Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Curiosidades / Brasil Império

A história não contada: livro aborda o intenso amor entre Domitila de Castro e Dom Pedro I

Escrita por Paulo Rezzutti, a obra busca traçar um perfil do relacionamento mais controverso do Brasil Imperial

André Nogueira Publicado em 16/06/2020, às 15h28

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Dom Pedro I e sua amante, a Marquesa de Santos - Creative Commons
Dom Pedro I e sua amante, a Marquesa de Santos - Creative Commons

Lançada pela Editora Leya, em 2019, a biografia, Titília e o Demonão —  A história não contada, de Paulo Rezzutti revela detalhes da vida amorosa do imperador Dom Pedro I e sua amante mais famosa, a Marquesa de Santos. 

[Colocar ALT]
Obra Titília e o Demonão —  A história não contada, de Paulo Rezzutti (2019) / Crédito: Divulgação / Amazon

A obra imerge nas conversas do monarca com a sua amada, por meio de cartas escritas entre 1823 e 1828. Estima-se que este arquivo tenha ficado escondido por muitos anos, até ser revelado em Nova York. Este livro realiza, ainda, uma análise histórica do circuito individual das relações amorosas entre os personagens, ao mesmo tempo que, ilumina aspectos da vida nacional, a partir do recorte. 

Por meio de trechos retirados das cartas originais, Rezzutti destaca características que poderiam ser próprias de qualquer pessoa, mas que são manifestadas pelo imperador. Além das demonstrações de libido e ciúmes, por exemplo, há trechos de descontração hilariantes e reclamações mundanas que trazem uma perspectiva diferente do caso amoroso mais famoso de nossa História.

“A escrita de Paulo Rezzutti se parece muito com a de alguém que esteve lá, sorrateiramente, abrindo uma porta, servindo uma taça, atrás de alguma cortina ouvindo o que se passava. Ele tem o dom de nos fazer acreditar que a sua escrita está impregnada de memórias, ainda que elas sejam evidenciadas pelas inúmeras fontes que ele consulta para construir suas obras”, declara Maria Celi Chaves Vasconcelos, professora da UERJ.

Confira abaixo um trecho retirado Titília e o Demonão —  A história não contada (2019):

"Desejando eu que, quando mecê apareça publicamente, apareça bem-vestida, e decente: aí lhe mando essa peça de touquinha, mais renda, para que as mande fazer em um vestido com guarnicações brancas na última moda, e como mecê o não saberá fazer, bom, será bom que Boaventura a leve à casa da modista Madame Josefine, para que ela lhe tome a medida, e saia uma obra boa. Espero que isto faça para se apresentar na Glória enervando todas que lá aparecem. 

Para esse dia já terei as ametistas postas em bom adereço completo que fica obra digna de quem a dá, e de quem a recebe. Aceite os protestos de estima."


+Saiba mais sobre as obras de Paulo Rezzutti disponíveis na Amazon:

Titília e o Demonão – A história não contada: A vida amorosa na corte imperial: mensagens de d. Pedro I à marquesa de Santos, de Paulo Rezzutti (2019) - https://amzn.to/2YFRZ7N

D. Pedro II – A história não contada: O último imperador do Novo Mundo revelado por cartas e documentos inéditos, de Paulo Rezzutti (2019) - https://amzn.to/3hwzDyF

D. Pedro - A História não Contada, de Paulo Rezzutti (2015) - https://amzn.to/3hAIsHG

D. Leopoldina: a história não contada: A mulher que arquitetou a independência do Brasil, de Paulo Rezzutti (2017) - https://amzn.to/3hwA2Bb

Combo História Do Brasil - 4 Livros de Paulo Rezzutti + Ecobag - https://amzn.to/30QyZWO

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp 

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W