Curiosidades » Entretenimento

70 anos depois: Veja o que aconteceu com o elenco de I Love Lucy

Considerada uma das mais célebres comédias dos anos 1950, a produção marcou a história da televisão nos Estados Unidos

Pamela Malva Publicado em 08/08/2020, às 10h00

Uma das últimas fotografias de Lucille Ball em 1989
Uma das últimas fotografias de Lucille Ball em 1989 - Wikimedia Commons

Entre os anos de 1958 e 1979, o público brasileiro conheceu e se apaixonou pela série I Love Lucy, original da gigante CBS. Na televisão, a clássica trilha sonora da produção começava e, em seguida, a tela era tomada por um coração em preto e branco.

Considerada uma das séries de comédia de maior prestígio na época, I Love Lucy fazia com que crianças e adultos sentassem na frente da televisão por horas. A cada episódio, uma nova peripécia de Lucy Ricardo arrancava gargalhadas.

Interpretada pela icônica Lucille Ball, a protagonista do show tinha cabelos vermelhos inconfundíveis — apesar de encobertos pela tecnologia da época, que apenas filmava em tons monocromáticos. Assim, era impossível não se apaixonar pela personagem.

Além dela, no entanto, outros três artistas deixaram a produção ainda mais especial. Desi Arnaz, como Rick Ricardo, Vivian Vance, como Ethel Mertz e William Frawley como Fred Mertz completaram um elenco de ouro, aclamado pela crítica.

1. Lucille Ball (Lucy Ricardo)

Lucille Ball em fotografias de 1955 e 1989, respectivamente / Crédito: Wikimedia Commons

 

Nascida em Nova York, Lucille Désirée Ball sempre foi apaixonada pelo show business. Aos 14 anos, enquanto namorava com um delinquente de 21, ela entrou em uma escola de dramaturgia da cidade. Ninguém pensava que ela faria sucesso até que a jovem conheceu Desi Arnaz, um musicista cubano, em 1940.

Já casados, os dois estrelaram em I Love Lucy e, na série de 1951, Lucille enxergou uma forma de manter seu casamento. A atriz foi a primeira mulher a chefiar uma produtora e, com diversos prêmios, conquistou o cenário televisivo da época. Com o fim da série em 1957, ela apareceu em mais alguns trabalhos na televisão e na Broadway.

Em maio de 1960, Lucille e Desi se divorciaram e, no ano seguinte, a atriz se casou com o comediante Gary Morton. Durante anos, a aclamada artista se recusou a abandonar sua carreira, até mesmo quando as produções não eram bem recebidas. Em abril de 1989, aos 77 anos, ela foi vítima de um aneurisma na aorta abdominal.


2. Desi Arnaz (Rick Ricardo)

Fotografias de Desi Arnaz em meados da década de 1950 e em 1974, respectivamente / Crédito: Wikimedia Commons

 

Desi Arnaz cresceu em uma das três fazendas de sua família em Cuba. Com dom para a música, mudou-se para os Estados Unidos com 16 anos e, aos 22, estreou em seu primeiro musical da Broadway, em 1939. No ano seguinte, já em Hollywood, se apaixonou pela icônica Lucille Ball e, com ela, criou a produtora Desilu.

Enquanto, em casa, o casamento dos artistas era bastante turbulento, os dois eram ótimos produtores e protagonistas. Bastante patriótico em relação aos Estados Unidos, Desi não permitia piadas de cunho racial em I Love Lucy e exigia o mesmo para a longa lista de shows que produziu ao lado da esposa.

Em março de 1963, já terminada a série, Desi casou-se com Edith Eyre Hirsch. Depois de alguns shows musicais, ele assumiu sua aposentadoria e comprou uma fazenda na Califórnia. Em 1986, após anos fumando diariamente, o ator de 69 anos foi diagnosticado com câncer de pulmão e, no fim do mesmo ano, foi vítima da doença.


3. Vivian Vance (Ethel Mertz)

Vivian Vance em retratos de 1963 e 1975, respectivamente / Crédito: Wikimedia Commons

 

Ao lado de mais cinco irmãos, Vivian Roberta Jones cresceu no Kansas e foi indicada para o papel de Ethel Mertz em I Love Lucy pelo diretor Marc Daniels. Depois de escolhida, ela foi a primeira mulher a ganhar um Emmy de Melhor Atriz Coadjuvante, em 1953.

Em 1973, já casada com seu quarto marido, Vivian foi diagnosticada com câncer de mama. Com uma longa lista de participações na televisão, em filmes e na Broadway, a atriz sofreu um derrame que a deixou parcialmente paralisada, em 1977. Dois anos mais tarde, aos 70 anos, ela foi vítima de um tumor ósseo.


4. William Frawley (Fred Mertz)

Fotografias de William Frawley em 1951 e 1962, respectivamente / Crédito: Wikimedia Commons

 

Em uma família católica, William Frawley participou de corais, musicais e óperas quando ainda era muito pequeno, apesar de não ter o apoio da mãe. Aos 64 anos, depois de diversas peças na Broadway, o ator já tinha um currículo com mais de 100 filmes quando foi convidado para atuar em I Love Lucy.

Mais tarde, ao final da série, ele interpretou um avô na comédia My Three Sons e fez sua última aparição televisiva no The Lucy Show, em 1965. Com uma reputação controversa — o ator bebia muito e se atrasava para as gravações —, William sofreu um ataque cardíaco fatal cinco dias depois de seu aniversário de 79 anos, em 1966.


5. Michael e Joseph Mayer (Pequeno Ricky)

Os gêmeos Mike e Joe Mayer em meados da década de 1950 e atualmente / Crédito: Wikimedia Commons/Divulgação/Youtube

 

Como os únicos integrantes de I Love Lucy vivos até hoje, os gêmeos Joseph e Michael Mayer, de 68 anos, tentam manter a memória da série viva. Quando crianças, ambos atuaram de forma revezada como o filho de Lucy e Rick Ricardo, o pequeno Ricky — mas foram substituídos na quinta temporada da produção.

Já mais velhos, formaram-se na Crescenta Valley High School, em 1970. Anos mais tarde, durante a faculdade, Joe serviu em Tóquio por dois anos e casou-se duas vezes, tendo um total de dez filhos — biológicos e de sua segunda esposa. Michael, por sua vez, tornou-se professor de educação especial em uma escola na Califórnia.


++Saiba mais sobre I Love Lucy através das obras abaixo, disponíveis na Amazon:

Desilu: The Story of Lucille Ball and Desi Arnaz, de Coyne S Sanders (2011) (Inglês) - https://amzn.to/31rY1dy

Love, Lucy, de Lucille Ball (2012) (Inglês) - https://amzn.to/3a7WSM0

I Love Lucy: Best Friends Forever, de Elisabeth Edwards (2020) - https://amzn.to/31vY8oA

Laughs, Luck . . . and Lucy, de Jess Oppenheimer (1996) - https://amzn.to/2DwHo8v

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W