Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Curiosidades / Personagem

Não era um casal: A história real das pessoas que inspiraram a obra American Gothic

Por anos, a pintura de Grant Wood escondeu mistérios a respeito da dupla retratada na obra

Giovanna de Matteo Publicado em 10/10/2020, às 08h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Nan Wood Graham e Byron McKeeby ao lado da pintura American Gothic - Wikimedia Commons
Nan Wood Graham e Byron McKeeby ao lado da pintura American Gothic - Wikimedia Commons

American Gothic é uma obra de autoria de Grant Wood em 1930 para a coleção do Art Institute of Chicago. A sua inspiração veio de uma casa com estilo arquitetônico gótico em Eldon, Iowa, que hoje é conhecida como a American Gothic House. A frente da casa, Wood decidiu ilustrar "o tipo de pessoa que ele imaginava que deveria morar naquela casa."

American Gothic House em Eldon, Iowa / Wikimedia Commons

Mas, por anos o mistério por trás do homem que foi escolhido como o modelo ficou escondido. Afinal, todos queriam saber quem era o 'fazendeiro' que segurava um tridente na pintura mais icônica de Grant Wood.

A obra

O artista foi esperto e aproveitou o momento perfeito. Naquele mesmo ano, as fotos se tornaram um sucesso permanente nos jornais, à medida que essa tecnologia inovadora de fotogravura se tornava cada vez mais comum. A obra ganhou um prêmio de US$ 300 e a medalha de bronze em uma competição no Art Institute of Chicago.

Hoje em dia ela é reconhecida mundialmente sendo objeto de estudo para muitos pesquisadores da arte, como Joe Coffey, do The History Center, que até o ano passado escrevia um livro sobre Grant Wood e teve sua pesquisa como base para a reportagem do The Gazette.

American Gothic havia provocado diferentes interpretações de todas as pessoas que o apreciavam. O desenho se tornou simplesmente um alvo irresistível para editores e leitores da época, provocando um êxito de questionamentos, elogios e críticas. A imagem que retrata um fazendeiro ao lado de sua filha teria cativado o país.

Mas demoraria 5 anos para que a identidade da 'dupla de fazendeiros' viesse à tona. A figura feminina foi inspirada pela irmã de Wood, Nan Wood Graham. Historiadora, ela vivia ao lado do artista.

Curiosamente, quem se depara com a tela imagina um casal, no entanto, ela afirmou que seu irmão apenas queria que a tela registrasse um fazendeiro ao lado de sua filha. Além disso, também explicou que o seu rosto foi modificado na obra para não ser reconhecida. Entretanto, a história que envolve o homem real por trás do personagem é instigante.

Era o dentista Byron McKeeby. Todavia, ele teve que ser convencido por Grant para ser o modelo da obra que entraria para a história. Só teria cedido ao pedido quando o pintor prometeu que exageraria suas feições, para que ninguém o reconhecesse. Entretanto, foi em vão. 

Então, vestindo um macacão e com um tridente na mão, McKeeby posou para Wood no consultório odontológico localizado no Edifício Cedar Rapids Savings Bank, depois a pintura foi finalizada em seu estúdio particular.

Pintura American Gothic, obra de Grant Wood / Wikimedia Commons

Depois de finalizada, os colegas do dentista brincavam sobre a caricatura, que muito lembrava o profissional. Eles realmente pensaram que era ele, entretanto, McKeeby se mantinha firme em sua negação.

Além de não querer fama, na vida real, ele não se parecia nada com aquela imagem severa e rígida do fazendeiro esboçado na pintura. Acabou virando notícia nacional quando decidiu finalmente quebrar o silêncio e assumir seu papel na pintura


+Saiba mais sobre arte por meio de grandes obras disponíveis na Amazon:

Tudo sobre arte, de Stephen Farthing e Richard Cork (2018) - https://amzn.to/3fEy6FY

A História da Arte, de Gombrich (2000) - https://amzn.to/2A1SsIG

O livro da arte, de Vários Autores (2019) - https://amzn.to/3cdUjIR

História Ilustrada da Arte, de Ian Chilvers (2014) - https://amzn.to/2WDgHEF

Breve história da Arte: Um guia de bolso para os principais gêneros, obras, temas e técnicas, de Susie Hodge (2018) - https://amzn.to/3fEykwO

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W