma cena em que Homer entra na cabine de votação durante as eleições para a presidência, o pai da família Simpson passou raiva ao ter seu voto invertido e computado para o republicano John McCain ao invés de Obama. Em 2012, houve um escândalo real de captação de votos errados contra Barack Obama, dessa vez com vantagem para Mitt Romney.

2 UMA VENDA INSÓLITA

Crédito: Divulgação / FOX

Em 1998, numa época em que isso era completamente inconcebível, o desenho fez uma piada com um cartaz em que a Fox, canal do desenho, teria sido comprada pela Disney. No entanto, 20 anos após a brincadeira, essa compra realmente aconteceu, num momento em que a companhia infantil se tornou o maior império midiático mundial.

3 SINAL ELEITORAL

Crédito: Divulgação / FOX

Há 18 anos, em um episódio que relatava a vida adulta dos filhos da família Simpson, foi anunciada a vitória bizarra do empresário Donald Trump na presidência dos EUA – em 2030, quando Lisa vence a eleição, acaba recebendo um país quebrado pela dívida gerada por Trump. Porém, o que parecia uma piada impossível se tornou símbolo da falência da estrutura eleitoral dos EUA com a vitória do magnata.

4 TRISTE GRÉCIA

Crédito: Divulgação / FOX

No polêmico episódio Politically Inept, with Homer Simpson, de 2013, o inspetor de segurança fã de rosquinhas se torna comentarista político de um jornal televisivo. Durante uma de suas cenas, um rodapé de informações corre no canto inferior da tela anunciando que “a Europa coloca a Grécia no eBay”, sugerindo uma crise no país mediterrâneo. Em menos de três anos, Atenas anunciou o auge da maior crise financeira da história grega.

5 PALPITE CERTEIRO

Crédito: Divulgação / FOX

Em um episódio de 2010, durante uma conversa entre os amigos de Bart na casa dos Simpsons, se questiona aos colegas suas apostas para o Prêmio Nobel, e o personagem Martin mostra uma tabela com os nomes cotados em que Milhouse elencou Bengt Holmström como vencedor do prêmio de Economia. Em 2016, foi exatamente o economista finlandês que levou a medalha e o dinheiro para casa.


Veja mais sobre Os Simpsons nos itens que seguem:

1. Colossal Compendium, Volume 1, de Matt Groening - https://amzn.to/2WtwFRv

2. Os segredos matemáticos dos Simpsons, de Simon Singh - https://amzn.to/3357TJI

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, assinantes Amazon Prime recebem os produtos com mais rapidez e frete grátis, e a revista Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página. ​