Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Curiosidades / Curiosidades

9 estátuas de personalidades que são assustadoramente insólitas

Obras que deveriam ser uma linda homenagem, se tornaram polêmicas representações

Fabio Previdelli Publicado em 17/10/2019, às 18h39

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Divulgação
Divulgação

Ter uma estátua com sua feição é uma honraria para poucos. Porém, aquilo que deveria ser uma linda homenagem, pode se tornar uma horripilante representação.

Confira nossa lista com as mais bizarras entre elas. 

1. Lucille Ball

Protagonista da sitcom I Love Lucy, Lucille Désirée Ball é considerada a rainha da comédia e a primeira-dama da televisão dos EUA. Tais status fizeram com que a comediante ganhasse uma estátua em sua homenagem.

A honraria foi inaugurada em Jamestown, Nova York — cidade natal de Lucille — em 2009 (20 anos após a morte da atriz). Porém, o que era para ser uma linda homenagem, se tornou uma fonte de rancor.

Protagonista da sitcom I Love Lucy, Lucille Désirée Ball, ganhou uma estátua bizarra em sua homenagem / Crédito: Time.com


Apelidada de “Scary Lucy” (assustadora Lucy), a estátua se tornou rapidamente conhecida pela aparência bizarra, que rendeu até mesmo uma campanha online para que o busco fosse removido. A abominação pela escultura atingiu até o próprio autor da façanha.

Em 2015, o artista Dave Poulin emitiu um pedido de desculpas público, que dizia: “Eu assumo total responsabilidade por ‘Scary Lucy’, embora de maneira alguma tenha sido minha intenção desmerecer de alguma forma as memórias da icônica Lucy”.

Em 2016 foi inaugurada uma nova estátua criada por Carolyn Palmer - que derrotou mais de 65 escultores em uma competição nacional para criar a Lucy atualizada.

2. Kurt Cobain

A cidade americana de Aberdeen é famosa por ser o local de nascimento de Kurt Cobain. Apesar da precoce morte do cantor, que se suicidou em 1994, sua memória permanece viva e desde 2014 seus conterrâneos celebram o Kurt Cobain Day.

Estátua de Kurt Cobain / Crédito: Indie Toronto fm


Para marcar o início das comemorações, o artista local Randi Hubbard esculpiu uma estátua em sua homenagem. Apesar de passar as últimas duas décadas trabalhando na homenagem, seu trabalho não foi muito aprovado, já que ele retratava uma figura sombria do cantor que apresentava uma única lágrima em seu rosto.

3. Arthur Ashe

Em 1996, o tenista Arthur Ashe ganhou uma estátua em sua homenagem na cidade de Richmond, onde ele nasceu. O tributo foi mostrado ao público três anos após a morte do atleta. Além de exímio esportista, Ashe também se destacava pelos seus esforços em causas sociais e foi exatamente essa essência que o artista Paul di Pasquale quis demonstrar.

Estátua do tenista Arthur Ashe / Crédito: Tennis.com


O grande memorial de bronze mostra Arthur segurando livros e uma raquete de tênis com um bando de crianças aos seus pés. Porém o que seria uma linda homenagem parece mais um homem zombando eternamente de crianças por sua falta de altura.

4. James Dean

O próprio James Dean encomendou o busto que serviria como seu memorial e seria colocado em cenas importantes do clássico Juventude Transviada. Infelizmente Dean nunca viu sua estátua pronta, já que ele faleceu em um trágico acidente de carro em 1955.

Busto de James Dean / Crédito: Wikimedia Commons


Kenneth Kendall começou a trabalhar no projeto no mesmo dia em que soube da morte do ator, talvez seja por isso que o astro de Hollywood acabou parecendo triste e deprimido em sua representação.

5. Walter Johnson

Durante toda a sua carreira como jogador de beisebol, Walter Johnson defendeu as cores do Washington Senators. Sua velocidade e precisão fizeram com que muitas vezes ele fosse considerado um dos maiores arremessadores da história do esporte nos Estados Unidos.

Estátua do jogador de beisebol Walter Johnson / Crédito: Wally Goebtz


Porém, toda a beleza de sua técnica não foi transpassada com o mesmo êxito para sua estátua. O artista Omri Amrany tentou fazer uma estátua  com todo o movimento do atleta, mas no fim acabou recebendo criticas até de Henry Thomas, biógrafo e neto de Walter Johnson.

6. Oscar Wilde

O dramaturgo britânico ficou conhecido pela obra O Retrato de Dorian Gray do qual o personagem principal vende sua alma e em troca recebe um retrato que envelhece em seu lugar.

Homenagem a Oscar Wilde / Crédito: Wilkimedia Commons


A obra discute, entre outras coisas, até onde uma pessoa é capaz de ir, em busca de manter uma aparência sempre perfeita. Porém, para o azar do escritor, a escultora Maggi Hambling levou essa ideia de desapego longe demais. O busto do autor surge de uma espécie de um sarcófago. Como se a ideia não fosse bizarra o suficiente, suas feições de bronze parecem ter sido mutiladas depois que ele ressuscitou dos mortos.

7. São Bartolomeu

A estátua mais antiga dessa lista foi feita por Marco d’Agrate em 1562 para homenagear o único santo que foi esfolado vivo. E d’Agrate não poderia perder a oportunidade de transformar exatamente esse fato em uma representação em mármore de São Bartolomeu.

Estátua de São Bartolomeu / Crédito: Wikimedia Commons

A escultura, que fica na Catedral de Milão, não só mostra Bartolomeu sem sua pele, como ele esta literalmente a carregando enrolada em seu próprio corpo.

8. São Venceslau

A Praça Venceslau é o centro das comunidades empresariais e culturais da cidade nova de Praga, na República Tcheca. O lugar também abriga duas estátuas bem peculiares do santo padroeiro da Boêmia.

Estátua de São Venceslau / Crédito: Art public sphere


A primeira delas mostra o santo de forma típica, no topo de um corcel. Porém, dentro do Palácio de Lucerna, a poucos metros do original, uma paródia desta estátua de David Černý. Só que desta vez o cavalo está de cabeça para baixo e morto, e São Venceslau está montado em sua barriga.

9. Michael Jackson

O Rei do Pop passou por diversas transformações ao longo da carreira, mas nem a mais bizarra entre elas foi capaz de chegar perto da escultura que ficava do lado de fora do estádio do Fulham, na Inglaterra.

Estátua de Michael Jackson em Londres / Crédito: Divulgação


A obra foi encomendada pelo ex-proprietário e presidente do clube londrino, o egípcio Mohamed Fayed. Mas a versão assustadora e controversa do cantor foi removida do local em 2013, quando o novo proprietário, o empresário americano Shahid Khan, atendeu à opinião dos torcedores.


Saiba mais sobre a trajetória dessas personalidades.

Love, Lucy, Lucille Ball, 1997

Link - https://amzn.to/32lwJ7U

Heavier than heaven – Mais pesado que o céu: Uma biografia de Kurt Cobain, Charles R. Cross, 2012

Link - https://amzn.to/2qnty1u

Arthur Ashe: A Life, Raymond Arsenault, 2018

Link - https://amzn.to/2IXwecI

James Dean por Ele Mesmo, Osny Arashiro, 1994

Link - https://amzn.to/35GmRYs

Grandes Obras de Oscar Wilde, Oscar Wilde, 2019

Link - https://amzn.to/2J1wGq6

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível de produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a revista Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.